Jump to content

Clientes inativos, o que fazer?


Recommended Posts

Só vale a pena manter essa base caso realize mailling ou alguma campanha para trazer esse cliente de volta.

 

Aqui mantemos por 6 meses até por questões de segurança, certa vez recebemos uma notificação da justiça solicitando dados de um ex cliente que aparentemente vendeu através de uma loja virtual e não entregou os produtos.

 

Consultei um advogado na época sobre essa questão de disponibilizar os dados até porque a notificação não pedia, mandava. Pelo que ele me informou não há uma legislação especifica sobre manter os dados desse clientes inativos no entanto aconselhou manter por pelo menos 6 meses.

Link to comment
Share on other sites

Deixa os dados... só fecha a conta do cliente.

 

É mais seguro caso você precise dos dados um dia e não tem nenhum prejuízo quanto a velocidade do seu sistema.

Link to comment
Share on other sites

Eu excluo com um periodo menor do WHMCS, só que eu tenho backups diarios do banco de dados que guardo sem tempo definido.

Então se eu precisar de dados de 3 anos atrás vou ter.

 

Gosto de manter o WHMCS limpo.

 

Eu também, mas não apago com menos de 1 ano do ultimo pedido. E ainda assim eu também gravo backup todo dia então sempre tenho tudo organizado e espalhado por 4 DC diferentes. 

 

Alguns locais que assinei hospedagem em 2011/2012 ainda tem meu cadastro completo até hoje no WHMCS e funciona perfeitamente e rápido... será otimização de SQL?

Link to comment
Share on other sites

Eu também, mas não apago com menos de 1 ano do ultimo pedido. E ainda assim eu também gravo backup todo dia então sempre tenho tudo organizado e espalhado por 4 DC diferentes. 

 

Alguns locais que assinei hospedagem em 2011/2012 ainda tem meu cadastro completo até hoje no WHMCS e funciona perfeitamente e rápido... será otimização de SQL?

 

Aqui eu também tenho o cadastro de clientes desde o primeiro dia de operações.. não precisa fazer otimizações profundas, pois o próprio WHMCS já faz queries específicas, então ter 1000 ou 10 registros a velocidade vai ser a mesma.

Link to comment
Share on other sites

Aqui eu também tenho o cadastro de clientes desde o primeiro dia de operações.. não precisa fazer otimizações profundas, pois o própria WHMCS já faz queries específicas, então ter 1000 ou 10 registros a velocidade vai ser a mesma.

 

Então não faz sentido apagar cliente antigo. Concordo com você @Rodrigo Baldasso acho que WHMCS é bem otimizado para não ter problemas com isso... eu não vou apagar mais clientes, mesmo porque nunca se sabe se o cliente quer voltar e até um cadastro a ser feito novamente pode mudar uma escolha de empresa.

Link to comment
Share on other sites

  • Administration

Uso um sisteminha próprio (addon/hook) para chutar os aposentados pra outra galáxia.

 

Mas é preciso ter cuidado com esse tipo de abordagem.

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

Do you agree with our terms?