Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DNS do Google como Resolvedor


LeandroRS

Posts Recomendados

Olá amigos!

 

Uso há algum tempo os DNS públicos do Google como resolvedor do meu servidor cloud (WHM » Networking Setup »

Resolver Configuration). Acham que isso pode causar algum problema?

 

Até o momento não percebi problema algum, usei os seguintes DNS:

Primário: 8.8.8.8

Secundário: 8.8.4.4

 

O "terciário" que seria opcional, às vezes coloco o DNS primário do UOL, por exemplo.

 

Qual a opinião de vocês quanto a isso?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí é que está... como saber se estão bem configurados?

Porque já tive problemas de scripts não conseguirem se atualizar automaticamente, como o Wordpress. Ao trocar os DNS para os do Google, o problema foi resolvido.

 

Há dois jeitos de lidar com isso. 

1) Usar o namebench (https://code.google.com/p/namebench/) ou algo parecido e testar os servidores. 

2) Instalar um recursivo próprio como o Unbound. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o DNS da google de terciário e os padrões do seu Datacenter como primário/secundário. Ou no máximo use o do Google como secundário e os do Datacenter como primário/terciário.

 

Antes de chamar os diversos DNS de primário, secundário e terciário, é bom ver o que o seu sistema operacional usa como estratégia de resolução. 

O Windows, por exemplo, sempre faz requisições para todos os DNS, usando a primeira resposta que chegar... então não há hierarquia, o que pode levar a efeitos surpresa difíceis de reproduzir quando se usa DNS de natureza distinta em locais distintos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de chamar os diversos DNS de primário, secundário e terciário, é bom ver o que o seu sistema operacional usa como estratégia de resolução. 

O Windows, por exemplo, sempre faz requisições para todos os DNS, usando a primeira resposta que chegar... então não há hierarquia, o que pode levar a efeitos surpresa difíceis de reproduzir quando se usa DNS de natureza distinta em locais distintos. 

 

Bela colocação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor jeito de ter certeza do que está acontecendo e instalar um resolver local. Instala o Unbound, coloca apenas o 127.0.0.1 no resolv.conf e no Unbound você decide o que quer fazer. 

 

Minha sensação é que a melhor configuração seria algo assim:

 

forward-zone:

name: "."

forward-addr: DNS 1 do seu datacenter

forward-addr: DNS 2 do seu datacenter

 

Com isso, o que já estiver no seu cache local, não pergunta; o que não estiver no cache, vai para os DNS do datacenter. Agora, se algum domínio der problema:

 

forward-zone:

name: "dominio.com.br"

 

(e aí esse domínio passa a resolver a partir da raiz)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor jeito de ter certeza do que está acontecendo e instalar um resolver local. Instala o Unbound, coloca apenas o 127.0.0.1 no resolv.conf e no Unbound você decide o que quer fazer. 

 

Minha sensação é que a melhor configuração seria algo assim:

 

forward-zone:

name: "."

forward-addr: DNS 1 do seu datacenter

forward-addr: DNS 2 do seu datacenter

 

Com isso, o que já estiver no seu cache local, não pergunta; o que não estiver no cache, vai para os DNS do datacenter. Agora, se algum domínio der problema:

 

forward-zone:

name: "dominio.com.br"

 

(e aí esse domínio passa a resolver a partir da raiz)

Achei muito interessante, mas não sei como fazer.

Eu realmente não tenho bons resultados quando uso os DNS do meu IDC. Inclusive, fiz alguns testes com ele no DNS Benchmark e é exibido: "DNS queries are not being consistently answered"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?