Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida] DNS Cluster e possível conflito


Fernando

Posts Recomendados

Olá amigos,

Este é o meu primeiro post aqui, estou entrando no ramo de servidores e hospedagem e estou com uma dúvida quanto a um caso que explicarei abaixo:

Eu tenho dois servidores dedicados(web01 e web02) e duas vps(ns1 e ns2), uma no brasil e outra la fora.

Esses dois servidores fazem cluster com essas duas vps rodando cpanel dns only.

Minha dúvida é a seguinte:

Se um dia eu precisar passar um site de um servidor para outro (Ex.: do web01 para web02) . Eu movendo o backup de um para o outro e restaurando via cpmove no whm, na hora que eu instalar no outro servidor irá dar algum problema de conflito no dns? Pois o servidor web02 ira publicar os dns nos vps e lá já vai ter o mesmo dns para tal dominio que estou transferindo.

Como devo proceder?

Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, eu não achei nada especifico para esse caso, mais acredito que deva ser essa solução mesmo, fazer backup, copiar para o outro servidor, terminar a conta no web01 e restaurar no web02. Só que essa solução num periodo curto de tempo o site poderá ficar fora do ar.

Alguem tem conhecimento em algum outra solução?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, eu não achei nada especifico para esse caso, mais acredito que deva ser essa solução mesmo, fazer backup, copiar para o outro servidor, terminar a conta no web01 e restaurar no web02. Só que essa solução num periodo curto de tempo o site poderá ficar fora do ar.

Alguem tem conhecimento em algum outra solução?

Obrigado

Creio que não ficará offline, pois basta efetuar o backup ainda com o site rodando, e após enviar para o outro servidor, você encerra a conta no server 01.. e após isto altere o DNS principal do domínio..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca termine a conta no servidor um antes de 72horas, senão o site poderá ficar fora do ar até a mudança ter sido propagada completamente.

E depois de mudar, resete a zona dns dos dominios da conta em questão no novo servidor, de forma a limpar qualquer eventual referencia ao servidor antigo.

Editado por Ryan Emmanuel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vocês não atentaram que os dois servidores estão ligados ao mesmo cluster de servidores de nome (nameservers) do cPanel.

Ou seja, pelo que entendi ele não consegue criar a conta no servidor 2 porque existe a zona de nomes nos vps do cluster.

Nesse caso, o downtime seria mínimo, já que o domínio já está apontado para os servidores de nome corretos.

Posso estar errado por não conhecer o cPanel e a solução do cluster de dns.

Editado por JMonteiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vocês não atentaram que os dois servidores estão ligados ao mesmo cluster de servidores de nome (nameservers) do cPanel.

Ou seja, pelo que entendi ele não consegue criar a conta no servidor 2 porque existe a zona de nomes nos vps do cluster.

Nesse caso, o downtime seria mínimo, já que o domínio já está apontado para os servidores de nome corretos.

Posso estar errado por não conhecer o cPanel e a solução do cluster de dns.

Realmente, nesse caso o downtime seria apenas o tempo para a conta ser encerrada em um servidor e importada no outro servidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas galera, vou fazer isso mesmo, fazer o backup, copiar par o outro servidor, encerrar em um e restaurar no outro... o downtime será minimo realmente...

abraço

Realmente, nesse caso o downtime seria apenas o tempo para a conta ser encerrada em um servidor e importada no outro servidor.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?