Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas sobre servidor de hospedagem


ibhost

Posts Recomendados

1 minute ago, Renato Frota said:

Aí você separa o DNS em dois servidores e o de hospedagem cai. O que adianta ter o DNS separado em 2 servidores? Nada.

Um dos requisitos bem questionáveis da registro.br.

Deveria ser de opção exclusiva do registrante como montar a infra dele.

Por que você está pensando em Web, enquanto o maior problema de uma resposta errada de DNS é causa uma falha permanente de entrega de e-mail, que na presença de um DNS secundário, não aconteceria (haveria uma falha transiente que seria retentada). 

Mas antes de dizer que o requisito é do Registro.br, sugiro consultar as normas IETF a respeito, que incluem mas não se restringem a esta:
https://tools.ietf.org/html/bcp16
(Para melhor entendimento, as STDs e BCPs são as mais fortes RFCs, pois representam um consenso que só pode ser atingido após anos de discussão)


Se você quer convencer a comunidade técnica desse ponto de vista, participe:
https://www.ietf.org/about/participate/

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, rubensk disse:

Por que você está pensando em Web, enquanto o maior problema de uma resposta errada de DNS é causa uma falha permanente de entrega de e-mail, que na presença de um DNS secundário, não aconteceria (haveria uma falha transiente que seria retentada). 

Mas antes de dizer que o requisito é do Registro.br, sugiro consultar as normas IETF a respeito, que incluem mas não se restringem a esta:
https://tools.ietf.org/html/bcp16
(Para melhor entendimento, as STDs e BCPs são as mais fortes RFCs, pois representam um consenso que só pode ser atingido após anos de discussão)


Se você quer convencer a comunidade técnica desse ponto de vista, participe:
https://www.ietf.org/about/participate/

 

 

 

 

Eu já sabia que é uma regra geral, mas internacionalmente, a maioria das empresas só exige 2 nameservers, mas não que eles sejam, necessariamente, de 2 subnets diferentes.

E se eu não tiver e-mail? Se o problema fosse esse, bastaria o registro.br emitir um aviso e o registrante decide se quer ou não usar apenas 1 DNS (ou 2 DNS da mesma subnet).

Inclusive, o conceito de subnets é bem ultrapassado. Eu posso ter 2 IPs que *aparentemente* são da mesma subnet apontados pra 2 hemisférios ou continentes diferentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutes ago, Renato Frota said:

 

Eu já sabia que é uma regra geral, mas internacionalmente, a maioria das empresas só exige 2 nameservers, mas não que eles sejam, necessariamente, de 2 subnets diferentes.

E se eu não tiver e-mail? Se o problema fosse esse, bastaria o registro.br emitir um aviso e o registrante decide se quer ou não usar apenas 1 DNS (ou 2 DNS da mesma subnet).

Inclusive, o conceito de subnets é bem ultrapassado. Eu posso ter 2 IPs que *aparentemente* são da mesma subnet apontados pra 2 hemisférios ou continentes diferentes...

Internacionalmente você diz a Verisign, Neustar e Afilias. Vários outros ccTLDs internacionais tem requisitos similares ao .br, alguns até mais exigentes... todo TLD cujo foco seja mais em qualidade do que em quantidade vai ser menos leniente com desvios de todo tipo: falhas de DNS, abusos etc. 

Não dá para assumir que um serviço seja usado apenas para um serviço menos afetado por falha DNS; e-mail é só um dos possíveis serviços com repercussão ruim para resposta de DNS inadequada. 

Apenas 1 DNS violaria outra RFC/STD... você pode ver na tabela da OpenSRS que não há TLD no mundo que aceita só um: http://opensrs.help/chart

Ao que eu lembre o que o Registro.br checa é se não é o mesmo IP; apesar de ser na mesma subnet não ser um bom sinal, ao que eu lembre é permitido. 

Mesmo quando se faz anycast, que é o nome do que você citou, ainda sim é sugerido que sejam em blocos IP diferentes, para que um eventual filtro (que é uma resposta comum a DDoS hoje em dia) não bloqueie ambos. Você pode notar que dos 6 hostnames de delegação de DNS do .br (a-f.dns.br), cada um deles tem bloco IP distinto e é de um sistema autônomo distinto. Cada um deles está em múltiplas cidades, então o f por exemplo pode ser visto na Coréia, em São Paulo e muitos outros lugares pelo mesmo endereço... ainda sim, o conjunto de delegações é dividido em seis, nem em dois que seria o requisito, para maior disponibilidade. 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?