Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Marketing x overselling.


cryptowhale

Posts Recomendados

Sabemos que a maioria das "empresas" estão disponibilizando de overselling.

<span style="font-weight: bold">Prática comercial utilizada para oferecer gigas e terabytes de espaço a preços simbólicos onde os provedores oferecem planos de hospedagem acima da capacidade real suportada. Eles fazem isso acreditando que você não vá usar mais do que 10% do espaço adquirido, além de restringirem arquivos no servidor tais como mp3, vídeos, backups dentre outros. Ou seja, fazem overselling e restringem esperando que o cliente não utilize mais que 10% dos recursos contratados.</span>

O que vocês acham desse tipo de marketing que é utilizado para enganar os clientes somente visando o lucro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntinha mal feita e de finalidade duvidosa...

O que vc espera? Que alguém responda: <span style="font-weight: bold">"Opa, acho muito legal praticar overselling?"</span>

Além disso:

1. A definição de overselling está imprecisa em vários pontos:

- <span style="font-weight: bold">"utilizada para oferecer gigas e terabytes de espaço a preços simbólicos"</span>

- <span style="font-weight: bold">"acreditando que você não vá usar mais do que 10% do espaço adquirido"</span>

- <span style="font-weight: bold">"além de restringirem arquivos no servidor" </span>

- <span style="font-weight: bold">"esperando que o cliente não utilize mais que 10% dos recursos contratados"</span>

2. Não necessariamente os clientes são "enganados". O que acontece muitas vezes é que eles são "prejudicados". Porém praticar overselling, não significa descumprimento do que foi acordado. Um provedor pode oferecer um espaço que não está préviamente alocado àquela conta, e mesmo assim, ter condições de disponibilizá-lo no momento em que for preciso. Os bancos fazem exatamente isso. Se vc acha que o valor que aparece no extrato da sua conta está lá, guardadinho esperando por vc, está redondamente enganado. Seu dinheiro não está "alocado" na sua conta. O seu saldo é apenas o valor que vc tem direito a utilizar quando quiser. E cabe ao banco tê-lo disponível neste momento. Ele, por sua vez, conta com o fato de vc não precisar dele enquanto o usa para outros clientes. Aliás, fazendo uma analogia muito interessante, se todos os correntistas de um banco retirassem seu dinheiro ao mesmo tempo, o banco não teria como pagar a todos. Exatamente como se supõe do mal falado overselling (mas garanto que vc mantém sua conta no banco).

3. O overselling não é marketing e dizer que quem o pratica visa somente o lucro é ao mesmo tempo superficial e ingênuo. <span style="font-weight: bold">Superficial</span> pq a empresa pode visar outras coisas que não o lucro direto (aumento de share, contenção financeira - que não é o mesmo que lucro, aplicação de nova política, etc). O lucro é um processo final e depende de diversos fatores. Talvez vc esteja se referindo a aumento de receita (que novamente não é a mesma coisa que lucro) ou a ganho, no sentido mais abrangente da palavra. Neste caso, entra a segunda característica do comentário: <span style="font-weight: bold">Ingênuo</span>, pois haveria outra razão para essa prática que não fosse "ganhar", no amplo sentido da palavra?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lol Se defende overselling deve ser porque você também o faz ou tem uma revenda que ainda não atingiu nem 10% do que contratou.

E quando o fizer terá a conta suspensa e começará a evitar tais planos.

Pelo nível do seu username percebe-se que é um newbie, além de ignorante que não consegue assimilar uma simples pergunta pelo qual o intuito é somente fazer vocês pensarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro "serverconnect",

apesar da sua clara dificuldade na escrita (perceptível logo no primeiro texto deste tópico) não imaginei que vc tb tivesse dificuldades na leitura.

. Onde eu estou defendendo a prática de overselling?

. Quem disse que a pratico?

. Quem disse tenho uma revenda?

. Quem disse que não alcancei 10% do que supostamente eu teria contratado?

. Quem disse que tenho uma conta, e que esta será suspensa por planos que sequer possuo?

. Quem disse que sou newbie? (terminho mixurua de adolescente que ao invés de sair com alguma gatinha, passa as madrugadas jogando no pc)

Antes de vomitar essas baboseiras vc deveria reler o estúpido texto que escreveu no início deste tópico e em seguida, o meu. Talvez vc perceba que ao contrário do que vc balbuciou, eu não defendi o overselling. O que fiz foi esclarecer a quantidade enorme de sandices que vc conseguiu concentrar em tão poucas linhas, a respeito de um tema que deveria ser de pleno domínio de alguém que se intitula <span style="font-weight: bold">"serverconnect"</span>.

Mas ao contrário do que se esperaria de quem abre um tópico "para fazer outros pensarem", o seu texto mais desinforma do que informa, confundindo lucro com receita, marketing com propaganda e negócio com empresa.

Além desse show de abertura (com tantas definições imprecisas) o texto ainda consegue terminar com uma frase tão cafona quanto o próprio nick do autor.

Seria interessante imaginar quem o leitor, depois de ler esses textos, classificaria como newbie.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu entendi o que o Serverconnect quiz dizer, e no mercado hoje isso e uma realidade.

ex. Pessoas que possui um servidor dedicado com 500 GB de HD.

que oferece 200 a 300 Planos de Hospedagem de 80 GB cada. com a espêrença do cliente utilizar 5a 10% desse Recurso.

uma Empresa que tenho o potencial de oferecer até grandes Recursos é a UolHost e ela não faz isso.

o Maior plano deles é de 250 GB, e veja o preço R$ 199,00/mês agora oferecer 80 a 500 GB de Espaço em Disco por na média de 19,90 isso não existe realmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agencia Col,

Concordo e discordo um pouco do que você disse.

No caso da UOL Host eles claramente se beneficiam do nome deles para cobrar o absurdo que cobram, mas em contrapartida pecam muito no atendimento ao cliente, alem de eu ter sido vitima conheço várias outras pessoas que solicitaram cancelamento de serviços prestados por eles e continuaram sendo cobrados. Enfim, mesmo assim se eles tiverem 50 contas de revenda (conquistadas com o suor do trabalho que foi construir o nome deles e não desmereço isso) com 250 gb de espaço em cada uma, certamente estarão oferecendo overselling.

Acho que overselling é algo que sempre existiu mas que só agora muitas empresas perceberam como sendo um jeito de fisgar mais clientes, a questão é que gente como Uol, Locaweb e outras grandes, se o uso passar dos tais 10% (que acho pouco improvável ser só isso) consegue rapidamente solucionar a situação por possuir capital para investir em novos equipamentos e serem proprietarias de seus datacenter.

Agora realmente, perguntinha pra pensar é f... principalmente se não trouxer beneficio algum.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As pessoas somente irão entender quando tiverem seus próprios dedicados e verem como funciona isso na prática.

Impossível oferecer 100GB a preços simbólicos <span style="font-weight: bold">sem overselling</span>. 10 clientes seriam 1TB utilizados. Fora que independente se ampliar isso depois ou não, não faria sentido algum em adicionar muitos hds extras em um único servidor. Se for assim, a qualidade no geral ficaria precária, e a velocidade do link? lol Ficariam em 1kbps/sec de tanta gente compartilhando um mesmo ambiente..

Parece que somente o nosso amigo da Agência Col entendeu o que quis dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?