Max Rodrigues Postado Janeiro 3, 2022 Compartilhar Postado Janeiro 3, 2022 Bom dia pessoal! Feliz ano novo a todos! Bom, comecei o ano com um probleminha com um cliente, vamos lá... O cliente instalou limpo o wordpress e utiliza os plugins: Disable REST API Elementor Logo Slider by LogicHunt.com Smart Slider 3 Pro WP Super Minify Todos que são pagos ele adquiriu, sem nulled.. (porém pedi acesso ao painel wp para confirmar etc....) O que ocorre é: Surge um registro de novo usuário NOVO como ADMINISTRADOR e injeta um monte de porcarias no site do cliente (posts, arquivos etc...) Alguém já passou por isso e sabe como posso detectar essa vulnerabilidade? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administração NullRoute Postado Janeiro 3, 2022 Administração Compartilhar Postado Janeiro 3, 2022 Você já alterou os dados de acesso? (Painéis, usuário e senha do banco de dados, etc..?) Já tive problema assim com um cliente que migrei de outro host para o meu, dentro do index tinha uma linha que fazia a adição do usuário como administrador toda vez que um POST era enviado para a url. 1 Citar Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um". Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rocketz Postado Janeiro 3, 2022 Compartilhar Postado Janeiro 3, 2022 O wordpress é um dos CMS mais atacados no mundo, (talvez por ser o mais popular também hahaha). Não é incomum ver ataques hackers a wordpress, principalmente se você mantem a versão padrão sem nenhum recurso de segurança. Aqui vai algumas dicas para evitar ataques... Primeiro de tudo você pode proteger seu domínio usando a CloudFlare, eles também tem algumas ferramenta contra ataque DDoS e vários outros. Na hospedagem em si, eu sempre bloqueio as portas de acesso aos IPS originados fora do País que concentra meu público alvo, em especial a Rússia (Russos adoram passar o tempo tentando invadir sistemas). Passando ao Wordpress em si: - Se você não vai usar a parte de comentários recomendo desativa-la, vai diminuir consideravelmente spams e virus por comentário. - Não use plugins que você não precisa (Usa apenas o necessário), existem muitos plugins que possuem brechas e falhas de segurança, também fica ligado em manter os plugins atualizados, se um plugin não é atualizado pelo desenvolvedor fica a sugestão de colocar na balança se vale a pena manter o plugin ou não, plugins que não são atualizados há meses pelo desenvolvedor, tendem a ser mais propensos a ter brechas de invasão, ou mesmo de incompatibilidade. - Vale muito a pena você limitar o acesso ao painel admin do wordpress. Por exemplo 3 tentativas de acesso ele bloqueia o usuário que está tentando acessar por 20 min, se depois ele continuar errando ele bloqueia por mais tempo. - Você pode mudar o local de login padrão também, geralmente ele vem exemplo.com/wp-admin, tente mudar paras exemplo.com/painel ou algo que não seja comum. - Tente mudar o prefixo das tabelas do banco de dados, por padrão o Wordpress vem com o prefixo wp_, muda para algo que não é comum também, tido rdb_ - Vale muito a pena você usar um recaptcha tanto nos formulários, quanto nas áreas de login, ajuda muitooooo. - jamais use temas ou plugins piratas, geralmente eles contem malwares. - Você também pode usar alguns plugins de firewalls eles ajudam muito... - Não use senhas fáceis e troque com frequência. - Desative o relatório de erros PHP - Faça backups diários do seu site. Eu particularmente costumo bloquear o acesso administrador do Wordpress, então só IPs autorizados podem acessar o painel do admin, mas acho que isso é pira da minha parte haha. Enfim, existem milhares de formas para vc proteger seu wordpress, citei algumas formas que são mais usadas, mas não se limite a elas, pesquise, pesquise e pesquise tente sempre se aperfeiçoar nesse sentido, afinal a internet muda muito rápido e nunca estará totalmente segura. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Raphael Araujo Postado Janeiro 3, 2022 Compartilhar Postado Janeiro 3, 2022 Tente usar alguns Plugins para inibir ataques como o Wordfence, ele ajuda bastante e bloqueia alguns ataques na versão free mesmo, se desejar até pode comprar, mas para mim acho que não precisa. O Sucuri tbm é bom usar caso deseje para injeção de ataque em arquivos etc - se eu não estiver errado 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MatheusCauduro Postado Janeiro 3, 2022 Compartilhar Postado Janeiro 3, 2022 Em 03/01/2022 em 10:00, Raphael Araujo disse: Tente usar alguns Plugins para inibir ataques como o Wordfence, ele ajuda bastante e bloqueia alguns ataques na versão free mesmo, se desejar até pode comprar, mas para mim acho que não precisa. O Sucuri tbm é bom usar caso deseje para injeção de ataque em arquivos etc - se eu não estiver errado Já chegou a utilizar o WP Cerber? O free também é bem interessante e tem diversas funções muito úteis. Com ele é possível alterar a url wp-admin, mitigar ataques de força bruta e injeção de código Restringir o acesso pela Geo localização, impede a API REST e enumerações de usuários comuns, também dá pra restringir a API e o XML-RPC, ETC... Tem muito mais e não irei citar tudo aqui pra não ficar extenso. É o que eu tenho usado e a avaliação dele está bem alta. Gostaria de saber a opinião dos colegas. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Otavio Postado Janeiro 3, 2022 Compartilhar Postado Janeiro 3, 2022 Primeira situação, Deverá verificar se o mesmo não esta presente na DB, hoje em dia muitas injeções ocorrem direto na db. Segundo - Plugins: No wp mostrar que é original não é muito valido, primeiro tem de checar se ele comprou o plugin direto do site OFICIAL, ou se esta usando aqueles sites que vendem trocentos plugins alegando gpl estes são nulled que se passam por originais. Terceiro: A proteção por plugins vai gerar um load maior, o ideal é que seu servidor proceda com parte das filtragens básicas e até um anti-malware Imunify360 ou cpguard O mais provável é que seja na própria data-base pelos casos que tenho pegado recentemente. 0 Citar Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 | www.FoxSolucoes.com | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil EUA | | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil EUA | Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Max Rodrigues Postado Janeiro 3, 2022 Autor Compartilhar Postado Janeiro 3, 2022 Agradeço aos amigos! Todas dicas já coloquei em prática algumas, e algumas delas já surgiu efeito, bloqueado uns IP de fora etc.. e achei realmente algo na DB. Vou confirmar todos detalhes o que pode ser e compartilho depois o resultado final. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
chuvadenovembro Postado Janeiro 3, 2022 Compartilhar Postado Janeiro 3, 2022 Se tiver como recuperar um backup antes da exploração e fazer tudo que foi recomendado aqui é melhor ainda. 0 Citar █ AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis █ Revenda de Hospedagem DirectAdmin SSD + SSL Grátis Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administração AngelCosta Postado Janeiro 3, 2022 Administração Compartilhar Postado Janeiro 3, 2022 A MAIOR causa disso é login e senha. Ou são vazados (pq a pessoa tende a usar a mesma senha em todo lugar) ou usa aquela senha padrão do softaculous (admin/pass). Wordfence, sucuri e o que sugeriram acima. 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
denisalvesbh Postado Janeiro 9, 2022 Compartilhar Postado Janeiro 9, 2022 Olá, Nessa parte da "aplicação" existe um quadro no Trello listando os itens relacionados a segurança para o WordPress. Vale a pena verificar. https://trello.com/b/ckLYi5RT/br-lista-de-segurança-do-wordpress 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.