Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Portal do Host

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Minha experiência na venda de cartela de clientes

Featured Replies

Postado

Como o titulo diz, vendi minha cartela de clientes de hospedagem e estou abrindo esse tópico para compartilhar minha experiência do ponto de vista de quem vende...

No final Outubro do ano de 2025, eu recebi uma oferta para negociar minha cartela de clientes, mas eu não estava interessado em vender.

A principal razão pela qual eu não tinha muito interesse em negociar é que poderia simplesmente tratar-se de uma especulação (mesmo o interessado assinando um termo de confidencialidade).

Ainda sim, conversamos e mesmo contrariado, eu decidi dar corda para negociação...

Obviamente, para o comprador fazer uma proposta, eu precisava fornecer várias informações sobre minha empresa e isso é uma questão meio complicada, mas ainda sim eu forneci algumas informações:

- Numero de clientes

- Numero de servidores

- Faturamento médio

- Composição dos serviços prestados

Com essas informações o comprador ja poderia ter uma noção sobre o faturamento e se era viável pra ele...

Com essa previa, o comprador avaliou que não poderia continuar negociando naquele momento porque ele havia comprado outra carteira de clientes recentemente e preferiu dar continuidade a partir do inicio do ano de 2026.

No inicio de Fevereiro de 2026, voltamos a nos falar e o comprador queria mais informações para continuarmos, pois ele queria me fazer uma proposta, mas precisava de mais detalhes.

Avaliei os riscos e decidi fornecer mais informações (estou comentando isso, mas até aqui, nenhuma informação confidencial estava sendo fornecida e nem acesso ao painel...Mas eram números que podem ser estratégicos para a empresa...)

Agora com informações mais completas o comprador teve condições de fazer uma proposta e fez isso com cerca de duas semanas.

Adianto que a oferta não foi grandes coisas kkkkk mas achei justa, pois o que sempre coloquei no meu tópico de compra é que trata-se de um negocio cujo produto é uma cartela de clientes na modalidade pré-pago (TODOS os clientes, podem sair a qualquer momento depois da compra...)

Quando eu recebi a proposta, avaliei os prós e contras.

Mas um detalhe que acabou pesando...Foi o pensamento de não precisar mais ficar em standby...Confesso que isso ai me deixou bastante balançado hehehe

Porque apesar de usar o avatar do flapjack por muitos anos kkk, neste momento estou com 48 anos e estou mais p/ capitão falange kkkkk ou seja, o pensamento de aposentadoria é bastante recorrente.

A proposta veio em um momento inesperado, pois eu pensava em vender a empresa daqui alguns anos apenas e com essa oferta eu poderia acelerar esse processo.

Sendo assim, decidi aceitar a proposta, então passamos algumas semanas acertando os detalhes, pois o comprador fez a compra por meio de um investidor e precisava de algumas formalidades.

Apesar de ter fornecido informações preliminares, eu fiz uma espécie de auditoria, levei cerca de uma semana para elaborar relatórios mais fidedignos da real situação da minha empresa.

Não vou revelar números, mas acho que vale a pena compartilhar a situação da minha empresa:

- Quase todos os servidores estavam pagos com ciclo anual com vencimento a partir de dezembro de 2026 (todos os servidores eram alugados)

- Os servidores que não estavam pagos com ciclo anual, ou eram de clientes ou eram vps de uso da empresa que poderiam ser facilmente remanejados...

- Minha empresa comercializava serviço de hospedagem, revenda de hospedagem, poucos servidores dedicado (todos com directadmin) e registro e renovação de domínios

Uma observação importante, desde o inicio, o comprador viu que a empresa tinha um lucro interessante e um custo fixo relativamente baixo, baixa demanda de suporte.

Era basicamente administrar.

- Sem nenhum BO para resolver

- Sem migração

- Sem mudanças bruscas

Apesar do negocio ter fluido muito bem, ocorreu um problema que não conseguimos resolver.

Meu gateway de pagamento utilizava a api do inter, era só mudar a conta e as chaves e continuar recebendo normalmente...Mas recentemente o inter passou a condicionar a renovação da chave de api deles e o comprador não conseguiu utilizar o inter (Quem lembra dos alertas do Rubens hehehe)

Como alguns aqui ja sabem, eu migrei do whmcs para o blesta e devido a característica do blesta, para fazer o envio de faturas com a mesma característica do whmcs eu precisei criar 3 plugins além do gateway e eles funcionavam exclusivamente com o inter.

Resumo da opera, o comprador precisou mudar para outro gateway e isso demandou refazer bastante coisa para o email de fatura ser enviado com qrcode do pix, confirmar pagamento automaticamente...etc

A venda foi parcelada em duas vezes com a seguinte condição:

- Recebi metade do pagamento em março

- O comprador passou a ter acesso aos servidores e ao blesta, então pode auditrar tudo

- Em Abril, eu recebi a outra metade e depois disso tive que ficar mais 30 dias em standby para ajudar com dúvidas...etc

Depois disso, acabou, eu simplesmente mudei o capitulo da minha vida...rs

Apesar do contrato não me proibir de atuar no ramo, acredito que não vou mais trabalhar diretamente com isso.

Digo devido a questão que foi fundamental para eu decidir vender...que é ficar em standby 24/7 praticamente...

Eu efetivei a venda poucos dias antes da semana mais tumultuada do cpanel e linux em termos de vulnerabilidade que tivemos nos últimos anos...Foi exatamente esse tipo de coisa que me fez decidir pela venda.

A principal coisa que gostaria de compartilhar com esse topico é que se você tem interesse em vender sua cartela de clientes, na minha opinião você precisa:

- Organizar todas as informações

- Fazer uma auditoria para saber se está tudo certo (as estatísticas do whmcs eventualmente estão incorretas)

- Mostrar de forma clara seu faturamento

Já a questão de contratos pré-pagos, acho que é uma questão complicada, não acho que exista uma formula magica para definir o jeito certo de negociar esse tipo de carteira de clientes...apesar disso, na minha opinião os detalhes e perfil do cliente contam muito.

Acho que é isso, esse é meu depoimento de venda de cartela de clientes que encerrou um capitulo importante em minha vida.

desempregado

Postado

ja pode escrever um livro de como fechar venda de carteira de clientes vai ajudar a galera kkk

Editado por mlblopes1995

Postado

Legal o seu relato, @chuvadenovembro !

Será que rola dizer pelo menos qual foi o valor da venda comparado com o seu faturamento? Exemplo: Vendi pelo equivalente a 6 meses do faturamento da empresa.

Seria interessante pra ter uma ideia do que esperar se um dia eu decidir vender a minha também 😄

Postado

Aí sim em meu amigo... @chuvadenovembro Que Deus abençoe sua nova jornada! Você é um cara justo e correto.

Para quem não sabe em 2018 eu vendi minha carteira de clientes para o Sidnei, na época recebi propostas indecentes de algumas empresas do mercado que me fez nem cogitar mais a venda, alguns meses depois depois de idas e vindas resolvi dissolver uma sociedade e repassar minha carteira para o Sidnei, a negociação foi selada pessoalmente... o cara é corajoso mesmo... saiu de São Paulo e foi até mim em Campo Grande /MS.

Confesso que tive sorte em negociar com o Sidnei pelo caráter que ele tem pois já tinha visto muita coisa sinistra por aí.

Agora é só pegar uma nave e tirar aquelas férias.

Postado
Em 28/05/2026 em 02:17, Leo Amarante disse:

Confesso que tive sorte em negociar com o Sidnei pelo caráter que ele tem pois já tinha visto muita coisa sinistra por aí.

Quando eu resolvi sair da area em 2024, não pensei em outra pessoa a não ser ele. Nunca tinha trocado nenhuma palavra com ele no particular, mas com base do que a galera do fórum falava sobre ele já foi o suficiente para decidir que seria ele.

Quando uma pessoa faz o certo, poucos vem publicamente na internet elogiar, das os parabéns, etc. Agora quando comete um erro, mesmo que seja bobo, todo mundo vem atacar. Então se o cara tem vários elogios no fórum, já é um ponto a mais na decisão.

Em 27/05/2026 em 20:45, Breaker disse:

Será que rola dizer pelo menos qual foi o valor da venda comparado com o seu faturamento? Exemplo: Vendi pelo equivalente a 6 meses do faturamento da empresa.

Seria interessante pra ter uma ideia do que esperar se um dia eu decidir vender a minha também 😄

Cada negociação vai ter um valor diferente, pois são riscos diferentes.

Se você já usa o mesmo painel que o comprador usa e seus preços são os mesmos que ele pratica com os clientes dele, você tende a receber mais, pois seus clientes não vão nem sentir essa troca de gestão.

Agora se você usa um painel diferente e/ou seus preços são menores do que ele considera lucrativo, ele corre risco de perder parte desses clientes quando realizar a mudança de painel e/ou aumento de preço, então por segurança a pessoa vai te pagar menos que a situação acima.

Postado
  • Autor

brigadão ai @Leo Amarante e @Thiago Sabaia tmj

Então @Breaker , essa parte dos multiplos é difícil padronizar, cada caso é um caso mesmo e no meu aqui, eu prefiro não compartilhar.

Além disso, não adianta eu dizer que são 6 meses de faturamento e você fazer as contas e achar que não vale a pena vender por esse preço...

Se você tem intenção de vender, minha sugestão é que organize tudo, com todas as informações disponíveis, quem tiver interesse em comprar vai mensurar os riscos e fazer a proposta.

desempregado

Postado

Legal o seu relato @chuvadenovembro !

Você que negociou e comprou muitas carteiras, poderia revelar uma faixa de valores (ex.: de 5x a 8x o faturamento mensal)? Não da sua venda, mas das compras que negociou, só para a gente ter uma ideia de faixa, sabendo que pode variar bastante.

Pode só ignorar de boa, só a curiosidade que é grande. :)

Postado

Grande referência no mercado, sempre muito prestativo aqui no fórum com informações. Nunca tive a oportunidade de conversar diretamente, mas você tem o meu respeito.

É uma pena saber que vai deixar o ramo, mas fico feliz em saber que agora vai relaxar e aproveitar o boom da IA para, daqui a pouco, fazer outra coisa que carregue muito desse legado. Afinal, uma vez no ramo de hosting, sempre no ramo de hosting, mesmo que não seja o foco do novo negócio. A gente sempre vai ter que hospedar alguma coisa. Espero ainda te ver por aqui, sempre com alguma informação importante como sempre esteve.

Quem me dera um dia poder me aposentar... aguardando ansiosamente kkkk

Postado

Prezados, no momento estamos comprando. Caso alguém tenha interesse, fica aqui meu contato. leonardo.reis@nexaprovedor.com.br. Deus abençoe você nessa nova jornada @chuvadenovembro .

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.