Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Caracacteres inválidos no WHMCS ao atualização para 5.3.5

Posts Recomendados

ISO = International Organization for Standardization -> organização internacional de padronização

O padrão de ISO 8859 foi concebido para definir conjuntos de códigos referentes a caracteres utilizados por região.

8859-1 trata do conjunto de caracteres europeu ocidental, que abrange caracteres romanos -> latinos -> português.

UTF = Unicode Transformation Format -> formato de transformação Unicode

Tabela de codificação que se propõe a unificar todos os caracteres de escrita - alfabetos - em um único formato.

Inicialmente havia o UTF-7, o mais comumente usado é o UTF-8, mas também existem UTF-16 e UTF-32. As diferenças remetem à quantidade de bits utilizados na identificação dos caracteres. Existe ainda uma retrocompatibilidade entre as UTF entre os caracteres comuns a todas.

RFC = Request for Comments -> Requisições por comentários

Normalmente, apenas documentos informativos e normativos, mas que podem servir de referência como usabilidade de formatos, como por exemplo datas. Segundo a RFC 3629, UTF-8 deve ser utilizado como padrão para a Internet.

Disso, podemos concluir que: ISO é um formato de regionalização, UTF é um formato de unificação, UTF é tido como padrão para Internet. Creio que não restam mais dúvidas de qual formato utilizar.

Fonte: iMasters

Codificação ISO é sempre a mais indicada para que os acentuo não corrompa.

Isso depende, versões antigas do WHMCS tinham o padrão ISO... as mais recentes ( instalações do zero/limpa recebem o padrão UTF-8 ).

Não Edvan, quis dizer que o padrão da Web, ISO é para os acentuo. Mesmo hoje sendo poucos os casos que o UTF não esteja suportando. Talvez algum ADDON que o WHMCS em questão tem ?

NUNCA, devemos alterar o charset do WHMCS após a instalação.

Que problema de tão grave isso pode causar ?

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Edvan, quis dizer que o padrão da Web, ISO é para os acentuo. Mesmo hoje sendo poucos os casos que o UTF não esteja suportando. Talvez algum ADDON que o WHMCS em questão tem ?

Que problema de tão grave isso pode causar ?

Ok, faz um teste aí... depois me diz o resultado kkk

Falando sério, após modificar o charset você terá problemas com acentuação pois os dados armazenados no BD não ficará igual ao charset de exibição!

Link para o comentário

Fonte?

Se tiver uma necessidade absoluta de poder editar arquivos no Notepad (Bloco de Notas), que por padrão usa codificação ANSI (compatível com a ISO-8859-1), pode até ser. Mas se você tem um editor minimamente decente (Notepad++, Sublime Text, Context, phpEdit, ou qualquer IDE), que comporte UTF-8 nativamente, é o recomendado.

O Bloco de Notas identifica arquivos UTF-8, abre os acentos normalmente, mas na hora que você salva, ele inclui o BOM no cabeçalho do arquivo, e aí você tem problemas com o servidor web. O erro é clássico: "Warning: Cannot modify header information - header already sent by (output already started at /home/arquivo.tal:1) in /home/outroarquivo.abc on line X" (sempre a primeira linha do arquivo editado).

Link para o comentário

Fonte?

Se tiver uma necessidade absoluta de poder editar arquivos no Notepad (Bloco de Notas), que por padrão usa codificação ANSI (compatível com a ISO-8859-1), pode até ser. Mas se você tem um editor minimamente decente (Notepad++, Sublime Text, Context, phpEdit, ou qualquer IDE), que comporte UTF-8 nativamente, é o recomendado.

O Bloco de Notas identifica arquivos UTF-8, abre os acentos normalmente, mas na hora que você salva, ele inclui o BOM no cabeçalho do arquivo, e aí você tem problemas com o servidor web. O erro é clássico: "Warning: Cannot modify header information - header already sent by (output already started at /home/arquivo.tal:1) in /home/outroarquivo.abc on line X" (sempre a primeira linha do arquivo editado).

Utilizo o Sublime Text3

Mas acredito que não é só estas as questões que envolve.. as vezes sem nem mesmo eu saber os acentuo corrompe e ai vem a necessidade do ISO.

Unico erro que tenho com isso é realmente os acentuo não aparecer, trocando por caracteres diferentes o mais comum é o "?".

Este erro que tu diz, me aparenta ser quando utilizado php, mas da mesma forma não tive este erro até hoje envolvendo esta questão de acentuação.

Ok, faz um teste aí... depois me diz o resultado kkk

Falando sério, após modificar o charset você terá problemas com acentuação pois os dados armazenados no BD não ficará igual ao charset de exibição!

Não utilizo o WHMCS, por isso a pergunta. kk

Mas isso, mesmo com o pessoal já estando com problemas no acentuo ?

Link para o comentário

Utilizo o Sublime Text3

Mas acredito que não é só estas as questões que envolve.. as vezes sem nem mesmo eu saber os acentuo corrompe e ai vem a necessidade do ISO.

Unico erro que tenho com isso é realmente os acentuo não aparecer, trocando por caracteres diferentes o mais comum é o "?".

Este erro que tu diz, me aparenta ser quando utilizado php, mas da mesma forma não tive este erro até hoje envolvendo esta questão de acentuação.

Se você tem estes problemas, está usando um sistema legado, que tem determinados dados em ISO no BD e acaba chamando esta codificação errada pro navegador. Como os não acentuados do ISO (ANSI) tem compatibilidade com UTF-8, o mais correto seria você especificar no .htaccess que o seu conteúdo é UTF-8 (AddDefaultCharset UTF-8). Ou os arquivos que você editou no Sublime, não tinham nenhum caractere acentuado ainda (e eram ANSI), aí ocorre o inverso: o navegador está tentando carregá-lo como UTF-8 e ele apresenta o erro, porque o caractere acentuado que você inseriu é ANSI.

Eu sempre verifico com o Notepad++ no menu no menu Formatar qual a codificação do arquivo. Se for qualquer coisa que não "UTF-8 (sem BOM)" eu converto para este formato, salvo, e aí funciona tranquilo.

No Sublime Text você também pode usar "File > Save with Encoding > UTF-8 without BOM", mas não me lembro se tem onde ver a codificação atual.

Link para o comentário

Se você tem estes problemas, está usando um sistema legado, que tem determinados dados em ISO no BD e acaba chamando esta codificação errada pro navegador. Como os não acentuados do ISO (ANSI) tem compatibilidade com UTF-8, o mais correto seria você especificar no .htaccess que o seu conteúdo é UTF-8 (AddDefaultCharset UTF-8). Ou os arquivos que você editou no Sublime, não tinham nenhum caractere acentuado ainda (e eram ANSI), aí ocorre o inverso: o navegador está tentando carregá-lo como UTF-8 e ele apresenta o erro, porque o caractere acentuado que você inseriu é ANSI.

Eu sempre verifico com o Notepad++ no menu no menu Formatar qual a codificação do arquivo. Se for qualquer coisa que não "UTF-8 (sem BOM)" eu converto para este formato, salvo, e aí funciona tranquilo.

No Sublime Text você também pode usar "File > Save with Encoding > UTF-8 without BOM", mas não me lembro se tem onde ver a codificação atual.

Posso eu estar fazendo errado esta parte, errando em algum momento.. 

Porém para mim realmente, do nada, mesmo utilizando sempre o mesmo sistema para a edição do código, acontece de a codificação ficar toda desconfigurada, e trocando para a ISO acaba voltando a funcionar.

Não sei se tem alguma coisa a ver, mas, algum script inserido pode por vir a fazer ocorrer isso ?

*Sites sem BD e html e css puros..

Link para o comentário

Posso eu estar fazendo errado esta parte, errando em algum momento.. 

Porém para mim realmente, do nada, mesmo utilizando sempre o mesmo sistema para a edição do código, acontece de a codificação ficar toda desconfigurada, e trocando para a ISO acaba voltando a funcionar.

Não sei se tem alguma coisa a ver, mas, algum script inserido pode por vir a fazer ocorrer isso ?

*Sites sem BD e html e css puros..

Aí tem que ver qual o charset em que o arquivo está salvo, e acompanhar isso no meta:

<META http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=xxxxx">

Podendo ser utf-8 ou iso-8859-1 conforme o caso.

Se o arquivo não tem essa tag content-type definindo o charset e está salvo em ANSI (ISO), ao incluir o primeiro caractere acentuado nele, vai começar a dar problema na hora de visualizar, caso não inclua o charset (porque a maioria dos servidores tem padrão UTF-8, que é o recomendado para web, como o Edvan falou acima, e mesmo carregando como UTF-8, os caracteres não acentuados funcionam normalmente, aí você nem desconfia que tem problema, até incluir o primeiro acentuado).

Link para o comentário

Aí tem que ver qual o charset em que o arquivo está salvo, e acompanhar isso no meta:

<META http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=xxxxx">

Podendo ser utf-8 ou iso-8859-1 conforme o caso.

Se o arquivo não tem essa tag content-type definindo o charset e está salvo em ANSI (ISO), ao incluir o primeiro caractere acentuado nele, vai começar a dar problema na hora de visualizar, caso não inclua o charset (porque a maioria dos servidores tem padrão UTF-8, que é o recomendado para web, como o Edvan falou acima, e mesmo carregando como UTF-8, os caracteres não acentuados funcionam normalmente, aí você nem desconfia que tem problema, até incluir o primeiro acentuado).

Bom, é exatamente o que venho falando desde o início. A web gosta do UTF-8, porém quem sempre resolve a bronca dos acentos é o ISO.

Link para o comentário

Bom, é exatamente o que venho falando desde o início. A web gosta do UTF-8, porém quem sempre resolve a bronca dos acentos é o ISO.

Cara, você foi irônico? Se não foi, não leu o que eu falei direito. Vou ser mais didático.

Se você começou a fazer o arquivo no Bloco de Notas ou qualquer editor ANSI (ISO), não fez ele pra web.

O ISO não tá resolvendo nada. Você tá instruindo o navegador com uma nota mais ou menos assim:

"Isso aqui era pra ser um conteúdo web, UTF-8, mas tem uns caracteres cagados aí no meio... então, faz favor, desconsidera a cagada... interprete-o como ISO que deve dar certo".

Aí a exibição funciona, mas é o seu browser quem tá fazendo uma adaptação na leitura, em vez de ler os caracteres da forma que um servidor web deveria armazená-lo (UTF-8).

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?