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A escrita correta interfere na credibilidade de uma empresa?

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Olá! Sim, o tema é: ortografia.

 

Recentemente, precisamos migrar toda a nossa estrutura de hospedagens. Fomos ao mercado pesquisar empresas que pudessem atender a nossa demanda. Entre vários pontos e requisitos técnicos, um dos fatores que levei em consideração foi a forma como o atendente/téc. suporte respondia as dúvidas que foram enviadas (ticket/fale conosco).

 

A correta escrita, na minha opinião, tem influência na credibilidade que a empresa apresenta. Na minha equipe, frequentemente compartilhamos dicas e exemplos de erros que ocorrem com o nossa querida Língua Portuguesa. 

 

O que vocês acham? 

 

Abraço.

 

 

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"031-9191-8800 chamando no meu celular TIM com chip de São Paulo, que só uso para falar com meus pais em BH. Insiste. Atendo. Só ruídos. Preocupado, ligo para meus pais, estão bem. O número desconhecido com prefixo de BH liga mais uma vez:

- Alô?
- É o seu ***** ?
- Quase isso.
- Aqui quem tá falano é da TIM, nóis verificamo cu sinhô sempre carrega seu celulá e põe crédito pá falá cus ôtro TIM, e purisso foi selecionado e nóis tem uma promoção cocê fala cum TIM tudo sem pagá quano é ditim patim...
- Não tenho interesse.
- O sinhô tem um Óti Zap?
- Truco!
- Ahn???
Ela soletra, didaticamente:
- Uó... Ti... Zápi! Sô tem ô num tem?
- Não nesse número.
- Mas óia, nossa promoção é muito boa puirrrque...
- Eu acho que você não é da TIM
- Quê?
- Eu não acredito que você seja funcionária da TIM.
- Puirrrquê?
- Pelo seu português. Não acredito que uma empresa séria cometeria tantos erros. Deve ser golpe, não tenho interesse.
- Mais ô sô da TIM...
- Eu não creio. A empresa não se prestaria a um papel desses. Sinto muito. Creio que você seja uma golpista, e o seu português lhe denunciou.
A atendente se desespera. Começa a dizer em sequência TODOS os meus dados cadastrais a que tem acesso:
- Ô tô veno cu sinhô fez seu prano no dia X do X de 2012. Num foi?
- E eu sei lá, minha "fia"?
O sinhô tem 74 reais e 52 centavos de credito que vão ispirrá no dia tanto do tanto...
- Saúde!
- O sinhô num é o******  que blá blá blá blá blá...
- Tenha um bom dia. Boa sorte da próxima vez.
Existem mil e uma maneiras criativas de se livrar do maldito telemarketing ativo. Qual é a sua?"

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uma coisa que sempre alerto minha equipe é boa fala/escrita sem girias/abreviações usadas na internet e educação.

Por favor, senhor, senhora, etc.... Pode ser um jovem de 13 anos hospedando site de habbo, trate como uma pessoa de 40.


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"031-9191-8800 chamando no meu celular TIM com chip de São Paulo, que só uso para falar com meus pais em BH. Insiste. Atendo. Só ruídos. Preocupado, ligo para meus pais, estão bem. O número desconhecido com prefixo de BH liga mais uma vez:

- Alô?

- É o seu ***** ?

- Quase isso.

- Aqui quem tá falano é da TIM, nóis verificamo cu sinhô sempre carrega seu celulá e põe crédito pá falá cus ôtro TIM, e purisso foi selecionado e nóis tem uma promoção cocê fala cum TIM tudo sem pagá quano é ditim patim...

- Não tenho interesse.

- O sinhô tem um Óti Zap?

- Truco!

- Ahn???

Ela soletra, didaticamente:

- Uó... Ti... Zápi! Sô tem ô num tem?

- Não nesse número.

- Mas óia, nossa promoção é muito boa puirrrque...

- Eu acho que você não é da TIM

- Quê?

- Eu não acredito que você seja funcionária da TIM.

- Puirrrquê?

- Pelo seu português. Não acredito que uma empresa séria cometeria tantos erros. Deve ser golpe, não tenho interesse.

- Mais ô sô da TIM...

- Eu não creio. A empresa não se prestaria a um papel desses. Sinto muito. Creio que você seja uma golpista, e o seu português lhe denunciou.

A atendente se desespera. Começa a dizer em sequência TODOS os meus dados cadastrais a que tem acesso:

- Ô tô veno cu sinhô fez seu prano no dia X do X de 2012. Num foi?

- E eu sei lá, minha "fia"?

O sinhô tem 74 reais e 52 centavos de credito que vão ispirrá no dia tanto do tanto...

- Saúde!

- O sinhô num é o******  que blá blá blá blá blá...

- Tenha um bom dia. Boa sorte da próxima vez.

Existem mil e uma maneiras criativas de se livrar do maldito telemarketing ativo. Qual é a sua?"

 

Isso me fez lembrar de um SMS que eu recebi semana passada de um cadeieiro do Ceará me informando que fui ganhador de R$ 25.000 + um carro, uma casa e etc. Retornei o SMS dizendo que ele não passava de um coitado golpista. 2 dias depois ele me ligou informando que iria me matar por tê-lo xingado.  :lol:


Não tenha medo de tentar nem se culpe quando fizer algo que não dê certo.

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Já vi essa molecada chamando cliente de "Mano" é ridículo, não só ortografia mas também a forma que conversa/atende.


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