Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por que vocês são tao complicados?


joaopaulo

Posts Recomendados

Com o meu primeiro cliente eu tive uma situação parecida. Mudei o domínio dele (ele assinou o plano informando um domínio mas acabou registrando, comigo mesmo, outro domínio). Sem problemas.

Já a questão de pedir informações, senhas etc, realmente tem que ser solicitado via ticket, mas não vejo nenhum problema em passar tais informações para o proprietário do plano. Se me pedirem, eu faço normalmente, mas apena solicito que seja via ticket justamente por questão de segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patty

@Marco Antonio

@Duran

Calma gente, não digo de senhas, isso realmente seria uma loucura se vocês passassem!!!!

A maior dificuldade que tenho no dia a dia é pegar um phpinfo(), solicitar o aumento de alguma variável do mysql, perguntar sobre su_php, mod_security, mod_rewrite, mod_expires, mod_deflate e por aí vai.... São coisas ao meu ver que não prejudicam em nada os clientes. Hoje mesmo estou tentando otimizar um site em velocidade, e o servidor está com o mod_expires desabilitado... vamos ver como vai ser a hércula tarefa de solicitar a ativação desse recurso no apache. As vezes eu não tenho o cliente on no chat da empresa, aí pego o histórico da conversa, crio um arquivo e jogo no servidor para a pessoa ver que tenho acesso FTP... Que realmente estou trabalhando naquilo... Até explico que o dono é leigo.... mas fazer o que né!

Se hoje eu chegar ao ponto de pedir para meu cliente enviar um ticket, dependendo o amadorismo da resposta tiro meu cliente de lá e coloco noutro lugar.

Mas repensem vossa amizade com os programadores/webdesigners.... tratem-o como parceiros e não meros empecilhos entre o cliente final e vocês, até porque um programador/webdesigner bem atendido, tende a trazer muitos clientes para vocês. Até porque para o cliente final, somos "consultores" e temos mais voz do que vocês da hospedagem na maioria das vezes.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JP, não tenho nem nunca tive esse tipo de problema. Sempre procuro atender rápido qualquer solicitação sem colocar empecilhos, a não ser em alguns casos quando suspeito de alguma coisa. Mas geralmente meus clientes me avisam que fulano de tal tá mexendo no site deles e que estão autorizados a pedir suporte e informações. Isso facilita bastante.

Não tenho problema com programadores/desenvolvedores, trabalho em harmonia com todos. Ou melhor, quase todos. Meu problema com programador foi por eu ter confiado demais, e vc conhece bem a história (que ainda não acabou...)

Só estou dizendo isso para não generalizar. Não é todo mundo que atende mal ou tem bronca de programador. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joaopaulo, normalmente quando algum administrador de servidor (não digo a empresa de hospedagem, mas quem instala e configura os softwares/painel) coloca alguns parâmetros num servidor de hospedagem compartilhada, ele o faz com base em testes, experiência prévia, ou melhores práticas de mercado que nem sempre são aquelas que o designer está acostumado.

Exemplo: parâmetros de mySQL e limites de e-mail sempre dão briga. Normalmente, são parâmetros pensados com parcimônia para não sugar os recursos do servidor (especialmente nos servidores que fazem tudo-em-um com a ineficiência total e completa do cPanel ou do Plesk - em servidores com serviços distribuídos dá pra ser mais gentil com os limites, por exemplo, já que o mySQL não vai atrapalhar o e-mail e vice-versa), e para se poder manter uma isonomia e equanimidade na utilização dos recursos por todos os sites/clientes. Fora a limitação de RAM e CPU que também às vezes colabora.

Liberar alguns recursos também é tarefa hercúlea. Algumas tags do PHP são "perigosas" pois permitem de alguma forma a invasão do servidor, e não dá pra liberar isso "por site" na maioria das vezes. Lembro muito dessa pancadaria acontecendo com o ColdFusion (a plataforma que mais me deu dor-de-cabeça até hoje em minha vida), se você liberava a tag que mexia com arquivos, ela rodava com permissão de administrador/root e podia fazer mal ou mesmo ler o diretorio inteiro de hospedagem e um cliente poderia rodar codigo para listar os outros clientes do servidor (incluindo a concorrencia, que podia do nada ou atraves de um laranja comprar uma conta contigo, rodar meia duzia de comandos, e ter a lista de todos os seus clientes naquela maquina em questao de segundos). Com o ASP acontecia algo semelhante ao se liberar os "Parent Paths" (diretorio "..") e por aí vai... Todas estas limitações são fruto da experiência de quem lida com segurança diariamente, e sua adoção depemnde da politica da empresa (se é que a empresa tem uma politica, ou se adota a politica de seguranca que o admin lhes recomenda ou força goela abaixo sem saber).

Em geral, tal tipo de customizacao eh feita somente se o cliente que a pediu estiver isolado num ambiente privado, seja numa maquina virtual Java, ou num VPS, ou num servidor dedicado exclusivo, ou em outro servidor compartilhado onde mais outros clientes tenham a necessidade dos mesmos recursos e justifiquem ter um ambiente separado para isso, e tambem que isemtem a responsabilidade do provedor se acontecer algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joaopaulo, normalmente quando algum administrador de servidor (não digo a empresa de hospedagem, mas quem instala e configura os softwares/painel) coloca alguns parâmetros num servidor de hospedagem compartilhada, ele o faz com base em testes, experiência prévia, ou melhores práticas de mercado que nem sempre são aquelas que o designer está acostumado.

Exemplo: parâmetros de mySQL e limites de e-mail sempre dão briga. Normalmente, são parâmetros pensados com parcimônia para não sugar os recursos do servidor (especialmente nos servidores que fazem tudo-em-um com a ineficiência total e completa do cPanel ou do Plesk - em servidores com serviços distribuídos dá pra ser mais gentil com os limites, por exemplo, já que o mySQL não vai atrapalhar o e-mail e vice-versa), e para se poder manter uma isonomia e equanimidade na utilização dos recursos por todos os sites/clientes. Fora a limitação de RAM e CPU que também às vezes colabora.

Liberar alguns recursos também é tarefa hercúlea. Algumas tags do PHP são "perigosas" pois permitem de alguma forma a invasão do servidor, e não dá pra liberar isso "por site" na maioria das vezes. Lembro muito dessa pancadaria acontecendo com o ColdFusion (a plataforma que mais me deu dor-de-cabeça até hoje em minha vida), se você liberava a tag que mexia com arquivos, ela rodava com permissão de administrador/root e podia fazer mal ou mesmo ler o diretorio inteiro de hospedagem e um cliente poderia rodar codigo para listar os outros clientes do servidor (incluindo a concorrencia, que podia do nada ou atraves de um laranja comprar uma conta contigo, rodar meia duzia de comandos, e ter a lista de todos os seus clientes naquela maquina em questao de segundos). Com o ASP acontecia algo semelhante ao se liberar os "Parent Paths" (diretorio "..") e por aí vai... Todas estas limitações são fruto da experiência de quem lida com segurança diariamente, e sua adoção depemnde da politica da empresa (se é que a empresa tem uma politica, ou se adota a politica de seguranca que o admin lhes recomenda ou força goela abaixo sem saber).

Em geral, tal tipo de customizacao eh feita somente se o cliente que a pediu estiver isolado num ambiente privado, seja numa maquina virtual Java, ou num VPS, ou num servidor dedicado exclusivo, ou em outro servidor compartilhado onde mais outros clientes tenham a necessidade dos mesmos recursos e justifiquem ter um ambiente separado para isso, e tambem que isemtem a responsabilidade do provedor se acontecer algo.

Realmente nem sempre é possível (em um ambiente compartilhado) liberar certo tipo de configuração, seja de limite de envio de emails ou mesmo determinadas funções do PHP que obrigatoriamente devem estar bloqueadas. Mas creio que entendi o que o joaopaulo quis dizer, ceio que a melhor forma de evitar problemas com clientes é voce ter estas limitações explícitas e explicadas em seu site, seja nos termos de uso ou em uma FAQ que fique bem a mostra.

Eu acho que falta um pouco de jogo de cintura por parte de muitos hosts, e um pouco de bom senso tb por parte de alguns clientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?