Marks Postado Setembro 13, 2016 Compartilhar Postado Setembro 13, 2016 Estive o dia todo pesquisando como configurar o Exim para Envio via SendGrid e em alguns casos não queremos que todo o envio do servidor seja pelo SendGrid então colocarei no tutorial abaixo uma opção para configurar ou por domínio ou para todo servidor. 1- Vá até: Início > Configuração de serviço > Gerenciador de configuração do exim - Advance Editor 2- Procure por: Section: AUTH e insira os dados abaixo: sendgrid_login: driver = plaintext public_name = LOGIN client_send = : LOGINSENDGRID : SENHASENDGRID Obs.: Troque LOGINSENDGRID pelo seu login da SendGrid e a SENHASENDGRID pela sua senha. 3- Procure por: Section: PREROUTERS e insira os dados abaixo: send_via_sendgrid: driver = manualroute domains = ! +local_domains senders = *@dominio.com.br transport = sendgrid_smtp route_list = "* smtp.sendgrid.net::587 byname" host_find_failed = defer Obs.: Aqui é onde se configura se quer enviar por todo o servidor ou para determinados domínios, para isso deve-se configurar no item SENDERS. Para usar somente um domínio você poderá preencher com: *@dominio.com.br Para usar mais de um domínio você poderá preencher com: *@dominio1.com.br : *@dominio2.com.br Para enviar todos os emails do servidor exceto de um dominio: !*@dominio.com.br (: !*@dominio2.com.br) <- Adicione caso queira bloquear mais de um domínio. Para enviar todos os emails do servidor preencha com: *@* 4- Procure por: Section: TRANSPORTSTART e insira os dados abaixo: sendgrid_smtp: driver = smtp hosts = smtp.sendgrid.net hosts_require_auth = smtp.sendgrid.net hosts_require_tls = smtp.sendgrid.net Desça toda a página e clique em SAVE (Ao clicar em Save o Exim logo após salvar as alterações será reiniciado). 5- Para saber se a configuração funcionou, envie um e-mail(Rementente do Servidor) de teste para um outro e-mail e logo após vou até o cPanel do domínio que enviei um e-mail de teste procuro por Acompanhar Entrega e vejo na lista se o destinatário que enviei está lá, logo após clico no botão que tem na coluna Ações e vejo os dados, veja como está o meu: http://prntscr.com/chnl2u Bom pessoal, meu intuito é de ajudar quem assim como eu está iniciando, caso tenha algum erro no tutorial ou alguma sugestão basta informar que estarei atualizando... 2 Citar <?= "Full Stack PHP Developer"; ?> Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joel Emanoel Postado Setembro 13, 2016 Compartilhar Postado Setembro 13, 2016 1 hora atrás, MarksEliel disse: Estive o dia todo pesquisando como configurar o Exim para Envio via SendGrid e em alguns casos não queremos que todo o envio do servidor seja pelo SendGrid então colocarei no tutorial abaixo uma opção para configurar ou por domínio ou para todo servidor. 1- Vá até: Início > Configuração de serviço > Gerenciador de configuração do exim - Advance Editor 2- Procure por: Section: AUTH e insira os dados abaixo: sendgrid_login: driver = plaintext public_name = LOGIN client_send = : LOGINSENDGRID : SENHASENDGRID Obs.: Troque LOGINSENDGRID pelo seu login da SendGrid e a SENHASENDGRID pela sua senha. 3- Procure por: Section: PREROUTERS e insira os dados abaixo: send_via_sendgrid: driver = manualroute domains = ! +local_domains senders = *@dominio.com.br transport = sendgrid_smtp route_list = "* smtp.sendgrid.net::587 byname" host_find_failed = defer Obs.: Aqui é onde se configura se quer enviar por todo o servidor ou para determinados domínios, para isso deve-se configurar no item SENDERS. Para usar somente um domínio você poderá preencher com: *@dominio.com.br Para usar mais de um domínio você poderá preencher com: *@dominio1.com.br : *@dominio2.com.br Para enviar todos os emails do servidor exceto de um dominio: !*@dominio.com.br (: !*@dominio2.com.br) <- Adicione caso queira bloquear mais de um domínio. Para enviar todos os emails do servidor preencha com: *@* 4- Procure por: Section: TRANSPORTSTART e insira os dados abaixo: sendgrid_smtp: driver = smtp hosts = smtp.sendgrid.net hosts_require_auth = smtp.sendgrid.net hosts_require_tls = smtp.sendgrid.net Desça toda a página e clique em SAVE (Ao clicar em Save o Exim logo após salvar as alterações será reiniciado). 5- Para saber se a configuração funcionou, envie um e-mail(Rementente do Servidor) de teste para um outro e-mail e logo após vou até o cPanel do domínio que enviei um e-mail de teste procuro por Acompanhar Entrega e vejo na lista se o destinatário que enviei está lá, logo após clico no botão que tem na coluna Ações e vejo os dados, veja como está o meu: http://prntscr.com/chnl2u Bom pessoal, meu intuito é de ajudar quem assim como eu está iniciando, caso tenha algum erro no tutorial ou alguma sugestão basta informar que estarei atualizando... Bastante legal o seu tutorial, é legal ter gente que ainda ajuda aos outros :) 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ernanimanoel Postado Setembro 13, 2016 Compartilhar Postado Setembro 13, 2016 Olá MarksEliel O único problema que eu percebo no Sendgrid configurado no Exim é que quando um determinado usuário de um domínio (conta Cpanel) deseja configurar seu email em softwares como Outlook ele vai precisar colocar no SMTP o usuário e senha de login do Sendgrid do proprietário do Servidor, senão ele não vai conseguir utilizar o SMTP. Será que tem alguma solução para isso? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RevendaHost Postado Setembro 13, 2016 Compartilhar Postado Setembro 13, 2016 6 minutos atrás, ernanimanoel disse: Olá MarksEliel O único problema que eu percebo no Sendgrid configurado no Exim é que quando um determinado usuário de um domínio (conta Cpanel) deseja configurar seu email em softwares como Outlook ele vai precisar colocar no SMTP o usuário e senha de login do Sendgrid do proprietário do Servidor, senão ele não vai conseguir utilizar o SMTP. Será que tem alguma solução para isso? Em um dos meus servidores todos os emails são enviados via sendgrid e todos os clientes usam softwares para envio de mensagens normalmente, configurados com os seus respectivos usuários das contas de email. O que deve estar acontecendo é que você está usando o relay configurado para enviar somente pela conta do Sendgrid. Para resolver isso comente ou remova a linha senders = *@dominio.com.br 0 Citar Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP. Cloud otimizado e otimização para: Wordpress. Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ernanimanoel Postado Setembro 13, 2016 Compartilhar Postado Setembro 13, 2016 2 minutos atrás, RevendaHost disse: Em um dos meus servidores todos os emails são enviados via sendgrid e todos os clientes usam softwares para envio de mensagens normalmente, configurados com os seus respectivos usuários das contas de email. O que deve estar acontecendo é que você está usando o relay configurado para enviar somente pela conta do Sendgrid. Para resolver isso comente ou remova a linha senders = *@dominio.com.br Entendo... Na verdade eu queria fazer o seguinte: Apenas 2 domínios em um servidor enviar pelo Sendgrid e todos os demais enviar pelo SMTP padrão do Cpanel, entendeu? Se sim, como isso poderia ser feito? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RevendaHost Postado Setembro 13, 2016 Compartilhar Postado Setembro 13, 2016 3 minutos atrás, ernanimanoel disse: Entendo... Na verdade eu queria fazer o seguinte: Apenas 2 domínios em um servidor enviar pelo Sendgrid e todos os demais enviar pelo SMTP padrão do Cpanel, entendeu? Se sim, como isso poderia ser feito? Tem que testar: senders = *@dominio1.com.br, *@domínio2.com.br 0 Citar Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP. Cloud otimizado e otimização para: Wordpress. Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ernanimanoel Postado Setembro 14, 2016 Compartilhar Postado Setembro 14, 2016 Já sei porque não funcionou. Eu estava testando em um Cloud na Softlayer, lá eles só permitem a saída de emails via Sendgrid com a alegação de estarem evitando Spam. Amanhã vou testar em outro servidor. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marks Postado Setembro 14, 2016 Autor Compartilhar Postado Setembro 14, 2016 40 minutos atrás, ernanimanoel disse: Olá MarksEliel O único problema que eu percebo no Sendgrid configurado no Exim é que quando um determinado usuário de um domínio (conta Cpanel) deseja configurar seu email em softwares como Outlook ele vai precisar colocar no SMTP o usuário e senha de login do Sendgrid do proprietário do Servidor, senão ele não vai conseguir utilizar o SMTP. Será que tem alguma solução para isso? Aqui não ocorre isso, visto que todo envio passa pelo exim e depois é enviado de acordo com que o exim ta configurado. 22 minutos atrás, ernanimanoel disse: Entendo... Na verdade eu queria fazer o seguinte: Apenas 2 domínios em um servidor enviar pelo Sendgrid e todos os demais enviar pelo SMTP padrão do Cpanel, entendeu? Se sim, como isso poderia ser feito? Eu citei aí no post, no senders voce usa: Para usar mais de um domínio você poderá preencher com: *@dominio1.com.br :*@dominio2.com.br 0 Citar <?= "Full Stack PHP Developer"; ?> Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ernanimanoel Postado Setembro 14, 2016 Compartilhar Postado Setembro 14, 2016 1 minuto atrás, MarksEliel disse: Aqui não ocorre isso, visto que todo envio passa pelo exim e depois é enviado de acordo com que o exim ta configurado. Eu citei aí no post, no senders voce usa: Para usar mais de um domínio você poderá preencher com: *@dominio1.com.br :*@dominio2.com.br Já sei porque não funcionou. Eu estava testando em um Cloud na Softlayer, lá eles só permitem a saída de emails via Sendgrid com a alegação de estarem evitando Spam. Amanhã vou testar em outro servidor. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RevendaHost Postado Setembro 14, 2016 Compartilhar Postado Setembro 14, 2016 1 hora atrás, MarksEliel disse: Aqui não ocorre isso, visto que todo envio passa pelo exim e depois é enviado de acordo com que o exim ta configurado. Eu citei aí no post, no senders voce usa: Para usar mais de um domínio você poderá preencher com: *@dominio1.com.br :*@dominio2.com.br Cara eu juro que não vi você citar isso no o seu post, até porque eu nem li ele, só corri o olho pois já conheço essa função. Ficou parecendo que eu dei a dica(na cara dura) baseado no que você citou, mas não foi. rs 0 Citar Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, AlmaLinux, Cpanel e VestaCP. Cloud otimizado e otimização para: Wordpress. Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.