Jump to content
Sign in to follow this  
VTFerreira

Design "responsive" Vale A Pena?

Recommended Posts

Colegas de fórum, já há algum tempo existem sites desenvolvidos para se adaptarem ao tamanho de tela e ao dispositivo de acesso, seja ele um desktop, tablet ou smartphone. O WordPress tem vários temas que funcionam desta forma.

Já vi gente reclamando de ter que ficar usando zoom e rolando horizontalmente a página para ler o conteúdo do site. Outros reclamam que se perde muito espaço útil ao trabalhar desta forma, e que o melhor é ter um site para cada dispositivo, especialmente celular.

Procurei no fórum mas não encontrei discussão a respeito, assim gostaria se alguém aqui utiliza este tipo de layout, ou se o acesso via celular é tal que valha a pena ter uma versão do site para mobile.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse tipo de layout se chama "grid fluído".

Eu particularmente acredito que você deve ter 2 websites, um mobile para celulares e um normal.

O mobile, só para smartphones mesmo, pois os tablets modernos já estão passando a barreira dos 1280px que acaba não justificando a necessidade de ter um layout só para os mesmos. No caso dos mobiles, o site deve ser refeito objetivando entregar num primeiro momento apenas as ferramentas necessárias para resolver as necessidades do internauta, nada de muito texto nas página iniciais ou similares, e sim mais recursos.

Quanto ao layout fluído em si, é complicadíssimo você manter a semântica do conteúdo em dispositivos com telas pequenas, como um celular, pois tudo fica empilhado...

Quanto ao acesso via celular, depende o tipo de serviço ofertado ao cliente.


Não respondo dúvidas em particular, nem via msn, bilhete elegante, PM, foto de mulher bonita no perfil, telegrama, pombo correio, sinal de fumaça, dança da chuva, fogueira, ou qualquer outra forma válida e/ou bizarra. Pergunte no fórum assim todos podem compartilhar a pizza.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como o joão paulo citou de forma perfeita, o melhor é a existência de dois websites, porque o usuário do mobile quer ter foco e conteúdo de qualidade rapidamente, enquanto no website o usuário tem mais facilidade de navegação e velocidade de internet.

Sendo assim, é no minimo interessante que apenas com o CSS você consiga montar dois layouts e carregar os mesmos alternando, assim você reduz tempo e programação, se não for possível, o melhor mesmo são duas pastas, com dois layouts diferentes, pois os dois públicos querem informações de forma e modo diferentes, não tem sentido entregar a informação da mesma maneira.


"Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe queixar-se." H.Ford

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu posso falar que é preciso qualquer empresa ter um site enquadrado, e bem estruturado. Como exemplo o Developer criar o site padrão para desktop com variações de dimensões em pixels, e pelo mobile que encaixa-se em tablets, smartphones.. para fazer isso é preciso você estudar um pouco de Css Media Querys, eu utilizo só para fazer testes com tablets.


Venda pela internet! - Boldag® (www.boldag.com)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu aposto no Responsive creio que está revolucionando a forma de integração do mesmo layout em todas as plataformas, olha o que este pessoal faz:

http://themeforest.net/item/gymbase-responsive-gym-fitness-template/2637028?WT.ac=category_item&WT.seg_1=category_item&WT.z_author=QuanticaLabs

Tem muita gente que se escandaliza quando se trata de layout pronto mas estou criando um novo portal para mim em cima de um material deste e poso dizer que o produto final é bem satisfatório


“Os administradores se centram nos problemas do momento; os líderes, na resolução dos problemas de amanhã.”

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.





×
×
  • Create New...