Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida] Dns


Posts Recomendados

Visando o custo/benefício, o registro de um domínio para cada servidor, não ficaria mais em conta? Pois eu já trabalho com registro de dominio para cada servidor e coloco, ns1.dominioserver.com - IP do Servidor - ns2.dominioserver.com - Ip do Servidor - Caso venho alterar os IP's da máquina, bastaria apenas alterar os ns1 e ns2 e pronto (praticamente impercéptivel)

A ideia de usar um dominio único, seria para cortar gastos, visando um crescimento futuro.

Eu sugiro utilizar mais de um domínio, apesar de ser um único conjunto de domínios. Isso evita que a suspensão de um domínio tire todos seus clientes do ar. Você poderia fazer assim, por exemplo:

ns1.dnsrevenda.com.br

ns2.dnsrevenda.info

ns3.dnsrevenda.net

E cadastrar nesses servidores todos os seus domínios apontando para eles dessa forma. Também torne esses servidores DNS autoridade sobre esses mesmos servidores, para que você tenha glue records em todos os 3 registries, tornando a resolução mais rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a opinião de todos.

Gostaria de deixar bem claro que não pretendo reduzir custos, deixando meus serviços pouco-profissional ou ruim - porem existem outros meios de cortar custos, sem que comprometa a imagem da empresa e seus serviços.

Também penso como Marco, pois a palavra certa não seria "gastando", mais sim "investindo" - pois melhorias para empresa, sempre será bem-vinda. Foi justamente pensando em melhorias, que vim até o fórum com essas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o gerenciador de dns da Redehost para isso... Igual falaram acima do Registro.br

 Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 59,95 por mês
 Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda.
 www.superthost.com.br - WhatsApp 21 4125 4334

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico....

É possível configurar o DNS Cluster do cPanel em um servidor já em produção? Qual seria o procedimento para fazer isto sem deixar nada OFF?

Só fazer o que manda o guia da cPanel. http://docs.cpanel.net/twiki/bin/view/AllDocumentation/WHMDocs/ConfigureCluster

Depois de testar o cluster você muda os ips no nameservers (ns1.qualquer.coisa) e ai eles vão ser acessados.

Por ultimo você pode desativar os servidores de dns do servidor web e deixar apenas o do cluster.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, apenas lhe indiquei um modo mais redundante e mais prático para futuro crescimento. Tendo em vista que o cpanel dns only é grátis e os vps hoje são baratos, Você consegue rodar em um vps de 256 a 512mb de ram.

Deixa ve se eu entendi. Eu pegaria dois vps "nacional e americano por exemplo" e instalava o cPanel DNS Only. Depois me bastava apenas configurar o domínio principal e suas dns? ns1, 2, 3, 4... 50, 51, 52 etc?

Estou a procurar no Google um tutorial pra esse procedimento. Caso alguem possua ou teria a possibilidade de criar um, me informe por favor.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc usara somente os seus dns padrao tipo:

ns1.seusite.com.br

ns2.seusite.com.br

Para todos os servidores, etc... e seus clientes independente e qual servidor ele este, usara sempre esses DNS.

As revendas vc criará seus DNS personalizados, mas o IP do DNS será para todos os mesmos (um IP USA e um IP BR) isto independente da maquina.

ns1.revenda.com.br IP xxxxxxxxxxx

ns2.revenda.com.br IP xxxxxxxxxxx

Já na parte administrativa, o senhor acessar os VPS com cPanel DNS Only é adicionara TODAS as maquinas IPs, etc que o senhor tem, e estes faram a distribuição das zonas de DNS entre todas as suas maquinas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se entendi corretamente sua pergunta, você está querendo ter um dominio só em todos seus servidores, ou seja, um dominio para todos seus hostnames?

Se sim, vamos lá:

1. Para usar multiplos hostnames, é necessário que o servidor de DNS desse domínio seja redudante, por mais que sua estrutura seja excelente, faça-o por fora numa empresa especializada nisso. Eu faço isso com a Nettica. Essa conta na Nettica, só é importante para, e somente para, apontar os Hostnames

2. O próximo passo é criar os hostnames como entradas A e o IP do servidor, exemplo:

server1.meudominio.com.br IN A 192.168.1.1

server2.meudominio.com.br IN A 192.168.1.2

server3.meudominio.com.br. IN A 192.168.1.3

dns1.meudominio.com.br IN A 192.168.1.100

dns2.meudominio.com.br IN A 192.168.1.101

No meu caso, em vez de usar server1, server2, etc.. eu uso nome de cidades europeias: praga, madri, milao, porto, faro, paris, londres, roma.. enfim.. tem um monte. Cada país tem uma finalidade específica(Portugal = DNS, Espanha = Mysql e Firebird). Enfim, organize do jeito que você quiser os nomes, antes eu usava: alfa, beta, gama, delta, teta, epsilon... Outra vez um pouco antes usei: alfa, bravo, charlie, delta, eco, foxtrot... blalblablab. É bom planejar como será a nomenclatura antes e documentar, senão vira uma bagunça total depois. Inclusive na rede interna, bem como IPs (rede interna).

3. Esse passo é basicamente criar seu servidor de DNS. Note que: para não bagunçar o sistema, é melhor usar um segundo dominio nesse momento, porém, eu o fiz tudo com um mesmo.

ns1 IN A dns1.meudominio.com.br

ns2 IN A dns2.meudominio.com.br

4. Seguir a dica do Marcos: "Já na parte administrativa, o senhor acessar os VPS com cPanel DNS Only é adicionara TODAS as maquinas IPs, etc que o senhor tem, e estes faram a distribuição das zonas de DNS entre todas as suas maquinas"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?