Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

cadastro MEI


Posts Recomendados

Boa noite Carlos,

Na verdade você pode sim abrir uma Ltda já tendo uma MEI aberta. Na verdade o que não dá é pra migra-la, o Rocha terá que fazer todo o procedimento de abertura do 0 (Zero).

Atualmente eu tenho uma MEI aberta e tenho uma Ltda.

JARBAS DOS SANTOS 40355298856

CNPJ: 11.711.185/0001-69

BLASTER WEB CONSULTORIA EM INFORMATICA LTDA

CNPJ: 13.398.886/0001-15

Rocha liga não, isso só vai te fortalecer cada vez mais. Abraço irmão.

Abraço Carlos

Então Jarbas, preceito de MEI é que você não seja sócio, nem tenha participação alguma em outra empresa, portanto a MEI não pode existir enquanto o Empreendedor tiver participação em outra empresa. Quando você excede o faturamento anual máximo, automaticamente passa a responder como ME no próximo ano fiscal. Imagine a situação em que o microempreendedor individual tem o seu comércio, emitindo notas fiscais. Pela lógica, ele não fechará o comércio para abrir uma nova empresa, caso contrário não poderá emitir as suas NFs neste interim, ou seja, não poderá trabalhar. De qualquer modo não vou entrar no mérito, pois não sou contabilista, hehe, mas são as informações que tive e confirmei até então - se estiver errado, melhor ainda!

E sobre a mudança MEI -> EI (eu fali ME por costume) -> Ltda., posso te afirmar que (pelo menos em São Paulo), o procedimento é possível. Você migra a MEI para uma ME comum (sai do SIMEI, mas continua no SIMPLES) e de ME passa para Ltda. sem necessidade de fechamento da empresa / abertura de outra. Inclusive, na época em que estava com dúvidas sobre, além de consultar contadores, conferi também dezenas de tópicos no contabeis.com.br (muito bom, por sinal).

Abs Jarbas!

Editado por Carlos Zamora
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho a sua afirmação pois toda ME (Micro Empresa) tem que ser Ltda (limitada) ;) Tem ainda a empresa individual, que agora a lei foi mudada para este tipo mas é inviável pois necessita de capital social de mínimo de 100 salários mínimos.

Aliás, a micro empresa não precisa ter o ME no nome, ao contrário dos termos para limitada (Ltda) ou sociedade anônima (S/A).

Corrigindo:

MEI -> EI -> LTDA (tenho mania de considerar ME como empresa individual, apesar dos Ltda. ME da vida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em muitas vezes para fechar um contrato de consultoria tive que mandar cópia do contrato social e era parte do critério de análise que a empresa não fosse nem ME, nem MEI, nem Simples, tinha que ser Ltda de Lucro Real ou Lucro Presumido e tinha que ter um capital social pelos menos da ordem de grandeza de um mês do que seria faturado para esse cliente, além de certidões negativas diversas...

... acho que para contratar algo menor que um salário mínimo isso ficaria meio exagerado, mas não acho irrazoável averiguar esse tipo de informação. Pelo contexto realmente deu para notar que não era um contratante zeloso e sim "inteligência competitiva", mas as perguntas em si poderiam ser feitas por um real potencial cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Carlos,

Na verdade você pode sim abrir uma Ltda já tendo uma MEI aberta. Na verdade o que não dá é pra migra-la, o Rocha terá que fazer todo o procedimento de abertura do 0 (Zero).

Atualmente eu tenho uma MEI aberta e tenho uma Ltda.

JARBAS DOS SANTOS 40355298856

CNPJ: 11.711.185/0001-69

BLASTER WEB CONSULTORIA EM INFORMATICA LTDA

CNPJ: 13.398.886/0001-15

Rocha liga não, isso só vai te fortalecer cada vez mais. Abraço irmão.

Abraço Carlos

No cadastro do MEI, tinha algo falando sobre não poder ter outra empresa, resta saber como será tratado a abertura de uma segunda empresa com o mei aberto. :S

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto, o MEI = empresa individual (resumindo a mesma finalidade).

Na verdade MEI significa Micro Empreendedor Individual, é parecido com o antiga figura do Empresário Individual, que é Limitada também. Mas isso também está mudando (ou já mudou). Veja:

http://www.blogdohost.com.br/sancionada-nova-lei-da-empresa-individual-limitada/

Agora vai ser Empresário Individual de Responsabilidade Limitada, e usando a abreviação Eireli no nome da empresa. Só que esse nome ficou muito feio, imagina duas situações:

Empresa Fictícia Ltda - para limitada normal

Empresa Fictícia Eireli - para a nova categoria de empresa individual

Vão achar que Eireli é o nome do dono da empresa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas e os que ficarem entre 36k (teto MEI) e 54k (piso EIRELI), ficam no limbo?

54k por Eireli é o valor mínimo de capital social para abertura da empresa. Os valores de faturamento são os mesmos do Simples, se não me engano.

MEI foi feito para camelô, manicure e profissões afins, de forma que eles possam ter direitos como aposentadoria e auxílio médico.

A forma correta para uma pequena/micro empresa é o Simples Nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?