Jump to content

Recommended Posts

Posted

Hoje a nossa querida Beeny que cuida dos nosso interesses no cPanel anunciou que o cPanel irá desenvolver uma solução para que o backup seja enviado diretamente para nossas contas Google Drive.

Para mim que faço umas voltas para conseguir isto, será uma coisa muito boa!

Além é claro, da excelente rota do Google para todos cantos do mundo e do preço que eles ofertam na plataforma.

A notícia foi dada diretamente no pedido de recurso: https://features.cpanel.net/topic/add-remote-backup-destination-google-drive

A previsão para a primeira versão do novo recurso é de inicio de julho. Aleluia!!!

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Posted
11 minutos atrás, Anger disse:

Hoje a nossa querida Beeny que cuida dos nosso interesses no cPanel anunciou que o cPanel irá desenvolver uma solução para que o backup seja enviado diretamente para nossas contas Google Drive.

Para mim que faço umas voltas para conseguir isto, será uma coisa muito boa!

Além é claro, da excelente rota do Google para todos cantos do mundo e do preço que eles ofertam na plataforma.

A notícia foi dada diretamente no pedido de recurso: https://features.cpanel.net/topic/add-remote-backup-destination-google-drive

A previsão para a primeira versão do novo recurso é de inicio de julho. Aleluia!!!

Isso é muito bom, e os preços realmente da google não são nada ruins.
Agora só faltava eles colocarem uma opção que baixa-se o backup da google drive de forma facil rs

Chamou? Estamos ai!

Posted
14 minutos atrás, LucianoZ disse:

Isso é muito bom, e os preços realmente da google não são nada ruins.
Agora só faltava eles colocarem uma opção que baixa-se o backup da google drive de forma facil rs

Talvez venha junto. Vai saber!

Posted
51 minutos atrás, Anger disse:

Talvez venha junto. Vai saber!

Se não vier não vai fazer muito sentido ter a opção de fazer backup para lá, pois o download não é tão pratico como um backup em servidor FTP ou SSH por exemplo.

Depois que implementarem o Google poderiam colocar o OneDrive também, lá tem boas ofertas. Estou com 1TB livre parado lá por causa do Office que comprei.

Posted
16 horas atrás, Thiago Sabaia disse:

Se não vier não vai fazer muito sentido ter a opção de fazer backup para lá, pois o download não é tão pratico como um backup em servidor FTP ou SSH por exemplo.

Depois que implementarem o Google poderiam colocar o OneDrive também, lá tem boas ofertas. Estou com 1TB livre parado lá por causa do Office que comprei.

É verdade. Tem aberto este pedido de recurso lá no cPanel. Tanto para Dropbox, google cloud etc...

Posted

Realmente algo muito bom. Vejo que cpanel ainda tem muito a melhorar no aspecto de backup, restauração e migração de contas, precisa ter mais possibilidades de forma nativa.

Agora só resta saber o que vai deixar de funcionar depois de tal implementação, pois o cpanel ultimamente quando inventam algo novo, outra coisa deixa de funcionar ou fica bugada.

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Posted

Infelizmente eu parei com o projeto do sistema de backup que eu desenvolveria, senão já teria implementado Google Drive e OneDrive há tempos. O custo é muito bom: Google Drive custa R$ 35 por 1 TB, enquanto no OneDrive 1TB custa R$ 24,00 - preço mensal em ambos os casos. Uma coisa bem importante que o cPanel não tem -  se estou certo - é uma forma fácil de se restaurar contas a partir de backups salvos em outro servidor.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Posted

Interessante. 

Acabei resolvendo este problema usando o rclone.org que copia para Dropbox, Google Drive, One Drive, S3 e cia Ltda. 

Só que o backup incremental para estes casos não funciona legal. talvez por limitação da api do Google Drive e Dropbox a função sync demora demais para contas grandes demais. Para estes casos eu gero um cpmove-split e mando para a nuvem.

Posted

Para o cliente final, eu acho que ficará bem interessante.

Já para o dono da revenda ou admin do servidor, em caso de desastre, restaurar todos esses dados deve ser um segundo desastre hehehehe (Devido a demora)...

Outro detalhe que precisa ser considerado é o contrato do google, se não me falha a memória, todos esses serviços de armazenamento em nuvem diz que eles podem ter acesso a todos os dados, ou seja, você confiaria um backup do seu whmcs que tem senha de acesso de todas as contas e de todos seus servidores em um armazenamento em nuvem com essa politica?

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem DirectAdmin SSD + SSL Grátis