Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dns Apontando Para 2 Servidores Ao Mesmo Tempo


Jaime Silva

Posts Recomendados

Coloquei 2 DNS no domínio atendimentoatencioso.com com cada nameserver (DNS) apontando para um servidor diferente.

Ao dar ping desde diferentes países, em alguns exibe o IP do servidor principal, em outros exibe o IP do servidor secundário.

Isto ocorre por o servidor DNS primário ficar indisponível/estar inacessível ou é normal os dois nameservers responderem ao mesmo tempo?

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei 2 DNS no domínio atendimentoatencioso.com com cada nameserver/DNS apontando para um servidor diferente.

Ao dar ping desde diferentes países, em alguns exibe o IP do servidor principal, em outros exibe o IP do servidor secundário.

Isto ocorre por o servidor DNS primário ficar indisponível/estar inacessível ou é normal os dois nameservers responderem ao mesmo tempo?

 

Na verdade é que a latência do primeiro as vezes é demasiada alta para o país consultado, e ele procura o segundo por ter latência menor.

 

O importante é no ns1 e ns2 estarem sempre sincronizados. Agora a ordem de resposta, pouco importa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apontar um registro DNS do tipo A para mais de um IP não quer dizer que é load balancer, é apenas uma solução parecida com Round Robin, mas sem redundância/HA. Muitas vezes o TTL influencia, se você colocar TTL de 5min, você vai pegar um IP agora, mas tente novamente daqui 5min e veja se o IP será o mesmo. É como o @joaopaulo citou, não importa a ordem de resposta, mas tenha em mente que se caso cair algum dos servidores, você não terá nenhuma redundância, vai ficar offline para alguns, e online para outros. Caso queira algum sistema de "load balancing/HA" você pode criar um Servidor DNS com bind9 + Piranha (load balancer).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.

Ao Erick: estou apenas fazendo teste, o objetivo é apontar o domínio para dois servidores DNS. A questão do load balancing será visto depois.

Replicação do MySQL master-master e master-slave seria uma boa ideia?

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.

Ao Erick: estou apenas fazendo teste, o objetivo é apontar o domínio para dois servidores DNS. A questão do load balancing será visto depois.

Replicação do MySQL master-master e master-slave seria uma boa ideia?

 

Na minha opinião, sim, sem dúvidas. Você estará mais seguro contra desastres, é um metódo eficiente, rápido e confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo fazer o seguinte:

Apontar um domínio para dois servidores DNS que também servem como load balancer para dois outros servidores onde os sites são hospedados.

Assim, eu tenho 2 load balancer usando Piranha, HAProxy ou algum similar.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo fazer o seguinte:

Apontar um domínio para dois servidores DNS que também servem como load balancer para dois outros servidores onde os sites são hospedados.

Assim, eu tenho 2 load balancer usando Piranha, HAProxy ou algum similar.

 

Exatamente. Caso queira uma solução com Alta disponibilidade para MySQL (para servidores cPanel por exemplo), você pode rodar o cPanel + MySQL Cluster + KeepAlive + HAProxy :)

 

E caso queira trabalhar com load balancer também (entre servidores web/dns), o Piranha pode ser utilizado para o serviço web/dns e o HAProxy para MySQL. A vantagem disso tudo, é a alta disponibilidade dos serviços, principalmente a do MySQL, no qual o load pode cair absurdamente com este sistema de clustering. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Erick, em 18 Mar 2014 - 09:25, disse:

Exatamente. Caso queira uma solução com Alta disponibilidade para MySQL (para servidores cPanel por exemplo), você pode rodar o cPanel + MySQL Cluster + KeepAlive + HAProxy :)

E caso queira trabalhar com load balancer também (entre servidores web/dns), o Piranha pode ser utilizado para o serviço web/dns e o HAProxy para MySQL. A vantagem disso tudo, é a alta disponibilidade dos serviços, principalmente a do MySQL, no qual o load pode cair absurdamente com este sistema de clustering. :D

Erick, estava dando uma passeada no seu site e vi que ele exige login para enviar ticket ao departamento que está vinculado ao "contato". Quem ainda não é seu cliente, não consegue falar contigo, rapaz.

Voltando ao assuntodo tópico,

Muito interessante essa questão do MySQL redundante. Eu nunca testei nada assim, mas tenho vontade. Vou estudar os termos que vocês estão mencionando aqui.

Quanto os nameservers não serem redundantes, eu confesso que não entendi. Os nameservers não são duplos (ou triplos, quádruplos, quíntuplos) justamente para os demais responderem quando um deles cair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Erick, estava dando uma passeada no seu site e vi que ele exige login para enviar ticket ao departamento que está vinculado ao "contato". Quem ainda não é seu cliente, não consegue falar contigo, rapaz.

Voltando ao assuntodo tópico,

Muito interessante essa questão do MySQL redundante. Eu nunca testei nada assim, mas tenho vontade. Vou estudar os termos que vocês estão mencionando aqui.

Quanto os nameservers não serem redundantes, eu confesso que não entendi. Os nameservers não são duplos (ou triplos, quádruplos, quíntuplos) justamente para os demais responderem quando um deles cair?

 

Essa é a parte interessante, quando o serviço cai.. O Piranha em si tem uma funcionalidade no qual pinga e faz verificações HTTP para conferir se o servidor está respondendo ou não. No Piranha você pode pré-definir as "ações" dele após a queda, como notificar por email, etc.. (Bem similar ao Nagios), e nisso você pode configurar ele para remover o IP "down" (e claro, com TTL < 5min) diretamente no bind9. Eu vou criar um tutorial detalhadamente de como instalar e configurar aplicações do gênero (Piranha, HAProxy, MySQL Cluster, etc.) :)

 

Sim, eu já sabia.. O contato está disponível via E-mail, Telefone, e atendimento online (horário comercial).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei 2 DNS no domínio atendimentoatencioso.com com cada nameserver (DNS) apontando para um servidor diferente.

Ao dar ping desde diferentes países, em alguns exibe o IP do servidor principal, em outros exibe o IP do servidor secundário.

Isto ocorre por o servidor DNS primário ficar indisponível/estar inacessível ou é normal os dois nameservers responderem ao mesmo tempo?

 

Coloque o mesmo conteúdo (mesmas respostas) para os dois DNS. DNS primário e secundário são perguntados ao mesmo tempo, e o primeiro que responder é usado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?