Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Portal do Host

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Os Sites Que "apagaram As Luzes" Contra O Sopa

Featured Replies

Postado

Hoje, quarta-feira (18/01), é uma data importante, tanto para nós, internautas, quando para todas as empresas que dependem da internet para viver. Chamado de "Blackout Wednesday", o dia de hoje representa um grande protesto contra o SOPA, projeto de lei estadunidense que visa diminuir a pirataria na internet, mas que é considerado um grande golpe contra a liberdade de expressão na web. Diversos sites aderiram à manifestação, cada um à sua maneira, tirando conteúdo do ar ou colocando tarjas pretas em suas páginas.

O Google não ficou de fora dessa. Porém, ao invés de adotar o blackout, escolheu outra forma de protesto. Sua página inicial (global) está normal, mas há um link, logo abaixo do campo de pesquisa do buscador, com os dizeres "Diga ao congresso: Por favor, não censurem a web!". Esse link leva o usuário a outra página que contém informações e dados sobre o Stop Online Piracy Act.

20120118151053.jpg20120118151142.jpg

A Wikipedia garantiu seu lugar contra o SOPA. Ao tentar entrar em sua página global, o usuário é automaticamente redirecionado para outro endereço. Nele, a frase "Imagine um mundo sem conhecimento gratuito" está estampada, seguida de outra que diz: "Por mais de uma década, gastamos milhões de horas contruindo a maior enciclopédia da história humana. Agora, o congresso dos EUA está considerando uma legislação que pode danificar fatalmente a liberdade e abertura da internet". Também há um link para se informar melhor sobre o projeto de lei.

20120118151355.jpg

O 4chan, famoso site onde qualquer usuário pode postar imagens e comentários, também aderiu ao protesto anti-SOPA. Ele também achou seu jeitinho para mostrar sua indignação: colocou uma tarja preta em cima do logo, com os dizeres "Abaixo a censura!", além de um link para a página Sopastrike.com. O 4chan também colocou tarjas pretas em cima de todos os comentários do site, mas eles podem ser visualizados ao repousar o cursor sobre o texto.

20120118151450.jpg20120118151514.jpg

O 9GAG, site semelhante ao 4chan e tão famoso quanto, também aderiu ao protesto anti-SOPA. No site de compartilhamento de imagens "divertidas", o fundo, que antes era branco, agora está todo preto. Acima, há a pergunta "Por que o 9GAG está preto?". Colocando o cursor em cima da questão, a frase "Diga não ao SOPA" aparece, contendo um link para outra página que contém uma tirinha no estilo do site, explicando o que é o SOPA e por que todos devem se preocupar com ele.

20120118151819.jpg20120118151843.jpg

Outra página que quis mostrar que também não apóia o projeto de lei foi o CraigsList. O site de classificados e anúncios online também decidiu ficar fora do ar. Ao entrar em sua página global e clicar em uma das categorias de classificados, uma página preta aparece. Nela, os dizeres "Pare o PIPA e o SOPA", seguido de "imagine um mundo sem craigslist, Wikipedia, Google, [seus sites favoritos aqui]". Também há links para o usuário conseguir mais informações a respeito do projeto de lei.

20120118152114.jpg

O Reddit, site que possui conteúdo postado pelos próprios usuários, aderiu ao Blackout. Ao entrar em sua homepage, vemos outro visual: um fundo preto com os dizeres: "SOPA e PIPA danificam a Internet. Hoje, nós damos o troco". Aqui, há bastante conteúdo. Vídeos, textos explicativos, diversos links para informações e luta contra o projeto e até um campo onde aparecem comentários de usuários sobre o SOPA.

20120118152312.jpg

A página do Mozilla também quis bater de frente com o congresso americano, ficando fora do ar. Em letras grandes e brancas, contrastantes com o fundo negro, os dizeres "Proteja a internet! Nos ajude a parar a legislação de censura a internet" mostram o empenho da empresa contra o Stop Online Piracy Act. Também há links para que o usuário se informe.

20120118152547.jpg

Outro grande da internet, o Twitpic, site de hospedagem de imagens, também entrou na briga, de uma forma mais discreta, mas não menos importante. Em seu site, o fundo está preto e uma tarja preta com os dizeres "Pare a censura” cobre o logo do site.

Mark Zuckerberg, do Facebook, também se pronunciou a respeito. Por meio de um post em seu perfil na rede social, ele disse que "não podemos deixar que leis medíocres atrapalhem o desenvolvimento da Internet. O Facebook é contra o SOPA e o PIPA, e sempre seremos contra leis que tentem violar os direitos da internet".

Aqui no Brasil, também há manifestação de sites contra o SOPA. É o caso do IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Ao entrar no site do órgão, uma pequena janela aparece ao centro, deixando o site escuro. Nela, há os dizeres “blackout contra o #SOPA” e outros dizendo que o IDEC apóia os protestos anti-SOPA.

Fonte da matéria: Olhar Digital


Postado

Eles disseram que vão alterar a lei, e a votação foi mudada de dia.



Postado

Pelo que apareceu nos noticiários como Record News, Band News, Globo News e outros, muitos parlamentares desistiram de votar à favor da lei, alegando que ao repensarem sobre a repressão de vários países, hoje apenas e unicamente a internet é um lugar sem administração de um grupo de pessoas que protegem conteúdos e/ou pessoas com grande poderes.

 

 


Postado

Até o whatsmydns.net adicionou uma tarja ao banner principal.. Dizendo "Censurado" e direcionando a uma página sobre o SOPA.




Postado

A hostdime também estava usando uma faixa em cima da logo.

a Hostgator também



Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.