Clicky

Jump to content
  • Sign Up
Sign in to follow this  
LeandroRS

DNS do Google como Resolvedor

Recommended Posts

Olá amigos!

Uso há algum tempo os DNS públicos do Google como resolvedor do meu servidor cloud (WHM » Networking Setup »

Resolver Configuration). Acham que isso pode causar algum problema?

Até o momento não percebi problema algum, usei os seguintes DNS:

Primário: 8.8.8.8

Secundário: 8.8.4.4

O "terciário" que seria opcional, às vezes coloco o DNS primário do UOL, por exemplo.

Qual a opinião de vocês quanto a isso?

Obrigado.

O ideal é usar o DNS do seu DC. se eles estiver bem configurado, as pesquisas serão mais rápidas.

E levarão para os nós corretos de CDN ao invés de te mandarem para outro país. 

Aí é que está... como saber se estão bem configurados?

Porque já tive problemas de scripts não conseguirem se atualizar automaticamente, como o Wordpress. Ao trocar os DNS para os do Google, o problema foi resolvido.

Aí é que está... como saber se estão bem configurados?

Porque já tive problemas de scripts não conseguirem se atualizar automaticamente, como o Wordpress. Ao trocar os DNS para os do Google, o problema foi resolvido.

Há dois jeitos de lidar com isso. 

1) Usar o namebench (https://code.google.com/p/namebench/) ou algo parecido e testar os servidores. 

2) Instalar um recursivo próprio como o Unbound. 

Use o DNS da google de terciário e os padrões do seu Datacenter como primário/secundário. Ou no máximo use o do Google como secundário e os do Datacenter como primário/terciário.

Antes de chamar os diversos DNS de primário, secundário e terciário, é bom ver o que o seu sistema operacional usa como estratégia de resolução. 

O Windows, por exemplo, sempre faz requisições para todos os DNS, usando a primeira resposta que chegar... então não há hierarquia, o que pode levar a efeitos surpresa difíceis de reproduzir quando se usa DNS de natureza distinta em locais distintos. 

• Like 1

Antes de chamar os diversos DNS de primário, secundário e terciário, é bom ver o que o seu sistema operacional usa como estratégia de resolução. 

O Windows, por exemplo, sempre faz requisições para todos os DNS, usando a primeira resposta que chegar... então não há hierarquia, o que pode levar a efeitos surpresa difíceis de reproduzir quando se usa DNS de natureza distinta em locais distintos. 

Bela colocação!

Recomendo: MobaXterm

O melhor jeito de ter certeza do que está acontecendo e instalar um resolver local. Instala o Unbound, coloca apenas o 127.0.0.1 no resolv.conf e no Unbound você decide o que quer fazer. 

Minha sensação é que a melhor configuração seria algo assim:

forward-zone:

name: "."

forward-addr: DNS 1 do seu datacenter

forward-addr: DNS 2 do seu datacenter

Com isso, o que já estiver no seu cache local, não pergunta; o que não estiver no cache, vai para os DNS do datacenter. Agora, se algum domínio der problema:

forward-zone:

name: "dominio.com.br"

(e aí esse domínio passa a resolver a partir da raiz)

• Like 2

O melhor jeito de ter certeza do que está acontecendo e instalar um resolver local. Instala o Unbound, coloca apenas o 127.0.0.1 no resolv.conf e no Unbound você decide o que quer fazer. 

Minha sensação é que a melhor configuração seria algo assim:

forward-zone:

name: "."

forward-addr: DNS 1 do seu datacenter

forward-addr: DNS 2 do seu datacenter

Com isso, o que já estiver no seu cache local, não pergunta; o que não estiver no cache, vai para os DNS do datacenter. Agora, se algum domínio der problema:

forward-zone:

name: "dominio.com.br"

(e aí esse domínio passa a resolver a partir da raiz)

Achei muito interessante, mas não sei como fazer.

Eu realmente não tenho bons resultados quando uso os DNS do meu IDC. Inclusive, fiz alguns testes com ele no DNS Benchmark e é exibido: "DNS queries are not being consistently answered"