Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

cPanel DNS Only


tekobr

Posts Recomendados

Estou querendo aprender como funciona o cPanel DNS Only. Eu sei que ele trabalha apenas com DNS, mas tenho as seguintes dúvidas:

1) como eu usaria ele em conjunto com o cPanel WHM? Acredito que teria que ser servidores diferentes, mas necessitaria de quantos servidores adicionais ao principal (o que tem o cPanel WHM)?

2) como ficaria configurado o cPanel WHM?

3) como eu configuraria o domínio e o seu DNS no RegistroBR?

Acho que por enquant as dúvidas são essas. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou querendo aprender como funciona o cPanel DNS Only. Eu sei que ele trabalha apenas com DNS, mas tenho as seguintes dúvidas:

1) como eu usaria ele em conjunto com o cPanel WHM? Acredito que teria que ser servidores diferentes, mas necessitaria de quantos servidores adicionais ao principal (o que tem o cPanel WHM)?

Primeiro, tu vai na administração do seu dns e aponta o secundario para o vps que tu pretende utilizar o cpanel dns only

Instala o dns only no vps (se tiver outro sistema, como kloxo, ficará inativo...o cpanel assume o vps.

2) como ficaria configurado o cPanel WHM?

Ative a opção de cluster do seu whm, e coloque o ip do vps com dns only, ele vai pedir aquela remote key, tu coloca lá também.

3) como eu configuraria o domínio e o seu DNS no RegistroBR?

O registro de domínio continua mesma coisa, tu coloca seu dns primario e secundario

Acho que por enquant as dúvidas são essas. Obrigado!

Depois que fizer isso, todo cliente que cadastrar no seu whm, ele será sincronizado no cluster

Eu utilizei por um tempo dessa forma, mas sinceramente não achei muita utilidade p/ ele não (a não ser que tu coloque o MX em redundancia), se fosse possivel utilizar um segundo painel no vps, eu acho que este recurso ficaria mais interessante.

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chuva, obrigado pela ajuda, mas ainda fiquei com algumas dúvidas:

1) eu tenho que apontar no RegistroBR o nameserver slave para o IP deste vps com o cPanel DNS Only?

2) tem como configurar um domínio manualmente neste servidor com o cPanel DNS Only instalado? Isso seria necessário para que este servidor continue a ser de backup.

Eu vejo a instalação dele como utilidade, pois cada vez mais vejo servidores, virtuais principalmente, sendo oferecidos com apenas 1 IP, e o RegistroBR só aceita o nameserver slave se ele estiver em um IP diferente do master. Para esse caso resolveria, certo?

Além disso, com a falta de IPs no mercado seria um recurso para liberar IPs em servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chuva, obrigado pela ajuda, mas ainda fiquei com algumas dúvidas:

1) eu tenho que apontar no RegistroBR o nameserver slave para o IP deste vps com o cPanel DNS Only?

No meu caso, nunca precisei informar o IP, depois que configurei o dns securandario na administração do domínio, bastou esse dns propagar que o registro reconheceu automaticamente colocando apenas o dns.

2) tem como configurar um domínio manualmente neste servidor com o cPanel DNS Only instalado? Isso seria necessário para que este servidor continue a ser de backup.

O whm sincroniza automaticamente o dns com o dnsonly e sem fazer cluster acho que não deve funcionar, orque no dns only não tem opção p/ tu add dns. (ou seja, ele depende de um cpanel normal)

Com relação ao vps de backup, o que tu poderia testar seria o seguinte.

Quando eu instalei no meu, eu tinha kloxo, ele não apagou o kloxo, e a conta de ftp continuou ativa, sendo assim, tu coloca o espaço de quase todo seu vps p/ essa conta de vps e instala o cpanel na sequencia.

Teoricamente, vai sincronizar o dns e poder utilizar o ftp normalmente com sua conta configurada no kloxo :)

Eu vejo a instalação dele como utilidade, pois cada vez mais vejo servidores, virtuais principalmente, sendo oferecidos com apenas 1 IP, e o RegistroBR só aceita o nameserver slave se ele estiver em um IP diferente do master. Para esse caso resolveria, certo?

Neste caso serve sim.

Tu pode usar este dns securandario (um unico vps com dns only) em todos os seus servidores. (não sei se pode haver uma contra indicação de usar dessa forma, mas pode fazer isso sem nenhum problema.)

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pessoal, ajudaram bastante. A minha única dúvida é se seria possível usar vários servidores apontados para o DNS Only. Não sei se seria assim, mas pela lógica ao criar um domínio no servidor01 e este sincronizar com o vps dns, este vps dns vai sincronizar este domínio em todos os outros servidores, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vejo a instalação dele como utilidade, pois cada vez mais vejo servidores, virtuais principalmente, sendo oferecidos com apenas 1 IP, e o RegistroBR só aceita o nameserver slave se ele estiver em um IP diferente do master. Para esse caso resolveria, certo?

Não é mais simples no caso do RegistroBR utilizar o DNS do Registro.br(que é grátis) apontando um CNAME e um MX para você ?

Exemplo: cliente.com.br

www.cliente.com.br CNAME sites-de-clientes.cariocainternet.com.br

cliente.com.br MX email-de-clientes.cariocainternet.com.br

E com isso você passa a depender apenas de duas entradas A para mudar todos os seus clientes se/quando necessário

sites-de-clientes A 64.76.89.10

e-mail-de-clientes A 64.76.89.11

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como faria com os domínios internacionais? E aquele cliente que não tem conhecimentos para fazer essas alterações? Essa solução com o DNS Only serve para todos os casos.

Como nos domínios .br o provedor de hospedagem normalmente é o contato técnico do domínio, seria o provedor de hospedagem a fazê-las.

No caso de domínios internacionais, a maioria dos registrars tem serviço de DNS incluso com editor online, também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?