Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cpanel Only Dns - Sim ou Não ?


MichelGomide

Posts Recomendados

Olá colega, gostaria de tirar uma dúvida:

 

Se recomendam o cpanel only dns para quem tem vps EUA como revenda, pois me orientaram fazer o seguinte:

 

alugar 2 vps br e instalar o cpanel only dns, cada vps com 1 ip então surgiu minha dúvida, preciso registar 1 domínio para cada vps ?  por exemplo

 

vps br 1 - ip 1 - domínio1 tipo ns1.dominio1.br

vps br 2 - ip 2 - domínio2 tipo ns2.dominio2.br

 

e no servidor principal colocar estes ns's na configuração do cpanel, é isto ?

última dúvida, melhora algo ? é perceptível tal melhora ?

 

ou deixo pra lá essa idéia, o que podem me dizer ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser 2 US mesmo, não tem diferença significativa de desempenho. Apenas hora ou outra a resolução do DNS vai estar com ping maior (porém igual a que você tem hoje).

 

 

Você precisará de apenas 1 domínio, nos hostnames ficará algo assim:

VPS1 dns1.meudominio.com.br 

VPS2 dns2.meucominio.com.br

 

Crie uma conta meudominio.com.br  no seu dedicado apenas para você gerenciar esse DNS. E poderá por lá criar os ns1 e ns2 para você fornecer a seus clientes. É importante lembrar que seus clientes também poderão usar nameservers próprios, bastando usar os mesmos IPs de seu NS1  e NS2.

 

Quanto ao desempenho, em termos de carga no sistema melhora uns  10% apenas. A única coisa boa é que os emails nunca param de funcionar, pois o dns responde normal o tempo todo (claro que se o servidor mx cair, não vai receber nada mesmo)....

 

 

E você poderá ligar n dedicados a esses 2 VPSs. Se quer sugestão, use 1 na Digital Ocean e outro na UbiquityServers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda Joao, só me tira uma dúvida:

 

eu já tenho um domínio registrado e em uso no servidor principal, então funciona se seu usar subdominios para estes vps/dns ? como você citou ? mesmo o domínio estando hospedado em outro servidor ?

 

exemplo:

 

dominio.eti.br - hospedado no servidor principal - IP A

dns1.dominio.eti.br - hospedado VPS1 CPANEL ONLY - IP B

dns2.dominio.eti.br - hospedado VPS2 CPANEL ONLY - IP C

 

ou ainda sim terei que registrar um novo domínio ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom sim colocar os VPS de DNS no Brasil. VPS por aqui tem menor cota de tráfego mas isso não atrapalha DNS, que tem tráfego em bytes bem baixo, apenas alto número de pps, e isso influencia bem a percepção de velocidade. 

 

É bom sim colocar os VPS de DNS em domínios diferentes, para que se você tiver problemas de renovação em um dos domínios o DNS continue funcionando. 

 

É bom sim colocar os domínios diferentes em TLDs diferentes, para que problemas num TLD não te afetem. 

 

Dá sim para aproveitar um domínio que você já tenha para um dos domínios.

Então poderia ser assim:

dns1.dominio.eti.br

dns2.dominio.co

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rubens, mas os provedores de internet não fazem o cache de DNS? Sendo assim, qual o efeito pratico em manter o DNS aqui uma vez que o cache é direto do provedor, que está aqui... Ou seja, o pps que você citou só existirá entre o provedor e o servidor, o que não impactará na percepção do carregamento... ou estou errado?

 

Quanto aos hostnames, tao como o Rubens falou, pode ser diferentes, ou iguais, tanto faz, afinal, é hostname, se parar de funcionar você acessa via IP (ao montar o cluster, monte usando o IP e não o hostname), e o cliente não acessa lá...

 

Obrigado pela ajuda Joao, só me tira uma dúvida:

 

eu já tenho um domínio registrado e em uso no servidor principal, então funciona se seu usar subdominios para estes vps/dns ? como você citou ? mesmo o domínio estando hospedado em outro servidor ?

 

exemplo:

 

dominio.eti.br - hospedado no servidor principal - IP A

dns1.dominio.eti.br - hospedado VPS1 CPANEL ONLY - IP B

dns2.dominio.eti.br - hospedado VPS2 CPANEL ONLY - IP C

 

ou ainda sim terei que registrar um novo domínio ?

 

 

Sim, funciona normal. Eu tenho um dominio que uso só para hostnames, algo do tipo>

srv001.hospedagemnaxxxxx

srv002.hospedagemnaxxxxx

srv003.hospedagemnaxxxxx e assim vai até o 23. E o DNS fica nos servidores da Nettica.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rubens, mas os provedores de internet não fazem o cache de DNS? Sendo assim, qual o efeito pratico em manter o DNS aqui uma vez que o cache é direto do provedor, que está aqui... Ou seja, o pps que você citou só existirá entre o provedor e o servidor, o que não impactará na percepção do carregamento... ou estou errado?

 

 

Os provedores fazem, mas a chance de um domínio que não seja um top-N estar no cache de todos os servidores utilizados é bem baixa. Imagine por exemplo o DNS da Telefónica, o 200.204.0.10; ele na verdade é um caminhão de máquinas atendendo essas requisições. Se forem 100 máquinas, e é bem possível que seja por aí, mesmo que um assinante da Telefónica acesse esse domínio, ele vai para o cache de 1 dessas 100 máquinas. O próximo assinante, se cair em uma das outras 99, vai gerar um ciclo completo de requisição. Que normalmente é da ordem de alguns segundos, tempo suficiente para pesar no tempo total de carregamento.

Se o domínio for algo muito acessado como globo.com, uol.com.br etc., além de já existir uma estratégia de pre-fetch deles, tem tanta gente acessando que sempre vai dar hit no cache, a não ser que eles configurem TTL muito baixo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?