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Sobre venda de empresa de host


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3 horas atrás, wellingtonr disse:

tudo

Primeira coisa tenha um Jurídico, compra sem acompanhamento jurídico de ambas as partes quase sempre da uma ou outra dor de cabeça  

Aqui já comprei algumas empresas e carteiras, sempre acompanhado do meu jurídico, e o outro lado a mesma coisa 

É um processo relativamente simples, é mais a questão de negociação prazos, absorção ......

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Compramos 5 empresas de host nos últimos meses.


A primeira foi uma negociação de julho do ano passado, concretizada em outubro apenas, na ocasião compramos clientes e empresa, foi supertranquilo, fizemos um contrato (Embora o vendedor passou os dados de acesso no momento do aceite, o que eu particularmente acharia meio receoso se estivesse do lado vendedor) mas em resumo, incorporamos os clientes aos serviços de uma forma mais abrupta e em 3 meses predemos 60% dos clientes que não conseguiram se adaptar, por fim, atingimos o payback dos outros 40% que ficaram na base que segundo nossas pesquisas NPS estão super satisfeitos e hoje colhemos os resultados.

 

A segunda e a terceira empresa, pegamos por experiência os erros da primeira negociação e decidimos criar uma politica de fusão, ao qual já calculamos um percentual aceitável de perdas de ativos, também criamos um protocolo de migração white label (na prática só oficializamos uma fusão quando atingimos um payback, até lá mantemos uma marca paralelo usando os recursos de forma white label)

Infelizmente nessas duas empresas que compramos encontramos 2 problemas:

1° empresa - Vendeu os ativos, migramos, e depois o cara abriu uma segunda empresa, e levou de volta os clientes que havíamos comprado, onde movemos na ocasião um ação judicial que está em tramitação até hoje. Também aprendemos que precisávamos aperfeiçoar nosso contrato, colocando algumas cláusulas de exclusividade de mercado, etc.

2° empresa - Aprendemos nessa transação que a comunicação assertiva (sem deixar o cliente alone) cria um vinculo muito bom em termos de marca e produto. Então criamos uma politica de comunicação semanal, seja com webinares, e-mail, e até gestores que cuidam da carteira e o cara pode chamar o gestor sempre que precisar, diminuindo os chamados via SAC.
(Aqui notamos duas coisas, a primeira é que a carteira de clientes aceitou muito bem, e clientes cujo o pagamento é mensal fizeram updates em seus planos e contrataram novos produtos, o que aumentou a receita e diminuiu o risco...

A quarta empresa que adquirimos foi uma transação meio desconfiada do nosso lado, pois a empresa geria seus clientes via planilha de excel, a maioria dos clientes eram antigos, porém as renovações de produtos eram anuais, esses clientes também demandariam gerenciamento e manutenção de sites em alguns casos cobrando valores adicionais. Por considerarmos uma carteira de alto risco, dado uma série de critérios internos, acabamos optando por um parcelamento do valor pedido na carteira, bem como algumas cláusulas extras.

Resultado - Aprendemos que a probabilidade do cara renovar o plano é bem baixa, ainda não há 1 ano de carteira, mas pelos nossos dados preliminares, era uma carteira de clientes frios que já possuíam chance de encerrar contrato. A medida que o cliente tinha seu plano expirado e demandava renovação, ele simplesmente "sumia" do mapa, infelizmente nesse caso perdemos, 90% dos clientes comprados mas serviu de muito aprendizado para poder aperfeiçoar ainda mais nossa escolha de compra de carteiras.

 

A ultima empresa que compramos, na verdade foi uma negociação que durou 5 meses, super exaustiva, mas que demandava muito empenho e esforço em entender os dados, clientes, métricas e até mesmo criar um planejamento e uma gestão de risco... No final compramos a carteira, mas pagamos com ações da nossa própria empresa, os sócios antigos aceitaram fazer uma fusão em troca de sociedade. Eu confesso que por mais desafiadora que tenha sido, levando em consideração um algo grau de risco e uma negociação altamente complexa, envolvendo contadores, advogados, técnicos, e uma porrada de gente, conseguimos subir nossa base integrando 4500 novos clientes, e ainda ganhamos mais 4 sócios com mentes brilhantes que nos ajudam a tocar o barco.

 

Ainda sim, acho que vale muito a pena se arriscar comprando empresas e fusionando, com programas de gestão de risco, redução de custo, etc... 
Mas não pode ser tido como fonte de aquisição principal, pq é muito complicado lidar com esse tipo de negociação, as vezes aparece algumas pessoas mal intencionadas...

E também serve como alternativa de zelar por um ativo, que no google ads, tem sido cada vez mais concorrido e caro...

Nosso ultimo relatório mostrou em chegamos a pagar em torno de 240,00 no clique de determinados leads de hospedagem de sites, e hospedagem wordpress...

Um valor que eu particularmente acho bem salgado...


Mas a regra é diversificar, (e muito).

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