Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteja-Se Do Mau Cliente


Jaime Silva

Posts Recomendados

Recentemente perdi uma disputa na Moip mesmo tendo feito o serviço. Estou pensando em tomar precauções para evitar problemas deste tipo.

 

1- Oferecer desconto para pagamentos via depósito direto e até boleto

2- Definir em termos claros a política de cancelamento e reembolso

3- Enviar copia do contrato e termos de uso ao enviar dados da ativação do serviço e/ou lembrete de existencia do mesmo

4- Levar em conta os 7 dias em que o cliente pode solicitar cancelamento e reembolso sem dar motivo algum (regra do Procon)

 

Você vende revenda com WHMCS "grátis". A licença do WHMCS lhe custa uns US$ 12 o cliente decide cancelar após 10 dias. É justo descontar os 10 dias de uso + o valor da licença, não é mesmo?

Esse item 2 é essencial para a venda de dedicados. A SingleHop não vai querer lhe reembolsar mesmo após um único dia. Nos EUA não existe a lei do "arrependimento".

 

O item 3 é muito importante, embora, creio eu, não tenha qualquer valor legal. É burocrático e o cliente pode não aceitar, mas seria bom também enviar o contrato para o cliente e pedir para ele assinar. Também não tem valor legal se não registrado em cartório, mas serve como uma prova a mais.

 

No caso do item 4, é bom verificar isso antes de, por exemplo, liberar licença do WHMCS ou cPanel.

Será que cobrar uma taxa de ativação para se precaver e devolver ao cliente caso ele fique 1 mês ou pelo menos 8 dias resolveria isso (ou: será que isto é legal)?

 

 

O cliente nem sempre é a vítima. Então, recomendo aos novatos ficarem de olho.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boleto próprio é a solução.

 

Pelo menos 90% das minhas transações são por boleto. Utilizo Conta pessoa física no Itaú com cobrança expressa ativa.

Emito os boletos pela carteira 157 direto no whmcs, o custo é de R$ 3,50 por cobrança e repasso ao cliente a taxa de R$ 2,90 e ninguém reclama.

 

Muitos vão dizer que é ilegal cobrar essa taxa, mas para nosso ramo o baixo valor agregado dos serviços não há outra forma e tem mais... todas empresas de hosting do Brasil que já trabalhei cobram taxa do boleto.

 

Ainda assim ofereço Pagseguro e depósito em conta mas configuro os produtos para boleto como forma de pagamento padrão.

 

Mas isso vai muito do perfil do cliente. Moleques sempre vão querer pagar com esses intermediadores sacanas pois já sabem que podem aprontar e terão "razão" . Já clientes sérios preferem pagar com boleto justamente para terem o recibo em mãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boleto próprio é a solução.

 

Pelo menos 90% das minhas transações são por boleto. Utilizo Conta pessoa física no Itaú com cobrança expressa ativa.

Emito os boletos pela carteira 157 direto no whmcs, o custo é de R$ 3,50 por cobrança e repasso ao cliente a taxa de R$ 2,90 e ninguém reclama.

 

Muitos vão dizer que é ilegal cobrar essa taxa, mas para nosso ramo o baixo valor agregado dos serviços não há outra forma e tem mais... todas empresas de hosting do Brasil que já trabalhei cobram taxa do boleto.

 

Ainda assim ofereço Pagseguro e depósito em conta mas configuro os produtos para boleto como forma de pagamento padrão.

 

Mas isso vai muito do perfil do cliente. Moleques sempre vão querer pagar com esses intermediadores sacanas pois já sabem que podem aprontar e terão "razão" . Já clientes sérios preferem pagar com boleto justamente para terem o recibo em mãos.

 

Concordo. Eu utilizo o boleto da CAIXA com taxa de R$ 1,25 e não repasso a taxa para o cliente.

 Hospedagem de Sites, Revenda de Hospedagem, Servidores Virtuais, Registro de Domínios
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também apoio essas ações, para que seja resguardada pelo menos uma vez, a integridade do vendedor.. Pois tem vários meios de proteger o consumidor, agora quem vende é complicado.. O pior, que aparentemente é fácil cancelar um pagamento para uma pequena empresa sem qualquer tipo de dano ao usuário que intervem assim, agora vá tocar em uma grande empresa.. Juiz inventa lei mais rápido do que move os pauzinhos para sair de férias ;x

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo o duro de seu problema que  nos EUA e uma regra mas no brasil esta bem claro , se o cliente quiser dinheiro de volta esqueça esta na lei a mas o serviço n tem devolução porque  eu compro la e não tem jeito.

e praticamente isso :

Problema e seu

Se você tiver um cliente empenhado esqueça  você vai perder essa disputa mas preste o serviço ta la tudo certinho , bom mas a duração e de 30 dias né ? , bom pela lei ele tem direito de devolver o produto sendo estornado o valor parcial ou valor total.

 

 

e saiba no período de 30 dia ou o qual cliente contratou ele tem direito de pedir o estorno  não sou eu quem diz isso e sim a lei .

falar oque esse pais sempre foi e sempre sera uma verdadeira "Merda" 

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?