Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor Cloud Computing no Brasil?


nando

Posts Recomendados

A sua afirmação dizendo que no Brasil não existe cloud de verdade está totalmente errada, tem várias empresas que tem cloud sim, e também muitas que mentem, vende VPS e diz que é cloud.
Eu sei que o tema é polêmico - mas o que vejo mesmo é muita empresa tentando vender gato por lebre em cima da falta de informação e por causa do "hype" no mercado gerado pelo chamado "Cloud".

Hoje em dia a maioria das empresas internacionais oferecem VPS em cluster. Então seriam "Cloud"?
É esse o ponto, CLOUD para elas, não par ao usuário final.

Como usuário não interessa a nomenclatura que se de pois na verdade para o usuário final não interessa se é VPS, Cloud, Grid, Black Monkey, Canguru Perneta, etc. Contanto que funcione, seja estável e escalonável (que permita ao usuário adicionar recursos em periodos de necessidade sendocobrado apenas pro estes recursos, sme ser obrigado a um upgrade fixo e eterno) - é esse o último ponto que chama minha atenção em relação a estes produto no Brasil. Se esse recurso não existir, pra que raios o usuário precisará de um CLOUD com o custo atual ?

O que acontece internamente para o usuário final simplesmente não interessa qual o nome que dão. É esse o ponto inicial da polêmica.

O cliente alterar os recursos em tempo real não possui ligação alguma em ser cloud ou não, é apenas um módulo.

Na minha opinião faz toda diferença Vicente, pois para o usuário doméstico o que acontece do lado de lá da porta não interessa. Ta aí uma bela dica Vicente, procura implementar isso que vc ganha mercado. Não sei como não fizeram ainda.

Existem empresas que usam cloud apenas para consumo interno, nem se quer vendem (como nós vendemos). Você acha que eles vão se dar o trabalho de criar um super módulo desse (ou comprar) pra necessidade deles? Com certeza não, não tem porque, os técnicos que gerenciam o cloud já tem esse acesso.
É exatamente o nosso caso aqui. Mas o que hoje é um 'super modulo" daqui a algum tempo vc compra no ebay a preço de banana ou vai usar um open-source.

O que postei não é achismo ou dor de cotovelo e muito menos falta de conhecimento (tanto técnico/teórico quanto prático que é o principal). É pura e simples observação e teste, muito teste (coisa de Nerd auto-didata mesmo) usando como usuário os serviços de dezenas de empresas "TOP" (ou pelo menos dizem ser) no segmento (e te asseguro o resultado foi um desastre - apenas uma passou nos "testes" a qual temos clientes hosteados em ambiente de produção até hoje mas o problema é o custo-benefício). Eu te sugiro rever seus conceitos, se despir de suas opiniões e como empresário ler atentamente o que postei. Vc pode não concordar com tudo mas verá que existem pontos que vc mesmo pode aproveitar e explorar em seu negócio e expandi-los.

Editado por DuranDuran
pra variar, erros de portugues
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cloud não tem uma linha a ser seguida, cloud é uma tecnologia. Aí dentro do cloud existem sim linhas e modelos, como pode existir pro VPS também. (como um determinado carro, que tem seus opcionais)

Pra você e pra alguns o cloud pode ser essencial no modelo que tem acesso a tudo, você mesmo aumentar ou diminuir, já outros podem não querer saber de nada, nem do gerenciamento se quer, querem apenas o site dos clientes dele em cloud e poder aumentar os recursos quando a empresa que gerencia falar que precisa.

Cada um tem uma necessidade, cada empresa tem o seu perfil de cliente. ;)

Realmente sou obrigado a concordar, como disse é um assunto bem amplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não consegui é entender porque as empresas no Brasil vendem Cloud como um produto a preços exorbitantes quando na verdade o maior interessado no Cloud é a própria empresa de Hosting uma vez que ele reduz a praticamente zero as interrupções dos serviços possibilitando, desta forma, os técnicos trabalharem com maior folga (sem pressão de retornar o serviço rápido) e aumentando o SLA.

Eu vejo o cloud, neste modelo de redundância, quase uma "obrigação" para as empresas que desejam (e tem capital para) oferecer um serviço de qualidade.

Acho que foi o tekobr que falou aqui no fórum que o Cloud reduz custos e eu perguntei "se ele reduz custos porque é mais caro". Fica ai a pergunta para as empresas que oferecem isso hoje e estão aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não consegui é entender porque as empresas no Brasil vendem Cloud como um produto a preços exorbitantes quando na verdade o maior interessado no Cloud é a própria empresa de Hosting uma vez que ele reduz a praticamente zero as interrupções dos serviços possibilitando, desta forma, os técnicos trabalharem com maior folga (sem pressão de retornar o serviço rápido) e aumentando o SLA.

Eu vejo o cloud, neste modelo de redundância, quase uma "obrigação" para as empresas que desejam (e tem capital para) oferecer um serviço de qualidade.

Acho que foi o tekobr que falou aqui no fórum que o Cloud reduz custos e eu perguntei "se ele reduz custos porque é mais caro". Fica ai a pergunta para as empresas que oferecem isso hoje e estão aqui no fórum.

Pesquisa quanto custa para você montar uma infra estrutura boa de cloud, que você vai saber. Cada storage custa no mínimo 50k, fora os servidores com absurdos de memória e processador que vai mais uns 20k cada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duran,

Eu concordo que para a sua necessidade, como para de alguns outros, o ideal seria um modelo de cloud em que o próprio cliente pudesse gerenciar tudo, aumentar e diminuir recursos, etc., mas não é porque as empresas não oferecem isso aqui no Brasil (parece que o UOL começou a oferecer) que você pode dizer que nenhuma empresa brasileira oferece cloud de verdade, que todo mundo vende gato por lebre. Uma coisa não tem ligação com a outra, as empresas oferecem sim cloud (lógico, como falei algumas realmente enganam dizendo que é cloud e vende VPS), apenas não tem no modelo que você acha ideal para o seu negócio.

O principal diferencial do cloud é a redundância de servidores e a escalabilidade, por um preço bem menor do que comprar/alugar servidores dedicados e clusterizar. O fato de não dar acesso para o próprio cliente realizar os upgrades não significa que não é cloud. Como falei, cada empresa tem seu perfil de cliente.

O que posso dizer é por mim, não de outras empresas. Por que nosso cloud não é assim?

Simplesmente pelo fato de não ser o perfil de cliente que nós temos em nossa carteira, mais de 90% das contratações de cloud conosco são no modelo prime, que nós mesmos já gerenciamos a plataforma para o cliente. O modelo dev tem em torno de 10% apenas da nossa base de cloud, não valendo a pena o investimento para criar essa API, e principalmente, administrar as cobranças nesse modelo que um dia o cliente tá com X, outro dia com Y.

Podemos estar perdendo um outro perfil de clientes? Sim, podemos, mas no momento nossos esforços estão concentrados para o modelo de cloud prime. Preferimos focar em um determinado modelo e fazer bem feito, do que querer fazer de tudo e sair meia boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisa quanto custa para você montar uma infra estrutura boa de cloud, que você vai saber. Cada storage custa no mínimo 50k, fora os servidores com absurdos de memória e processador que vai mais uns 20k cada.

Então, mas no dia-a-dia reduz os custos operacionais ou não?

É mais caro manter, depois de pronto, uma estrutura Cloud ou uma estrutura convencional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, mas no dia-a-dia reduz os custos operacionais ou não?

É mais caro manter, depois de pronto, uma estrutura Cloud ou uma estrutura convencional?

O custo de implantação de um sistema de CLOUD varia MUITO, obviamente dependendo do que vc deseja fazer, para quem e com qual nível de qualidade. O principal custo que voce terá, que é o calcanhar de aquiles de qualquer CLOUD é o storage (HD).

Tem tb a mão de obra, que tem de ser especializada, pelo menos hoje. No futuro vc poderá montar sua estrutura de cloud de forma quase automática.

Basicamente vc tem um gasto enorme no inicio - mas as ampliações desta estrutura, exatamente por ser clusterisada (não sei se este é o termo correto) saem mais em conta do que vc simplesmente alugar/comprar mais um dedicado TOP de linha.

Por isso depende muito do que vc deseja fazer - um cloud próprio, para uso "doméstico" mas com o mínimo de qualidade sai por menos de 10k. Obviamente que em uma escala menor não tem sentido vc gastar isso, aí sim tem lugar a um dos planos existentes no mercado.

Mas é como falei, storage é CARO (por isso tem muita empresa usando SATA podre como "cloud") e pelo menos por enquanto exige mão de obra especializada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, mas no dia-a-dia reduz os custos operacionais ou não?

É mais caro manter, depois de pronto, uma estrutura Cloud ou uma estrutura convencional?

Como já falei antes, as grandes empresas estão adotando o Cloud como alternativa de redução de custos. O custo de qualquer sistema não é só hardware, existem custos de mão-de-obra, software, manutenção, falhas, reposição de equipamentos etc... No final o custo será mesmo inferior.

Me lembro da reportagem da Info sobre o cluster e em uma parte citava justamente o que falei: se o custo fosse maior as grandes corporações, ávidas por reduzir custos, não estariam implantando o cluster. Simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive Clouds na Locaweb, Tecla e Uol.

O pior, disparado, é o da Tecla, link muito abaixo do anunciado, lento e tentam te enrolar dizendo que é assim mesmo.

Meio termo é o da Locaweb, quando funciona até que vai bem, mas se dá defeito, esquece que ninguem te atende.

O menos ruim é o da Uol, mais rápido, suporte técnico por telefone até que funciona, o problema é que também cai de vez em quando.

Depois de passar por estes três, cheguei a conclusão que Cloud aqui no Brasil não é uma plataforma confiável, voltei a utilizar um servidor dedicado no exterior (procurei dedicado no Brasil mas os preços são inviáveis para mim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?