Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

E quando o servidor dedicado queimar?


Posts Recomendados

Pessoal antes de mais nada sei que minha pergunta pode até parecer ingênua e tal mais quando um computador meu queima ou dar problema eu troco uma determinada peça ou concerto e ele volta a funcionar,  o data center faz processo igual mas de de forma diferente minha dúvida é sobre essa diferença, vamos ao fato... uma pessoa contrata um servidor dedicado em um data center, e se ele queimar ou der problema em uma peça ? Qual procedimento ou processo o data center toma e quanto tempo geralmente leva? A probabilidade disso acontecer é muito grande? A taxa cobrada pelo data center é alta? Alguém já passou por isso, se sim comente como foi a situação? A pergunta pode parecer simples mas muita gente no futuro que esteja iniciando nos dedicados poderá ter essa dúvida,  inclusive comentei com uns amigos meu sobre isso e tiveram essa dúvida também de como é feito o procedimento, e sei que muitas pessoas aqui do fórum são experiêntes e profissionais inteligentes nisso e saberão responder minha humilde questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@victor_develloper vc paga ao aluguel do servidor a manutenção é por conta do Data center.

O tempo vai variar do quanto vc paga quanto mais barato o servidor mais porcaria o suporte e assim mais demora para responderem e iniciarem uma solução.
Ocorre muitos casos do dc ter até 5 dias para efetuar a troca , independente do que vc hospeda se é importante ou não isso não interessa para eles.

A recomendação básica escolha um bom Data Center , ps não cite (ovh/Soyou) já foi boa atualmente tem vez que demora 48h para fazerem a troca. 
Servidor normalmente da certos alertas de que vai parar como um computador em casa quando começa a "perrengar" , então da para se adiantar e pedir a troca.

 

Um bom Data Center efetua troca em até  2 horas. 

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@victor_develloper O que pode dar mais problema é disco e memória, claro que se for classe empresarial o risco é menor, um bom data center top de linha como choopa, só trabalha com hardware de classe empresarial. A troca é feita em média 30 minutos, aqui já tive uma vez problema com memória e fizeram a troca em 15 min e ainda verificaram tudo se estava ok, teve acompanhamento.

Então tudo depende do data center que você aluga, tem alguns por aí que é 5 dias mesmo. Na OVH que é o DC que o pessoal mais usa por aqui, até onde sei é 2 dias, já tive cliente de gerenciamento com problema na placa de rede e foi esse tempo para resolverem, 1 dia para a resposta do ticket (incidente) e mais 1 dia para a troca, o cliente ficou put# e migrou para outro DC melhor. Geralmente quando o DC trata os clientes como "número" e você é só mais 1, não se tem interesse por parte deles em resolver as coisas rápido.

Tem "data center" que nem peça de reposição disponível tem, aí tem que esperar a compra para fazerem a troca.

 www.HostSeries.com.br - Hospedagem de sites | Revenda de Hospedagem cPanel | VPS KVM SSD | Streaming | Performance Superior com discos SSD NVMe e Litespeed! Data center Tier 4 HIVELOCITY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Empresa de Data Center que se prese trabalha em servidores RAID 1 ou mais... Ou seja se um disco explodir ou pega fogo vc tem o outro, sobre o servidor se alguem derramar café na placa mãe dele, data center que se prese tem maquina em estoque com as mesmas configurações encaixa o hd la e pronto! problema resolvido em menos de 1 hora depois de lido o tiket do cliente. Você tem que prestar atenção no contrato da prestação do serviço isso vai ser sua garantia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fernando Ferenz disse:

Empresa de Data Center que se prese trabalha em servidores RAID 1 ou mais... Ou seja se um disco explodir ou pega fogo vc tem o outro, sobre o servidor se alguem derramar café na placa mãe dele, data center que se prese tem maquina em estoque com as mesmas configurações encaixa o hd la e pronto! problema resolvido em menos de 1 hora depois de lido o tiket do cliente. Você tem que prestar atenção no contrato da prestação do serviço isso vai ser sua garantia!

Mas tendo em mente que os dois HDs vão trabalhar no mesmo servidor, já que não foi mencionado nenhum storage, se 1HD explodir lá se vai o outro também, não? kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Fernando Ferenz disse:

Depende  o caso, as veses pode queimar um hd e outro não, justamente para essa finalidade que existe a RAid.

Claro, eu entendi, estou apenas satirizando, porque se explodir literalmente o outro estando do lado vai danificar do mesmo jeito.
Por isso mesmo com RAID o ideal é se ter backup externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por experiência própria Raid1 via software ou hardware não é garantia de tranquilidade, em meus 9 anos de experiência no mercado já tive servidores com ambos com perda total dos dois discos.

O segredo é ter 2 HD's em raid 1 para o sistema e 1 HD exclusivo para backup diário via rsync + backup externo no mínimo semanal.

Se der pau no servidor e perder o Raid e o DC tiver um bom suporte eles formatam uma nova máquina, plugam o HD de backup e você restaura os backups.

Caso  o DC te deixe na mão ou numa eventualidade o servidor ter perda total você precisará do backup externo aí é preciso que já tenha em mente um plano de contingencia de forma organizada para restaurar os backups externos.

Uma dica grátis. Nunca mantenha apenas backups locais mesmo em disco separado e no mesmo datacenter, já vi empresas fechando as portas por trabalhar dessa forma.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é questão da empresa ser boa ou ruim por ter RAID. isso vai do seu bolso, também nenhuma empresa (data center no caso) demora 5 dias pra atendimento de hardware... inclusive as mais baratinhas, geralmente queima de HD que é comum, nunca passei mais que 12h sem resolução... no caso citado, troca do HD. Tive uma vez a máquina trocada, demorou 16h e foi justamente na OVH.

PS. também não houveram taxas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?