Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de servidor DNS


Posts Recomendados

Olá, sou muito novo na área de servidores DNS.

Bom, vamos direto ao assunto:

Eu possuo um servidor VPS CentOS 6.5, e estou instalando cPanel nele. Eu gostaria de saber se na hora de configurar domínio e dns principal no cPanel, se é possível eu criar meus próprios nameservers, (ns1.dominio.com.br e ns2.dominio.com,br) ou eu teria de usar os DNS da empresa na qual eu estou contratando o servidor VPS.

Agradecido desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, sou muito novo na área de servidores DNS.

Bom, vamos direto ao assunto:

Eu possuo um servidor VPS CentOS 6.5, e estou instalando cPanel nele. Eu gostaria de saber se na hora de configurar domínio e dns principal no cPanel, se é possível eu criar meus próprios nameservers, (ns1.dominio.com.br e ns2.dominio.com,br) ou eu teria de usar os DNS da empresa na qual eu estou contratando o servidor VPS.

Agradecido desde já.

Você pode definir sim.

Inclusive assim que instalar o cpanel, nas primeiras telas quando acessar via web, ele pedirá para ser definido o hostname e as dns nessa configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente como o amigo lyra explicou.

Na tela do wizard inicial do cpanel, assim que vc instala e acessa pela primeira vez aparece essa tela para definir algumas configurações básicas, o próprio cpanel cria essas entradas definindo tbm o domínio principal.

Com a sua.definição dessas dns, vc checa se.realmente essas entradas foram criadas acessando o edit zona do domínio em questão.

Caso não tenha criado, eh só definir duas entradas A para ns1 e ns2 e seus respetivos ips.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode ter quantos DNS personalizados quiser, seja em uma VPS ou em uma simples hospedagem cPanel.

 

Po exemplo, você tem o domínio google.com e yahoo.com no mesmo VPS. Você pode criar dns personalizados para cada, basta acessar o cPanel de cada conta e criar as entradas ns como o @lyra falou

 Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 59,95 por mês
 Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda.
 www.superthost.com.br - WhatsApp 21 4125 4334

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arranje um outro nameserver em outra rede para redundância... 

Desculpe @rubensk , realmente sou muito novo neste ramo...

Existe um nameserver da empresa na qual eu aluguei o VPS, eu colocaria no name server deles? por exemplo:

ns1.meudominio.com.br - IPDaVPS

ns2.empresa.com.br - IPDeles

Seria isso?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe @rubensk , realmente sou muito novo neste ramo...

Existe um nameserver da empresa na qual eu aluguei o VPS, eu colocaria no name server deles? por exemplo:

ns1.meudominio.com.br - IPDaVPS

ns2.empresa.com.br - IPDeles

Seria isso?

Obrigado

 

Se eles te fornecem esse serviço, pode ser sim. Há diversos serviços gratuitos e pagos de DNS secundário na Internet, o problema é que eles não subirão automaticamente; isso só se você tivesse um outro VPS rodando CPanel-DNS-Only (que é gratuito) ou se você usasse um DNS baseado em banco de dados (ex: Power DNS) com replicação automática pelo banco de dados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?