Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

VPS Digitalocean vs Registro.br


ricardolucas

Posts Recomendados

3 minutes ago, ricardolucas said:

Oi @rubensk 

O cluster Dns esta correto sim. Tudo sincroniza certinho. O reverse também esta ok.

Usei o mail-tester e ele indica alguns problemas sim.. estou verificando eles ainda.

mail-tester.thumb.PNG.0ca121b2c217f814c93a4f33ae739b7b.PNG

É neste ponto que volta minha dúvida sobre o registro.br... eu não tenho estas entradas configuradas na DO.

Tenho elas no registro.br, aquelas do print.  

Se puder passar o domínio em mensagem privada... 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Anger disse:

A ideia de ter mais de 1 VPS para hospedar os mesmos sites, é apenas quando tu tens uma aplicação em CLUSTER, sincronizada e aplicada para evitar downtimes. Se tiver tudo no mesmo data center e região só estará tocando dinheiro fora. 

Neste caso, minha recomendação é ter apenas 1 VPS e instalar o cpanel nele, após isto basta configurar os DNS no registro BR (Utilize o cPanel mesmo com BINDDNS para gerir os DNS, é o mais comum hoje em dia). Lembre-se de ter 2 IPs na mesma VPS, pois o registro BR exige.

No outro caso, tu terias que ter uma aplicação por trás, que faria a comunicação dos dados entre os servidores e sincronizar os dados. 2 VPS é o suficiente, um terceiro não é necessário (A não ser que queira fazer 3 clusters). 

Minha recomendação, se é iniciante pega 1 VPS e configure normalmente, e faça um backup externo programado. É bem difícil lhe ajudar apenas por cima sem saber o que esta rodando em cada servidor

Oi Anger. 

Isto, a ideia mesmo e aumentar a disponibilidade mas em etapas. Hoje tenho os 2 DNSs e um servidor que tem meus sites e aplicações. No futuro penso em colocar outros servidores e um nginx para fazer um balanceamento básico. Por isto já estrei com estas 3 maquinas.

 

1 hora atrás, abadan disse:

A boa prática é que sejam dois IPs para DNS em servidores diferentes e não no mesmo. Melhor ainda se em localidades distantes.

Certo,  @Rubens Kuhl?

Obrigado @abadan Minha ideia é ter mais controle e disponibilidade sobre este servidor SRV1, poder adicionar o SRV2, ou colocar um Ngix na frente pra balancear a aplicação. Não sei se exagerei colocando 2 DNSs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, abadan disse:

A boa prática é que sejam dois IPs para DNS em servidores diferentes e não no mesmo. Melhor ainda se em localidades distantes.

Certo,  @Rubens Kuhl?

 

1 hora atrás, rubensk disse:

Exato. Este é o tipo de coisa que não adianta só atender a um requisito formal do Registro.br, quem não tem boa disponibilidade de DNS fatalmente prestará um serviço ruim para seus clientes... e isso passa por estruturas com baixo número de modos comuns de falha. 

 

Correto. Por isto eu informei a ele sobre as duas possibilidades. Mas se você tiver o mesmo dns mesmo data center e localidade, se for mesmo link e etc... não irá funcionar. Coloquei as duas opções ao @ricardolucas para que ele entenda as diferenças.

E pelo o que conheço, podem me corrigir, mas só o cluster dns do cPanel não irá fazer a sincronização dos dados dos clientes para caso um falhar, o outro servidor assumir.

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Anger disse:

 

Correto. Por isto eu informei a ele sobre as duas possibilidades. Mas se você tiver o mesmo dns mesmo data center e localidade, se for mesmo link e etc... não irá funcionar. Coloquei as duas opções ao @ricardolucas para que ele entenda as diferenças.

E pelo o que conheço, podem me corrigir, mas só o cluster dns do cPanel não irá fazer a sincronização dos dados dos clientes para caso um falhar, o outro servidor assumir.

Isto @Anger .. entendi sua colocação.. se eu colocar tudo no mesmo lugar não adianta de nada.

E os 2 DNSs agora são demais. Mas penso em colocar (futuro) outras maquinas como aplicação. O dnscluster vai apenas dimiuir (penso eu) a chance de ficar sem acesso a maquina... sendo que cada DNS esta em um local diferente. Mas se o srv1 parar.. cai tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, ricardolucas disse:

Oi Anger. 

Isto, a ideia mesmo e aumentar a disponibilidade mas em etapas. Hoje tenho os 2 DNSs e um servidor que tem meus sites e aplicações. No futuro penso em colocar outros servidores e um nginx para fazer um balanceamento básico. Por isto já estrei com estas 3 maquinas.

 

Obrigado @abadan Minha ideia é ter mais controle e disponibilidade sobre este servidor SRV1, poder adicionar o SRV2, ou colocar um Ngix na frente pra balancear a aplicação. Não sei se exagerei colocando 2 DNSs.

Eu não estou conseguindo entender a ideia deste teu primeiro servidor. Eu entendi que é para apontar a servidores distintos, mas se for para disponibilidade maior, o correto não seria SERVIDOR1 e SERVIDOR2 e nestes fazer a distribuição correta?

Pelos conhecimentos que tenho, este seria o cenário ideal para o seu caso, pois pense bem, se o seu servidor onde tem os sites e aplicações falhar, onde os internautas irão buscar os arquivos?

A conexão HTTP é simples, o servidor recebe uma conexão(geralmente por browser), que busca o endereço dos arquivos solicitados, e então é processado. Se nenhum arquivo for encontrado, nada será exibido

2 minutos atrás, ricardolucas disse:

Isto @Anger .. entendi sua colocação.. se eu colocar tudo no mesmo lugar não adianta de nada.

E os 2 DNSs agora são demais. Mas penso em colocar (futuro) outras maquinas como aplicação. O dnscluster vai apenas dimiuir (penso eu) a chance de ficar sem acesso a maquina... sendo que cada DNS esta em um local diferente. Mas se o srv1 parar.. cai tudo.

Vou te dar minha recomendação para iniciar o seu cenário.

Crie 1 servidor, e configure-o conforme suas demandas. Aponte o registro DNS dentro do Registro.BR.

Após isto, crie o outro servidor, com as mesmas demandas, e procure por softwares que façam o sincronismo dos dados. Terá que criar uma rotina para isto com softwares de sincronização, um para os bancos e outros para arquivos, ou um a nível servidor.. o que pode ocorrer alguns problemas.. se for problema de CRASH no servidor, provavelmente o servidor secundário também irá CRASHAR. Tem várias alternativas, apenas mapear como irá fazer pode resolver.
Já vi casos que fizeram a cópia apenas do cPanel, com isto tudo que era modificado no cPanel levava para o outro servidor, sendo tudo sincronizado. Se o servidor 1 caia, o secundário assumia na hora

Editado por Anger

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

@Anger o que ele está fazendo é simples:

1 Servidor

2x Servidores de DNS (redundância de DNS)

Só isso, pelo que entendi lá na imagem dele é só isso.
No futuro ele quer colocar +1, +2, +3 servidores (arquivos, aplicações) mas mantendo os 2x DNS.

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, owsbr disse:

@Anger o que ele está fazendo é simples:

1 Servidor

2x Servidores de DNS (redundância de DNS)

Só isso, pelo que entendi lá na imagem dele é só isso.
No futuro ele quer colocar +1, +2, +3 servidores (arquivos, aplicações) mas mantendo os 2x DNS.

Eu entendi.. mas na minha opinião essa redundância só irá gerar custos desnecessários. Se o servidor principal cair, de nada vale a redundância.

Eu acho que redundância DNS só é válida quando se tem mais de 1 servidor operante e quer que todos os clientes acessem pelo mesmo dns. Minha opinião.

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração
2 minutos atrás, Anger disse:

Eu entendi.. mas na minha opinião essa redundância só irá gerar custos desnecessários. Se o servidor principal cair, de nada vale a redundância.

Eu acho que redundância DNS só é válida quando se tem mais de 1 servidor operante e quer que todos os clientes acessem pelo mesmo dns. Minha opinião.

Ele está começando já pensando na expansão...acredito ser válido (com um custo extra) mas válido.

 

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, owsbr disse:

Ele está começando já pensando na expansão...acredito ser válido (com um custo extra) mas válido.

 

Oi @owsbr

Exato.. inicialmente vau custar mais caro.. mas atualmente tenho um vps da hostgator e não esta atendendo em alguns casos. Quero montar algo que me proporcione um leve controle no crescimento.

As informações do @Anger estão ok também... o desenho que passei não oferece redundância ainda pois só tem um servidor. Mas vou torcer pra colocar mais em breve :-)

Mas voltando ao caso,  eu fiz toda a configuração que consegui, o cluster responde corretamente mas estou confuso quanto as entregas no registro.br.

Eu acredito que estão erradas. Eu imaginei que deveria apenas os NS1 e NS2 com seus respectivos IPs no registro.br e não todas as entradas lá.

Ou talvez apontar o NS1 e NS2 pra DigitalOcean e lá criar tudo.

Este é o ponto de maior dúvida hoje.

Queria não só resolver mas entender bem tudo pra poder refazer ou replicar depois.

Mas de qualquer maneira já estou agradecido pelo tendo de todos até aqui...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração
18 minutos atrás, ricardolucas disse:

Oi @owsbr

Exato.. inicialmente vau custar mais caro.. mas atualmente tenho um VPS da hostgator e não esta atendendo em alguns casos. Quero montar algo que me proporcione um leve controle no crescimento.

As informações do @Anger estão ok também... o desenho que passei não oferece redundância ainda pois só tem um servidor. Mas vou torcer pra colocar mais em breve ?

Mas voltando ao caso,  eu fiz toda a configuração que consegui, o cluster responde corretamente mas estou confuso quanto as entregas no registro.br.

Eu acredito que estão erradas. Eu imaginei que deveria apenas os NS1 e NS2 com seus respectivos IPs no registro.br e não todas as entradas lá.

Ou talvez apontar o NS1 e NS2 pra DigitalOcean e lá criar tudo.

Este é o ponto de maior dúvida hoje.

Queria não só resolver mas entender bem tudo pra poder refazer ou replicar depois.

Mas de qualquer maneira já estou agradecido pelo tendo de todos até aqui...

 

Vi a imagem do Registro.br e ao meu ver está correto.
Apontamentos sendo realizados da forma correta com excessão de um apontamento que é um cname do srv para o seu site...(não vi a necessidade dele).

ALGO que te recomendaria é um domínio apenas para DNS como muitos aqui o tem.
 

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?