Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar exim para envio via sendgrid - cpanel / whm


Posts Recomendados

Estive o dia todo pesquisando como configurar o Exim para Envio via SendGrid e em alguns casos não queremos que todo o envio do servidor seja pelo SendGrid então colocarei no tutorial abaixo uma opção para configurar ou por domínio ou para todo servidor.

1- Vá até: Início > Configuração de serviço > Gerenciador de configuração do exim
- Advance Editor

2- Procure por: Section: AUTH e insira os dados abaixo:

sendgrid_login:
driver = plaintext
public_name = LOGIN
client_send = : LOGINSENDGRID : SENHASENDGRID

Obs.: Troque LOGINSENDGRID pelo seu login da SendGrid e a SENHASENDGRID pela sua senha.

3- Procure por: Section: PREROUTERS e insira os dados abaixo:

send_via_sendgrid:
driver = manualroute
domains = ! +local_domains
senders = *@dominio.com.br
transport = sendgrid_smtp
route_list = "* smtp.sendgrid.net::587 byname"
host_find_failed = defer

Obs.: Aqui é onde se configura se quer enviar por todo o servidor ou para determinados domínios, para isso deve-se configurar no item SENDERS.
Para usar somente um domínio você poderá preencher com: *@dominio.com.br
Para usar mais de um domínio você poderá preencher com: *@dominio1.com.br : *@dominio2.com.br
Para enviar todos os emails do servidor exceto de um dominio: !*@dominio.com.br (: !*@dominio2.com.br) <- Adicione caso queira bloquear mais de um domínio.
Para enviar todos os emails do servidor preencha com: *@*

4- Procure por: Section: TRANSPORTSTART e insira os dados abaixo:

sendgrid_smtp:
driver = smtp
hosts = smtp.sendgrid.net
hosts_require_auth = smtp.sendgrid.net
hosts_require_tls = smtp.sendgrid.net

Desça toda a página e clique em SAVE (Ao clicar em Save o Exim logo após salvar as alterações será reiniciado).

5- Para saber se a configuração funcionou, envie um e-mail(Rementente do Servidor) de teste para um outro e-mail e logo após vou até o cPanel do domínio que enviei um e-mail de teste procuro por Acompanhar Entrega e vejo na lista se o destinatário que enviei está lá, logo após clico no botão que tem na coluna Ações e vejo os dados, veja como está o meu: http://prntscr.com/chnl2u

44751c970f94478bb627faea2c451bbd.png

Bom pessoal, meu intuito é de ajudar quem assim como eu está iniciando, caso tenha algum erro no tutorial ou alguma sugestão basta informar que estarei atualizando...

<?= "Full Stack PHP Developer"; ?>
Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MarksEliel disse:

Estive o dia todo pesquisando como configurar o Exim para Envio via SendGrid e em alguns casos não queremos que todo o envio do servidor seja pelo SendGrid então colocarei no tutorial abaixo uma opção para configurar ou por domínio ou para todo servidor.

1- Vá até: Início > Configuração de serviço > Gerenciador de configuração do exim
- Advance Editor

2- Procure por: Section: AUTH e insira os dados abaixo:


sendgrid_login:
driver = plaintext
public_name = LOGIN
client_send = : LOGINSENDGRID : SENHASENDGRID

Obs.: Troque LOGINSENDGRID pelo seu login da SendGrid e a SENHASENDGRID pela sua senha.

3- Procure por: Section: PREROUTERS e insira os dados abaixo:


send_via_sendgrid:
driver = manualroute
domains = ! +local_domains
senders = *@dominio.com.br
transport = sendgrid_smtp
route_list = "* smtp.sendgrid.net::587 byname"
host_find_failed = defer

Obs.: Aqui é onde se configura se quer enviar por todo o servidor ou para determinados domínios, para isso deve-se configurar no item SENDERS.
Para usar somente um domínio você poderá preencher com: *@dominio.com.br
Para usar mais de um domínio você poderá preencher com: *@dominio1.com.br : *@dominio2.com.br
Para enviar todos os emails do servidor exceto de um dominio: !*@dominio.com.br (: !*@dominio2.com.br) <- Adicione caso queira bloquear mais de um domínio.
Para enviar todos os emails do servidor preencha com: *@*

4- Procure por: Section: TRANSPORTSTART e insira os dados abaixo:


sendgrid_smtp:
driver = smtp
hosts = smtp.sendgrid.net
hosts_require_auth = smtp.sendgrid.net
hosts_require_tls = smtp.sendgrid.net

Desça toda a página e clique em SAVE (Ao clicar em Save o Exim logo após salvar as alterações será reiniciado).

5- Para saber se a configuração funcionou, envie um e-mail(Rementente do Servidor) de teste para um outro e-mail e logo após vou até o cPanel do domínio que enviei um e-mail de teste procuro por Acompanhar Entrega e vejo na lista se o destinatário que enviei está lá, logo após clico no botão que tem na coluna Ações e vejo os dados, veja como está o meu: http://prntscr.com/chnl2u

Bom pessoal, meu intuito é de ajudar quem assim como eu está iniciando, caso tenha algum erro no tutorial ou alguma sugestão basta informar que estarei atualizando...

Bastante legal o seu tutorial, é legal ter gente que ainda ajuda aos outros :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá MarksEliel

O único problema que eu percebo no Sendgrid configurado no Exim é que quando um determinado usuário de um domínio (conta Cpanel) deseja configurar seu email em softwares como Outlook ele vai precisar colocar no SMTP o usuário e senha de login do Sendgrid do proprietário do Servidor, senão ele não vai conseguir utilizar o SMTP. Será que tem alguma solução para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, ernanimanoel disse:

Olá MarksEliel

O único problema que eu percebo no Sendgrid configurado no Exim é que quando um determinado usuário de um domínio (conta Cpanel) deseja configurar seu email em softwares como Outlook ele vai precisar colocar no SMTP o usuário e senha de login do Sendgrid do proprietário do Servidor, senão ele não vai conseguir utilizar o SMTP. Será que tem alguma solução para isso?

Em um dos meus servidores todos os emails são enviados via sendgrid e todos os clientes usam softwares para envio de mensagens normalmente, configurados com os seus respectivos usuários das contas de email. O que deve estar acontecendo é que você está usando o relay configurado para enviar somente pela conta do Sendgrid.

Para resolver isso comente ou remova a linha senders = *@dominio.com.br

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RevendaHost disse:

Em um dos meus servidores todos os emails são enviados via sendgrid e todos os clientes usam softwares para envio de mensagens normalmente, configurados com os seus respectivos usuários das contas de email. O que deve estar acontecendo é que você está usando o relay configurado para enviar somente pela conta do Sendgrid.

Para resolver isso comente ou remova a linha senders = *@dominio.com.br

Entendo... Na verdade eu queria fazer o seguinte: Apenas 2 domínios em um servidor enviar pelo Sendgrid e todos os demais enviar pelo SMTP padrão do Cpanel, entendeu? Se sim, como isso poderia ser feito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ernanimanoel disse:

Entendo... Na verdade eu queria fazer o seguinte: Apenas 2 domínios em um servidor enviar pelo Sendgrid e todos os demais enviar pelo SMTP padrão do Cpanel, entendeu? Se sim, como isso poderia ser feito?

Tem que testar:
senders = *@dominio1.com.br, *@domínio2.com.br

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, ernanimanoel disse:

Olá MarksEliel

O único problema que eu percebo no Sendgrid configurado no Exim é que quando um determinado usuário de um domínio (conta Cpanel) deseja configurar seu email em softwares como Outlook ele vai precisar colocar no SMTP o usuário e senha de login do Sendgrid do proprietário do Servidor, senão ele não vai conseguir utilizar o SMTP. Será que tem alguma solução para isso?

Aqui não ocorre isso, visto que todo envio passa pelo exim e depois é enviado de acordo com que o exim ta configurado.

 

22 minutos atrás, ernanimanoel disse:

Entendo... Na verdade eu queria fazer o seguinte: Apenas 2 domínios em um servidor enviar pelo Sendgrid e todos os demais enviar pelo SMTP padrão do Cpanel, entendeu? Se sim, como isso poderia ser feito?

Eu citei aí no post, no senders voce usa:

Para usar mais de um domínio você poderá preencher com: *@dominio1.com.br :*@dominio2.com.br

<?= "Full Stack PHP Developer"; ?>
Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, MarksEliel disse:

Aqui não ocorre isso, visto que todo envio passa pelo exim e depois é enviado de acordo com que o exim ta configurado.

 

Eu citei aí no post, no senders voce usa:

Para usar mais de um domínio você poderá preencher com: *@dominio1.com.br :*@dominio2.com.br

Já sei porque não funcionou. Eu estava testando em um Cloud na Softlayer, lá eles só permitem a saída de emails via Sendgrid com a alegação de estarem evitando Spam. Amanhã vou testar em outro servidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MarksEliel disse:

Aqui não ocorre isso, visto que todo envio passa pelo exim e depois é enviado de acordo com que o exim ta configurado.

 

Eu citei aí no post, no senders voce usa:

Para usar mais de um domínio você poderá preencher com: *@dominio1.com.br :*@dominio2.com.br

Cara eu juro que não vi você citar isso no o seu post, até porque eu nem li ele, só corri o olho pois já conheço essa função.
Ficou parecendo que eu dei a dica(na cara dura) baseado no que você citou, mas não foi. rs

Gerenciamento e otimização de servidores: Centos, Debian, Ubuntu, Cpanel e VestaCP.
Cloud otimizado e otimização para: Wordpress e Magento.
Virtualização: Implementação e gerenciamento Virtualizor, Proxmox, Openstack e VMware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?