Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

VPS Digitalocean vs Registro.br


ricardolucas

Posts Recomendados

Olá pessoal, bom dia.

Recentemente contratei 3 vps na digitaloceam para migrar meus sites e estou com algumas dúvidas sobre como configurar corretamente os registros.

Criei um vps para NS1, um vps para NS2 e outro para o WHM/Cpanel, conforme o desenho anexado.

O servidor principal (SRV1) esta sem o DNS instalado.

desenho.thumb.PNG.2e872c00eb081e632e9aa797526d4c80.PNG

Dentro do WHM eu criei uma conta meusite.com.br e no registro.br eu configurei desta forma:

registrobr.thumb.PNG.1331e2bfc3298c3b5637effd7a8b20b6.PNG

Dentro da DO eu não configurei domínios.

Mas creio que não estou no caminho certo. Já tentei de tudo e ainda tenho muito erro de envio de email e outros.

Não sei se fiz certo em ter estes 2 DNSs.

Eu tentei colocar apenas o dns1 e ns2 com IPs no registro.br mas ele não deixa.

Se alguém puder me dar uma dica pra que caminho devo seguir para deixar a configuração adequada.. agradeço muito.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia de ter mais de 1 VPS para hospedar os mesmos sites, é apenas quando tu tens uma aplicação em CLUSTER, sincronizada e aplicada para evitar downtimes. Se tiver tudo no mesmo data center e região só estará tocando dinheiro fora. 

Neste caso, minha recomendação é ter apenas 1 VPS e instalar o cpanel nele, após isto basta configurar os DNS no registro BR (Utilize o cPanel mesmo com BINDDNS para gerir os DNS, é o mais comum hoje em dia). Lembre-se de ter 2 IPs na mesma VPS, pois o registro BR exige.

No outro caso, tu terias que ter uma aplicação por trás, que faria a comunicação dos dados entre os servidores e sincronizar os dados. 2 VPS é o suficiente, um terceiro não é necessário (A não ser que queira fazer 3 clusters). 

Minha recomendação, se é iniciante pega 1 vps e configure normalmente, e faça um backup externo programado. É bem difícil lhe ajudar apenas por cima sem saber o que esta rodando em cada servidor

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

1.- Configurou o Cluster de DNS corretamente?
2.- Verificou o PTR/rDNS do hostname do servidor?
3.- Já verificou via mail-tester o que exatamente está ocorrendo com as mensagens?

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Just now, abadan said:

A boa prática é que sejam dois IPs para DNS em servidores diferentes e não no mesmo. Melhor ainda se em localidades distantes.

Certo,  @Rubens Kuhl?

Exato. Este é o tipo de coisa que não adianta só atender a um requisito formal do Registro.br, quem não tem boa disponibilidade de DNS fatalmente prestará um serviço ruim para seus clientes... e isso passa por estruturas com baixo número de modos comuns de falha. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, owsbr disse:

1.- Configurou o Cluster de DNS corretamente?
2.- Verificou o PTR/rDNS do hostname do servidor?
3.- Já verificou via mail-tester o que exatamente está ocorrendo com as mensagens?

Oi @rubensk 

O cluster Dns esta correto sim. Tudo sincroniza certinho. O reverse também esta ok.

Usei o mail-tester e ele indica alguns problemas sim.. estou verificando eles ainda.

mail-tester.thumb.PNG.0ca121b2c217f814c93a4f33ae739b7b.PNG

É neste ponto que volta minha dúvida sobre o registro.br... eu não tenho estas entradas configuradas na DO.

Tenho elas no registro.br, aquelas do print.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?