Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Luta contra spammers - Registro.br


Posts Recomendados

Nem perde tempo, o registro.br não faz nada, só embolsa dinheiro e gasta uma fortuna patrocinando "pesquisas" dos seus diretores acadêmicos.

Não investem um centavo pra promover o negócio e educar a população sobre o que são domínios.

Além de serem coniventes com fraudes como a BRregistro que manda spams usando os dados públicos do Registro.br.

Também, qualquer phpzinho o cara consegue pegar os dados.

Tem empresa de Hosting ai que registra domínios usando só um PHP, nem credenciado no registro é....

Sent from my iPhone using Tapatalk

Eita @rubensk !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da uma olhada na página Nic.br/transparencia

Olha a linha do DRE referente a "Serviços de Terceiros e Instituições de Pesquisa" - R$22.492.621 gastos em 2014.

Quais são os resultados destas pesquisas? O curioso é que muitos membros do conselho são acadêmicos e pesquisadores.

Outra linha interessante: Salários e Encargos

R$31.663.286 em 2014

Para uma empresa pequena, com em torno de 50 colaboradores isso dá um salário médio mensal de R$24mil.

Gastam mais com viagens (5 milhões) do que com Infraestrutura (2 milhões).

Enquanto isso, num país com 200 milhões de habitantes, 13 milhões de micro empresas, 6 milhões de PMEs, 50% de penetração temos apenas 3.6 milhões de domínios. Com um tímido crescimento de 6% ao ano.

Na minha humilde opinião, o Nic deveria promover o negócio de domínios da mesma forma como a Bovespa promoveu o acesso ao investimento em ações quando aquele foi liberado para pessoas físicas.

Já que o registro faz atacado e varejo, não tem nenhum tipo de incentivo para nós hostings credenciados, deveriam ajudar pelo menos a aumentar o mercado ao invés de ficar sentados em cima de PTTs e fóruns técnicos de IPV6 que não amplia mercado.... Uma pena.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem perde tempo, o registro.br não faz nada, só embolsa dinheiro e gasta uma fortuna patrocinando "pesquisas" dos seus diretores acadêmicos.

Não investem um centavo pra promover o negócio e educar a população sobre o que são domínios.

Além de serem coniventes com fraudes como a BRregistro que manda spams usando os dados públicos do Registro.br.

Também, qualquer phpzinho o cara consegue pegar os dados.

Tem empresa de Hosting ai que registra domínios usando só um PHP, nem credenciado no registro é....

Sent from my iPhone using Tapatalk

 

O NIC.br é o veículo com presença jurídica do CGI.br no financiamento de pesquisas; o dinheiro pode ter sido arrecado pelo NIC.br através do serviço Registro.br, mas quem dá destino a ele é o CGI.br, que representa todos os setores da sociedade. Apesar de dois dos diretores darem aulas em uma universidade(PUC-SP), o que é usual para gente de alta senioridade, eu não sei de nenhum projeto que seja realizado com essa universidade em particular... há muitos projetos em parceria com várias outras instituições acadêmicas e governamentais, como o ITS, FGV, FIA/USP, IBGE. E nenhum deles tem relação com diretores do NIC.br.

O NIC.br tem que reinvestir tudo que arrecada, dado ser empresa sem fins lucrativos; alguma parte é investido em domínios (como por exemplo os vídeos educativos que foram recentemente lançados, https://www.youtube.com/watch?v=RwN9uEomv-I e

), e em toda a infra-estrutura do serviço de registro, mas a maior parte é investida em outros projetos para melhoria da Internet no Brasil, como o PTT-Metro, que hoje já escoa 700 Gbps de tráfego de interconexão; o CERT.br, para coordenação e melhoria de segurança; o CETIC.br, para estatísticas e tendências (cujas pesquisas o NIC.br custeia mas ficam publicadas gratuitamente no http://cetic.br);o W3c.br e o Ceweb.br para melhoria de uso de padrões Web no país; o SIMET (http://simet.nic.br) para medição de qualidade de acesso (iniciativa que já fez as operadoras se mexerem nisso); o NTP.br para sincronismo de tempo com a hora legal brasileiro, e diversos outros. 

 

O Registro.br não é conivente com fraudes, mas não é polícia ou órgão judicial; o Registro.br pode e leva vários desses à atenção de autoridades, mas apesar da clara má fé, o golpe dos boletos, assim como golpes de contribuições associativas nos quais eles se inspiraram, estão no limite da lei. O acesso ao WHOIS tanto é limitado que em outros tópicos o pessoal fica me batendo por estar caindo no bloqueio, em outros fóruns por não ter acesso para usar os dados do WHOIS como indicador em anti-spam... ontem mesmo foi bloqueada a consulta por CPF/CNPJ para quase todas as operadoras de acesso brasileiras (as internacionais já ficam quase sempre bloqueadas mesmo) porque estava ocorrendo um scan distribuído. 

 

Sobre empresas não credenciadas que registram .br, existem vários casos diferentes:

- Há duas empresas credenciadas que se dispõe a prestar serviço automatizado a terceiros. Eu inclusive gostaria que eles se estabelecem melhor, pois a integração direta com o Registro.br é mais complexa técnica e economicamente; pode ser algum cliente dessas duas empresas. 

- Um certo host grande do RS automatizou lidar com a interface web (que nunca teve como objetivo quebrar automação, mas também nunca se dispôs a ser uma API), e nós sabemos que ele também revendia esse acesso automático... mas é bem provável que você logo veja essa empresa como credenciada ao invés de usar a interface Web. É só ver os IDs nos domínios que fica bem claro quem é o host. 

- Tem quem não seja credenciado que faz registro de .br de maneira off-line; o cliente manda os dados e alguém vem e cadastra na Web. Mesmo quem não é credenciado pode usar o isavail (http://registro.br/tecnologia/provedor-hospedagem.html?secao=disponibilidade) para não vender domínios já registrados. Eu acho essa oferta temerária porque no meio-tempo alguém pode registrar, e vai ser difícil comprovar que não houve dolo ou negligência nessa perda do nome do que o cliente queria, mas muita gente faz assim. 

 

Eu sugiro ler mais sobre as atividades do NIC.br em http://nic.br/servicos/; todas elas são custeadas com registro de domínios, que é a única receita da empresa. O custo de registro de domínio nunca subiu, e é oferecido pelo mesmo valor desde 2003. Você deve ter notado que nesses 12 anos houve bastante inflação, e ainda sim o valor permanece, o que na verdade indica que o valor real arrecadado é menor... isso é possível graças a algum ganho de escala, mas a conta está ficando meio apertada. Não fosse uma provável redução que devemos ter na carga tributária em função de vitória num litígio, talvez já fosse necessário reajustar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que com um potencial gigantesco os domínios ativos só crescem 6% ao ano?

O que vocês tem feito para mudar isso, já que você institucionalizou a resposta?

Não vai me dizer que a produção de um videozinho de 20mil reais com veiculação somente na página do registro vai mudar alguma coisa.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que com um potencial gigantesco os domínios ativos só crescem 6% ao ano?

O que vocês tem feito para mudar isso, já que você institucionalizou a resposta?

Não vai me dizer que a produção de um videozinho de 20mil reais com veiculação somente na página do registro vai mudar alguma coisa.

Sent from my iPhone using Tapatalk

 

O .br está na lista de ccTLD de alto crescimento de uma referência bastante respeitada na área, o Zooknic:

 

 8910b.gif

 

(Fonte com o artigo todo: http://www.circleid.com/posts/20150505_a_look_at_the_current_state_of_cctld_particularly_in_europe/ )

 

Se você ver os outros que estão crescendo bastante, dois o estão por terem sentido fora do país: .co usado como "company" e como substituo de .com já ocupado, e .it como "Information Technology". O único ccTLD que está mesmo crescendo dentro do seu mercado é o .cn, na China... em parte porque a China está crescendo (compare a taxa de crescimento do .br com a do PIB brasileiro, e o .br ganhou em todo ano para o qual eu fiz a conta), em parte porque a China há uns tempos atrás derrubou tipo 2/3 ou mais dos registros que eles tinham ao imporem restrições cadastrais, então eles ainda estão se recuperando dessa queda gigante. 

 

Quanto mais domínios um TLD, menor é o crescimento percentual dele... a maioria tem uma tendência a um número estável de novos domínios por mês em números absolutos. O .com por exemplo já está quase estável, pois é difícil crescer % quando se tem 100M de registros... 

 

... eu não tenho como te afirmar que o .br está seguindo o potencial dele ou não. Mas quando já se tem 99% do mercado entre empresas com 10 funcionários ou mais (http://cetic.br/tics/empresas/2013/geral/B8B/), e algo como 85 a 90% do mercado como um todo, só se cresce com aumento do mercado. O market-share de não .br só tem diminuído nos últimos anos, reflexo (ou causa) do fechamento do escritório da Verisign no país... 

O que possivelmente melhore isso é o aumento da penetração de Internet no país, e os esforços de aumento de competividade no mercado de acesso via PTT-Metro e de transparência da situação de qualidade (ou falta dela) via SIMET tendem a no futuro gerar mais cidadãos e empresas que tenham algo a dizer ou oferecer ao mundo e para isso precisem de um domínio. Então enquanto fazer os vídeos custou 5-dígitos, a gente investe algo tipo 7-dígitos só nesses 2 projetos que mencionei. Mas diferente da galinha, que bota um ovinho e cacareja para todo lado, a filosofia da organização é de pata, que bota um ovo grande e não faz barulho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, o cgi.br é a piada =p

 

So sei do que deve ter de safadeza..

 

 

Já dizia um professor meu de Geografia: "O Brasil é uma maravilha, Natureza rica e solo fértil....o que o estraga é o povo."

 

Educação e inclusão digital são obrigações do governo, e não do Nic.br nem do CGI.br. Penso que o NIC.br deveria ser focado no atendimento, regulamentação e fiscalização de pessoas físicas e jurídicas que trabalham com a Internet brasileira - entenda-se que tem algo relacionado à Internet brasileira, como um site, blog, servidor, aplicativo, software, serviço, portal, etc.

 

A própria definição de CGI diz isso - Comitê Gestor da Internet - portanto deveria não apenas regular mas ter presença ativa contra spammerss e criminosos cibernéticos. Se você não paga seus impostos, a Receita Federal vem para cima; se desrespeita as regras de trânsito o Detran não perdoa.. se usa a Internet para ofender e roubar, o CGI.br e o NIC.br nada.

 

Mas não é culpa deles.. Nic.br e demais tem a obrigação de fazer tudo que está em seus respectivos estatutos e leis que os regulamentam e nem uma virgula a mais. A culpa é de um bicho estúpido chamado eleitor brasileiro, que vota sempre no mais popular ou joga o voto fora . Se houvessem leis permitindo e obrigando o Registro.br a bloquear CPF's e CNPJ's de spammers, eles fariam, mas o povo besta vota em Collor, Sarney (finalmente aposentou), Tiririca, PT, PSOL, etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?