Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O whmcs é mesmo a única opção?


Qual gerenciador de hospedagem você usa?  

48 votos

  1. 1. Qual gerenciador de hospedagem você usa?

    • WHMCS
      36
    • Outro gerenciador gringo
      2
    • Outro gerenciador nacional
      10


Posts Recomendados

Não concordo com gerenciador open source - entendo que há um custo financeiro e de conhecimento enorme para desenvolver, dar suporte, resolver bugs,  e demais para simplesmente "dar de graça" para uma comunidade que irá ganhar dim dim com isso, não colabora e só reclama. Cito os CMS como o WordPress. Só Deus sabe quantos ganham em cima do WordPress.. mas um fração mínima colabora nos fóruns como voluntários e nas traduções. Já encontrei muito picareta que apenas remove as indicações do WordPress da plataforma, e vende a preço de ouro como se tivesse desenvolvido tudo sozinho, incluindo área administrativa, Tema e plugins.

A ideia de um gerenciador nacional pago é válida - tanto que uso o Isistem. Não é perfeito, tem alguns bugs, não tem MANUAL - não sei se o WHMCS tem. O Isistem não permite desenvolvedores parceiros, mas vem melhorando muito nos últimos meses, assim como seu suporte. Oferece muitas formas de pagamento nacionais ao cliente, o que é imprescindível.  É uma opção nacional e de menor custo ao WHMCS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutes ago, VTFerreira said:

Não concordo com gerenciador open source - entendo que há um custo financeiro e de conhecimento enorme para desenvolver, dar suporte, resolver bugs,  e demais para simplesmente "dar de graça" para uma comunidade que irá ganhar dim dim com isso, não colabora e só reclama. Cito os CMS como o WordPress. Só Deus sabe quantos ganham em cima do WordPress.. mas um fração mínima colabora nos fóruns como voluntários e nas traduções. Já encontrei muito picareta que apenas remove as indicações do WordPress da plataforma, e vende a preço de ouro como se tivesse desenvolvido tudo sozinho, incluindo área administrativa, Tema e plugins.

 

A preocupação em opensource não é com os que usam sem pagar; esses vão usar alguma coisa sem pagar, então tanto faz se é esse software ou outro. 

O que importa são os pagantes... e open-source atrai mesmo quem paga, pois ter acesso ao código garante continuidade na falta do fornecedor e permite conhecer precisamente o nível de segurança da informação associado a usar esse open-source. Você pode ver no histórico do fórum que eu há vários anos perguntei por gerenciadores, estava disposto a pagar, mas queria o fonte. 

Vender suporte é exatamente a forma mais convencional de quem desenvolve open-source ser remunerado. Para quem não paga, suporte só best-effort... 

Essa preocupação exagerada com o outro levar vantagem é um problema cultural do Brasil; quem se preocupa demais com os outros ganharem sem mérito, acaba mais preocupado com isso do que com ganhar dinheiro para si. É só colocar apenas dinheiro na equação que se chega à resposta. 


 



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço softwares open-source que são pagos.

Eles embutem um único arquivo fechado dentro do repositório que é responsável apenas de realizar a validação de licença, devolvendo a resposta ao resto do código.

O dono do repositório garante que esse DLL sempre deverá ser usado, se alguém copiar pra fora em outro repositório que mantenha o projeto paralelo (se conseguir), e pronto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Ok, primeiro, vamos deixar claro que a ideia é desenvolver uma solução simples, grátis ou de baixo custo, para quem está começando. Em nenhum momento pensei em substituir o WHMCS. Vejo tanta gente usando o whmcs pirata que pensei em oferecer algo "legal" com um mínimo de recursos para propiciar o gerenciamento inicial de quem está começando ou tem orçamento apertado.

19 horas atrás, Thiago Santos disse:

Eu não usaria nenhum outro gerenciador no momento, mas apoiaria totalmente um open source, minha primeira dica é criar ele pensando também em multi-moedas e multilinguagem, assim já fica até mais fácil de conseguir mais gente para a comunidade, mais cabeças para contribuírem, nosso país ainda não tem essa cultura de contribuir, apenas surrupiar.

De fato @Thiago Santos, para atrair gente de fora do Brasil seria interessante ter um serviço multi (moedas e idiomas). Com certeza o povo lá fora contribuiria, mas pensei em algo completamente BR.

19 horas atrás, rubensk disse:

Talvez convencer algum dos outros gerenciadores nacionais a mudar a licença e as pessoas colaborarem ? 

@rubensk, acho que vc deve lembrar do HostControl. Eu penso em algo exatamente naquela linha. Tenho o Jean no skype e de vez em quando pergunto do projeto, ele fala que pensa em trazer de volta. Seria ótimo se ele cedesse/vendesse o código para que nós tivéssemos uma base sólida de partida.

19 horas atrás, kirapax disse:

Acho que nao vale a pena investir em um projeto nacional, muito ja tem sua estrutura alicerçada no WHMCS e hostbill para migrar para uma mensalidade de igual valor acredito sem complicado, e menos que o valor cobrado pelo WHMCS nao vale a pena.

Não quero atrair as pessoas que já tem toda a sua base no WHMCS, minha ideia é uma solução simples de cobrança, gerenciamento de clientes e suporte.

19 horas atrás, aod7br disse:

E o Virtualmin? https://www.virtualmin.com/

Nao conheco, gostaria que alguem que pudesse expressar uma opiniao sobre ele.

O Virtualmin é um painel de controle, como o cpanel. Até onde sei ele não tem funções de gerenciamento de clientes/financeiro.

18 horas atrás, tekobr disse:

Volto a participar daqui só por causa dessa postagem da Angélica. A muito tempo atrás já foi cogitado esse projeto e vou repetir minha opinião. Primeiramente teria que focar apenas no gerenciamento financeiro, para pequenas empresas a integração para criar/encerrar/suspender sites não é prioridade, mas atender nossas peculariedades financeiras tem que ser o principal objetivo. Um sistema com cadastro de clientes seguindo nossos padrões (tem um nacional que segue os padrões do WHMCS, sem o campo de complemento e nem um campo separado só para o número do imóvel!), emissão de faturas mensais, integração com um sistema de boleto bancário no próprio sistema (coisa fácil com o projeto boleto PHP) e integração com os principais portais de pagamento (Moip, PagSeguro, Mercado Pago etc). Só isso já seria uma mão na roda para muita gente.

Maclei, vc resumiu bem o que penso em fazer. Exatamente isso aí. (Mais um sistema de ticket de suporte simples).

18 horas atrás, Tiago Nogueira disse:

Eu penso que tenha fazer o que é básico: Gerenciamento de pagamento e cadastro do cliente e processo da conta (criar, suspender e encerrar)

Exatamente!

11 horas atrás, VTFerreira disse:

Não concordo com gerenciador open source - entendo que há um custo financeiro e de conhecimento enorme para desenvolver, dar suporte, resolver bugs,  e demais para simplesmente "dar de graça" para uma comunidade que irá ganhar dim dim com isso, não colabora e só reclama. Cito os CMS como o WordPress. Só Deus sabe quantos ganham em cima do WordPress.. mas um fração mínima colabora nos fóruns como voluntários e nas traduções. Já encontrei muito picareta que apenas remove as indicações do WordPress da plataforma, e vende a preço de ouro como se tivesse desenvolvido tudo sozinho, incluindo área administrativa, Tema e plugins.

A ideia de um gerenciador nacional pago é válida - tanto que uso o Isistem. Não é perfeito, tem alguns bugs, não tem MANUAL - não sei se o WHMCS tem. O Isistem não permite desenvolvedores parceiros, mas vem melhorando muito nos últimos meses, assim como seu suporte. Oferece muitas formas de pagamento nacionais ao cliente, o que é imprescindível.  É uma opção nacional e de menor custo ao WHMCS.

Se a gente for pensar, este fórum é open source. Tudo aqui é livre, as pessoas pegam o que querem e usam como entendem. A minha ideia é (e sempre foi) ajuda. O meu lucro vem de programa de afiliados, banners no fórum e eventuais parcerias.

Empresas como a Automatic (do Wordpress), Mozilla (Firefox) não jogam o custo em cima do usuário final. Mas não pense que eles não ganham dinheiro. O Google pagou uns 200 ou 300 milhões pra Mozilla colocar eles como mecanismo de busca no Firefox. 

Sou fã deste modelo de oferecer tudo grátis pro cliente final e deixar o custo para quem tem interesse neste público.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendi que estávamos falando de um open source nacional e gratuito, alternativo ao WHMCS.

12 horas atrás, rubensk disse:

Essa preocupação exagerada com o outro levar vantagem é um problema cultural do Brasil; quem se preocupa demais com os outros ganharem sem mérito, acaba mais preocupado com isso do que com ganhar dinheiro para si. É só colocar apenas dinheiro na equação que se chega à resposta.

Entendi sua lógica e concordo, mas como você mesmo disse: "tem que colocar dinheiro na equação", e como estamos no Brasil a cultura do jeitinho, do ser "esperto" é regra ao invés de exceção. O que não pode é dizer que o desenvolvedor tem que trabalhar de graça, mas ok, open source contribuindo com o desenvolvimento. A impressão que tenho é que no Brasil é bem mais raro doar dinheiro para custear um projeto do que em outros países.

 

2 horas atrás, AngelCosta disse:

Ok, primeiro, vamos deixar claro que a ideia é desenvolver uma solução simples, grátis ou de baixo custo, para quem está começando. Em nenhum momento pensei em substituir o WHMCS. Vejo tanta gente usando o WHMCS pirata que pensei em oferecer algo "legal" com um mínimo de recursos para propiciar o gerenciamento inicial de quem está começando ou tem orçamento apertado. (...)

 

Se a gente for pensar, este fórum é open source. Tudo aqui é livre, as pessoas pegam o que querem e usam como entendem. A minha ideia é (e sempre foi) ajuda. O meu lucro vem de programa de afiliados, banners no fórum e eventuais parcerias.

Empresas como a Automatic (do Wordpress), Mozilla (Firefox) não jogam o custo em cima do usuário final. Mas não pense que eles não ganham dinheiro. O Google pagou uns 200 ou 300 milhões pra Mozilla colocar eles como mecanismo de busca no Firefox. 

Sou fã deste modelo de oferecer tudo grátis pro cliente final e deixar o custo para quem tem interesse neste público.

Essa é minha dúvida: "oferecer tudo grátis pro cliente final"; "as pessoas pegam e usam como entendem";"e deixar o custo para quem tem interesse nesse público";"tanta gente usando o WHMCS pirata". Esqueçamos o "lucro", pensando apenas em custos de desenvolvimento.. organiza-se o projeto e encontra-se profissionais capacitados e dispostos, e os interessados neste público para bancar os custos - patrocinadores. Vem o cliente final - brasileiro que não desiste enquanto não enganar e tirar vantagem, e remove do código banners e espaços publicitários dos patrocinadores. Um que faça isso não quebra ninguém, mas e se forem muitos ou até a maioria? Se os patrocinadores forem filantropos ou entusiastas do open source ok, caso contrário o projeto morre - desde que comecei a trabalhar com hospedagem vi vários projetos open source caírem no esquecimento. Não é possível um meio termo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde à todos, Faz tempo que não apareço por aqui. Procurando algo sobre php no google, encontrei este tópico.

Bom, estou meio fora do ramo de hospedagem, mas já utilizei whmcs, soft4you, Account Labplus, Box Billing, Phpcoin, The hosting tool, HostBill(Neste eu cedi uma sandbox Moip para criação do módulo, logo no comecinho deles) e talvez alguns outros que eu não lembre, sendo a maioria para fins de testes. Para implementar na hospedagem mesmo, foram somente soft4you, whmcs e hostbill, respectivamente. Também já criei algo básico para uso próprio.

Neste tempo de afastamento percebi que o whmcs cresceu, evoluiu bastante, mas com certeza ficou complexo demais aderindo à recursos que muitos não utilizam e sendo confuso para os mais inexperientes no mercado.
Nada à reclamar. O sistema é bom, o preço é bom e o dollar é caro.

Estou deixando um salve, pois estou desenvolvendo um sistema para o gerenciamento financeiro das empresas de hospedagem. Ainda está no começo, mas é um trabalho à médio prazo.

O sistema será um CMS, contendo como padrão os Módulos de Usuários, Páginas, Blog, Configurações do Site e Formulário de Contato.
À parte está sendo desenvolvido o módulo de gerenciamento financeiro para quem trabalha com Hospedagem de Sites e afins.

O sistema irá oferecer inicialmente:

Módulo SMS, ideal para enviar e receber notificações pra um número de celular(Ex.: Cadastro de Novos Clientes e itens relacionados a cobrança de faturas e Tickets de suporte). Estou testando algumas empresas gringas e nacionais com números curtos, inclusive para SMS de voz.

Módulo de Cobrança, Pedidos e Faturas, inicialmente com boleto bancário e PagSeguro.
Módulo Suporte, para a abertura de chamados via tickets.
Módulo FAQ, para cadastrar uma base de conhecimento à ser pesquisada pelo cliente antes dele abrir um ticket de suporte
Módulo Servidor, inicialmente integrado com os painéis centos-webpanel.com e cpanel.com(criar/excluir/suspender/ativar)
Módulo Domínios, inicialmente integrado com resellerclub.com e registro.br(este para verificação de disponibilidade de domínio)
Módulo Cron, para sincronizar e executar tarefas automaticamente
Módulo Dashboard, página inicial da administração com um resumo dos recursos do sistema
Módulo Script de Importação, para importar dados de outros sistemas do gênero
Outros Módulo, algumas coisas básicas que sejam necessárias, que talvez posam ser adicionadas conforme venha surgindo novas atualizações.

O sistema é totalmente focado no público brasileiro, inclusive o formulário de cadastro. Haverá a opção para habilitar e desabilitar o cadastro simples ou completo.
Cadastro Simples: geralmente nome de usuário, email e senha
Cadastro Completo: Todos os dados básicos do cliente, incluindo endereço.
O CPF ou CNPJ será requerido tanto para o cadastro simples, como para o completo, coisa que eu acho que já deveria existir em todos os sistemas on-line, seja empresa ou não. Até porque, se a pessoa fizer algo ilegal no seu servidor, ajudará na localização do mesmo para motivo de força maior, se necessário,  assim você não leva a responsabilidade pela infração alheia.

O sistema está todo em Português do Brasil e possui arquivos para tradução em outros idiomas e sistema de gerenciamento de templates.
Nas atualizações, irei colocar moedas e formas de cadastro para outros países.

O sistema foca em ser básico, mas sempre completo. Podendo cada um instalar o que desejar através da Biblioteca de Módulos, seja pra o ramo de hospedagem ou não. Mas caso prefira, poderá criar seu próprio módulo obtendo o auxílio da documentação do sistema.

Se tratando de um CMS, não terá a necessidade da empresa de hospedagem ter dois sistemas instalados. Tipo, o WordPress para criar e gerenciar o site e o whmcs para gerenciar os clientes e serviços. Não estou comparando, é apenas um exemplo.

O sistema não será open-source, não será gratuito.
Isto me custa tempo, é o meu trabalho e eu valorizo, mas acredito que inicialmente posso disponibilizar a Licença Master à preço popular de R$16,00 e Licença Slave(para revenda) à R$9,00, não sendo necessário comprar um mínimo de licenças, bastando como requisito apenas ter uma licença Master.

O projeto está sendo desenvolvido em PHP 7, utilizando CodeIgniter 4.0 e AdminLTE Control Panel Template 2.4.0.
Sei que você tem razão, realmente o CodeIgniter 4 ainda não foi lançado, mas o meu sistema também não e, como falei, é um trabalho à médio prazo.
Pensei em utilizar o CakePHP, até fiz algumas coisas nele no início, mas preferi o CodeIgniter.

É isso, fico por aqui!

Segue as telas de listagem e cadastro de usuários.

46aPIafzuknCG0ol-8MBU6C50fdtXgaN2l-JOJlW

wnEJgvy7lHA_9dK6dPMhetxbhhl5cphitgCL9OnV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, VTFerreira said:

Eu entendi que estávamos falando de um open source nacional e gratuito, alternativo ao WHMCS.

Entendi sua lógica e concordo, mas como você mesmo disse: "tem que colocar dinheiro na equação", e como estamos no Brasil a cultura do jeitinho, do ser "esperto" é regra ao invés de exceção. O que não pode é dizer que o desenvolvedor tem que trabalhar de graça, mas ok, open source contribuindo com o desenvolvimento. A impressão que tenho é que no Brasil é bem mais raro doar dinheiro para custear um projeto do que em outros países.

Não se preocupe com os ditos "espertos". A questão é ver como motivar quem já se dispõe a pagar por implantação, suporte, customização a contribuir $, entender pq eles vão tirar o dinheiro da carteira. Um n-zilhão de pão duros vão usar também ? Sim, mas isso não importa. Pelo contrário, pode ser a prova social de que os caras que paguem precisem para decidir pagar.

Tem que ser sniper na carteira dos pagadores, e não tentar jogar granada nos não-pagadores...



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Flavio Cesarino disse:

Boa tarde à todos, Faz tempo que não apareço por aqui. Procurando algo sobre php no google, encontrei este tópico.

Bom, estou meio fora do ramo de hospedagem, mas já utilizei WHMCS, soft4you, Account Labplus, Box Billing, Phpcoin, The hosting tool, HostBill(Neste eu cedi uma sandbox Moip para criação do módulo, logo no comecinho deles) e talvez alguns outros que eu não lembre, sendo a maioria para fins de testes. Para implementar na hospedagem mesmo, foram somente soft4you, WHMCS e hostbill, respectivamente. Também já criei algo básico para uso próprio.

Neste tempo de afastamento percebi que o WHMCS cresceu, evoluiu bastante, mas com certeza ficou complexo demais aderindo à recursos que muitos não utilizam e sendo confuso para os mais inexperientes no mercado.
Nada à reclamar. O sistema é bom, o preço é bom e o dollar é caro.

Estou deixando um salve, pois estou desenvolvendo um sistema para o gerenciamento financeiro das empresas de hospedagem. Ainda está no começo, mas é um trabalho à médio prazo.

O sistema será um CMS, contendo como padrão os Módulos de Usuários, Páginas, Blog, Configurações do Site e Formulário de Contato.
À parte está sendo desenvolvido o módulo de gerenciamento financeiro para quem trabalha com Hospedagem de Sites e afins.

O sistema irá oferecer inicialmente:

Módulo SMS, ideal para enviar e receber notificações pra um número de celular(Ex.: Cadastro de Novos Clientes e itens relacionados a cobrança de faturas e Tickets de suporte). Estou testando algumas empresas gringas e nacionais com números curtos, inclusive para SMS de voz.

Módulo de Cobrança, Pedidos e Faturas, inicialmente com boleto bancário e PagSeguro.
Módulo Suporte, para a abertura de chamados via tickets.
Módulo FAQ, para cadastrar uma base de conhecimento à ser pesquisada pelo cliente antes dele abrir um ticket de suporte
Módulo Servidor, inicialmente integrado com os painéis centos-webpanel.com e cpanel.com(criar/excluir/suspender/ativar)
Módulo Domínios, inicialmente integrado com resellerclub.com e registro.br(este para verificação de disponibilidade de domínio)
Módulo Cron, para sincronizar e executar tarefas automaticamente
Módulo Dashboard, página inicial da administração com um resumo dos recursos do sistema
Módulo Script de Importação, para importar dados de outros sistemas do gênero
Outros Módulo, algumas coisas básicas que sejam necessárias, que talvez posam ser adicionadas conforme venha surgindo novas atualizações.

O sistema é totalmente focado no público brasileiro, inclusive o formulário de cadastro. Haverá a opção para habilitar e desabilitar o cadastro simples ou completo.
Cadastro Simples: geralmente nome de usuário, email e senha
Cadastro Completo: Todos os dados básicos do cliente, incluindo endereço.
O CPF ou CNPJ será requerido tanto para o cadastro simples, como para o completo, coisa que eu acho que já deveria existir em todos os sistemas on-line, seja empresa ou não. Até porque, se a pessoa fizer algo ilegal no seu servidor, ajudará na localização do mesmo para motivo de força maior, se necessário,  assim você não leva a responsabilidade pela infração alheia.

O sistema está todo em Português do Brasil e possui arquivos para tradução em outros idiomas e sistema de gerenciamento de templates.
Nas atualizações, irei colocar moedas e formas de cadastro para outros países.

O sistema foca em ser básico, mas sempre completo. Podendo cada um instalar o que desejar através da Biblioteca de Módulos, seja pra o ramo de hospedagem ou não. Mas caso prefira, poderá criar seu próprio módulo obtendo o auxílio da documentação do sistema.

Se tratando de um CMS, não terá a necessidade da empresa de hospedagem ter dois sistemas instalados. Tipo, o WordPress para criar e gerenciar o site e o WHMCS para gerenciar os clientes e serviços. Não estou comparando, é apenas um exemplo.

O sistema não será open-source, não será gratuito.
Isto me custa tempo, é o meu trabalho e eu valorizo, mas acredito que inicialmente posso disponibilizar a Licença Master à preço popular de R$16,00 e Licença Slave(para revenda) à R$9,00, não sendo necessário comprar um mínimo de licenças, bastando como requisito apenas ter uma licença Master.

O projeto está sendo desenvolvido em PHP 7, utilizando CodeIgniter 4.0 e AdminLTE Control Panel Template 2.4.0.
Sei que você tem razão, realmente o CodeIgniter 4 ainda não foi lançado, mas o meu sistema também não e, como falei, é um trabalho à médio prazo.
Pensei em utilizar o CakePHP, até fiz algumas coisas nele no início, mas preferi o CodeIgniter.

É isso, fico por aqui!

Segue as telas de listagem e cadastro de usuários.

46aPIafzuknCG0ol-8MBU6C50fdtXgaN2l-JOJlW

wnEJgvy7lHA_9dK6dPMhetxbhhl5cphitgCL9OnV

Você já tem ideia de quando vai lançar esse seu sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?