Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá pessoal, estou pesquisando dedicados em Datacenters no exterior e recebi excelentes ofertas para processadores Intel E3, E5 e até W-2145 porém a maioria oferecidos apenas com 1 SSD categoria Datacenter e sem possibilidade de adicionar outro. Em conversa com o representante argumentei sobre necessidade de Raid e a resposta foi até irônica... "Raid para SSD Datacenter"?  Argumentou a durabilidade do SSD Datacenter em comparação aos SSD's Normais e HDD. 

Há anos não trabalho com dedicado, apenas com Cloud e VPS mas agora houve necessidade, o que me dizem, o Raid 1 vale a pena e é imprescindível no caso de uso de SSD categoria Datacenter?

Posted

Acho que a questão é demanda, pois hoje quase toda arquitetura de tolerância a falhas tem mais de uma máquina com alguma replicação dos dados. Se ninguém pede por máquinas com 2 SSD Datacenter, essa oferta deixa de existir. 

Posted
2 horas atrás, Leo Amarante disse:

Olá pessoal, estou pesquisando dedicados em Datacenters no exterior e recebi excelentes ofertas para processadores Intel E3, E5 e até W-2145 porém a maioria oferecidos apenas com 1 SSD categoria Datacenter e sem possibilidade de adicionar outro. Em conversa com o representante argumentei sobre necessidade de Raid e a resposta foi até irônica... "Raid para SSD Datacenter"?  Argumentou a durabilidade do SSD Datacenter em comparação aos SSD's Normais e HDD. 

Há anos não trabalho com dedicado, apenas com Cloud e VPS mas agora houve necessidade, o que me dizem, o Raid 1 vale a pena e é imprescindível no caso de uso de SSD categoria Datacenter?

Durabilidade se asemelha muito a SSD's de classes premium oferecido a usuários finais, então acho que o argumento de "Raid para SSD Datacenter" seria sim válida existir, nunca se sabe quando um disco pode falhar e ter um espelho te garante um contra tempo menor.

Chamou? Estamos ai!

Posted

Eu uso no meu servidor SSD DC da Kingston, não estão em raid, são standalone, a perfomance é muito boa e varios estudos dizem que a durabilidade é muito boa mesmo, monitora ativamente com o smart da controladora, acho que vale a pena usar sem ser em raid.

Só reforce o backup, tenho servidores mais críticos e faço 4 backups por dia por segurança.

Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site

Posted

o custo para adicionar um segundo disco é baixo, compensa muito.. tem várias ofertas na web com 2x ssd com ótimos preços.

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Posted

Compensa tanto quanto for a dor de cabeça de perder o que não está no backup (ex.: tudo que ocorreu do último até o momento da pane) + o possível tempo adicional para recuperação (ex.: apenas trocar um disco do espelho em horário agendado VS tempo para restaurar todo o servidor desde o último backup a qualquer momento).

Conforme o que executará nesse servidor, pode ser um inconveniente raro e aceitável depender do backup ou pode ser importante investir num segundo HD, pagando o adicional. Fora se há replicação em outros servidores (Alta disponibilidade) ou se tudo está no servidor físico (fora backup) como pensei nos exemplos acima.