Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Marketing x overselling.


cryptowhale

Posts Recomendados

Olá Pessoal

Vou dar aqui uma colher de cha de minha experiencia.

Bom, pelo que leio, a maioria dos que responderam nunca trabalharam diretamente na administração de servidores numa empresa física, tendo contato ali com um ambiente crítico e com vários servidores interligados e que se caísse o BD voce estava despedido porque a empresa fatura mais de 2 milhões por dia.

O que ocorre é: Dificilmente, mas muito dificilmente voce usa um servidor acima de 60% da capacidade dele, somente servidores de BD's exclusivamente para essa finalidade que conseguem, servidor web, mal chega na casa dos 50%. Logo, você tem aí processador sobrando, memória sobrando, geralmente MUITO HD sobrando. Sabe o que os datacenters pensaram?

"Puts, tem tanto recurso sobrando e nós tendo que comprar mais máquinas para dar conta do recado". Aí veio alguém e falou "Cloud Server". Isso mesmo, Cloud Server nada mais é do que um overselling! Não está usando o servidor na capacidade máxima? Virtualize e faça cloud, ficou tão popular que agora os datacenters pegam geralmente um servidor do tipo "blade" e transforma-no em centenas de clouds, até que estejam utilizando eficientemente 80% ou mais dos recursos.

Logo, começa no Datacenter a história de Overselling.

Se voce tem um dedicado que é: Core 2 Duo, Celeron, Atom, Dual Core, Core i5, core i7, Phenom, Athlon XP, Semprom, ou qualquer coisa que não seja Opteron, Xeon, Pentium III ou Itanium, bem vindo, voce já está usando um Cloud Server. Esses processadores especificados acima, não são para servidores. E geralmente os Datacenters vendem muito Intel, mas na verdade, quem reina nos Datacenters é o Opteron da AMD, logo, ponto ao cloud. Com o avanço das tecnologias de virtualização, hoje é facil virtualizar um core 2 duo com um core i7, ou com um opteron.

Recomendo que façam overselling, mas um overselling inteligente, onde voce monitora memória, processador, picos de banda, frequencia dos picos, aí voce consegue estimar uma estimativa de over. Fazer Overselling em conta revenda não é proibido, mas estude o que voce está fazendo, eu considero loucura.

Overselling só compensa se voce tiver dedicado, aí sim, voce pode fazer o overselling, mas antes de fazer, verifique com o Cacti ou Monit/Munin seu uso de banda, processador e memória principalmente nos horários de pico e estime o overselling que voce pode fazer. Aí você ve o espaço que voce ainda tem no disco, o total de sites que voce já tem quanto eles consomem de processador,memória e banda(esse trio é o mais importante) nos horários de pico, e trace um comparativo.

Ah, outra coisa. JAMAIS façam overselling em VPS, ele não tem espaço em disco para SWAP e o resultado é desastroso, pois ao atingir o ápice da memória ou processador fica tudo mt lento e vai tudo abaixo.

A fórmula para um overselling perfeito, é descobrir: Onde há gargalo em seu servidor? Processador? HD? Memória? Banda?. Se for na memória, banda ou HD, o lado bom é que você pode adicionar mais... agora no processador, se o seu estiver num cloud, facilita a compra de mais nucleos. Geralmente o pessoal se preocupa muito com HD, o problema é processador/banda/memória.

Abraços

PS: Mesmo com servidor, sair vendendo 100GB, isso é super-mega-blaster-overselling. Até pq os maiores discos de servidor sao de +/- 2TB, aí no caso voce vai ter somente 20 clientes? O overselling que prego aqui, é aquele do tipo, voce tem 100GB em disco, logo, voce tem 100 contas de 1GB. Pq nao vender 120 contas de 1GB se o processador/Memória/Banda aguentarem, entenderam? Agora o mega-blaster-super-overselling, esse eu condeno veemente como todos voces. Até pq, no final das contas, 90% dos clientes dele usam o plano 1 e 10% o plano 2. Aí ele nao vende os planos de topo que geralmente dao um lucrinho maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@M. Maffezoli

Acho que não entendi bem, você gostaria de usar a estrutura para vender outras coisas? Do tipo que tem tickets e tal? Bacana a idéia.

@Jordan Miguel

Vou mandar sim, somente vou esperar uns 3 dias para ver se aparecem mais interessados, aí nós definimos uma equipe e começamos a brincar com isso.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uia Edvan, antes de Tudo, desculpe-me.

Sei que voce é o cara da WHMCS(frequento o teu blog há muito tempo), mas há de convir que nem todos gostam dela ou dos sistemas que tentam compia-la né? Sei lá,, mas o carrinho de compra é bem confuso, o painel de gerenciamento depois de logado também o é em sua página inicial. Sei que ela tem n1000000000 ferramentas, mas, acho-a mais voltado para quem já entende de hospedagem e o meu foco de mercado \\\'q para hospedantes de 1a que não querem, não devem, não sabem e nem tem tempo de entender sobre hospedagens. Eles só querem o site no ar e . final.

Construir um painel não é dificil, criar/suspender/excluir contas no cpanel/plesk usando o curl é relativamente simples, e isso é o que quero fazer inicialmente juntamente com a integraçao das formas de pagamento + gerenciador financeiro. As tarefas de monitoramente de portas/serviços com aviso via SMS(nem sei se a WHMCS tem isso) é a segunda prioridade.

Abraços

Joao Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa DyegoAV,

Vou esperar uns 3 dias a movimentaçao no post antes de escrever aos interessados com o briefing básico do projeto. Se cada um ajudar um pouco, nem que seja apenas 2 ou 3 funções, da para criar um projeto enorme com 5, 10 pessoas.

Obrigado e vamos aguardar.

Abraços

Joao Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Olá Gajos

Este é meu primeiro tópico na tão conceituada comunidade da Angélica e seu Marido Sr. XXXX(Me fugiu o nome).

Olá, fico muito feliz quando vejo gente de fora aqui. Mas eu estou muito mais curiosa para saber quem é o Sr meu marido???

João Paulo, o site é administrado apenas por mim.

Quanto ao gerenciador que seja uma alternativa ao WHMCS, eu já tentei, mas é complicado fazer algo assim. Os meios de pagamento são diferentes, os painéis também. Eu não ajudo por falta de tempo, mas tenho o sonho de fazer algo assim.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?