Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Wordpress Pesado Demais Para Compartilhado?


VTFerreira

Posts Recomendados

Eu entendo que a pergunta é um tanto vaga, mas já passei por diferentes empresas e em quase todas tive problemas na hora de atualizar o WordPress - tanto o core quanto temas e plugins do repositório. Como regra atualizo somente de madrugada ou nos fins de semana. Meu cpanel e WHM mostram usos de recursos dentro do esperado, e ainda assim quando tento atualizar um plugin o site "trava" no modo de manutenção por vários minutos (+ 20 minutos) e a tela de administração congela. Isso quanto não começam uma série de erros e perco o site (backups sempre).

 

Isso sem falar nos ocasionais "Erro 500". O cliente vai visitar o seu WP e se depara com a página de erro de servidor. WordPress com 10 visitas por dia, usando um tema leve e apenas cinco plugins ativos não usa tantos recursos do servidor. As empresas com que trabalhei até o momento são sérias, trabalhando com bons servidores e em datacenters respeitados. É improvável que seja um caso de overselling ou má fé.

 

Isso levanta a pergunta: WordPress seria pesado demais para uma revenda em servidor compartilhado? Pode ser que todos que usem o WordPress no mesmo servidor estejam atualizando ao mesmo tempo, vai saber. Como não é possível limitar o número de WordPress rodando em um mesmo servidor compartilhado, qual seria a alternativa mais confiável em termos de recursos? Revenda Cloud ou VPS?

A única empresa onde não tive problemas com o WP (nenhum erro no log) foi na Netmundo - que não trabalha com revenda e servidor compartilhado. Faz pensar.

PS: Não estou pedindo ofertas neste momento.

 

Não houve respostas aqui no fórum (talvez por ter elogiado uma empresa), mas consegui atualizar o WordPress às 4:00 da manhã de domingo. Minha conclusão é que um servidor compartilhado não aguenta rodar todas as funções do WordPress em condições de pico do uso (horário comercial, por exemplo). Talvez no caso de sites em WP o melhor seja usar uma revenda cloud, onde cada conta de revenda tem seus recursos de servidor reservados.

Editado por VTFerreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No geral, servidor compartilhado suporta ate determinas instancias wordpress, da para fazer ajustes, etc, porem dependendo da carga do wordpress e até visitas, etc. Realmente complica.

 

O ideal e mesmo montar um servidor pode ser um VPS sem problemas, mas totalmente dedicado ao Wordpress, com configurações especificas, etc. um plano médio vai gastar uns R$ 100 a R$150 reais mensais por este VPS e bem configurado, lhe trará bons benefícios, e é claro quando o vps, estiver no afogo e so ir aumentando memoria e processamento.

 

De uma boa olhada neste tutorial, pois sao ferramentas que podem lhe ajudar na configuração do VPS,  nos usamos e são excelentes   http://portaldohost.com.br/forum/index.php?showtopic=13659&hl=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha realmente não sei o que pode estar ocorrendo.

 

Aqui na minha empresa, todos os CMS's funcionam normalmente. Pode ser alguma configuração mal feita..

 

Trabalho com Revenda também, porém só revenda de 1º nível.

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WP funciona muito bem em servidores compartilhados, desde que o blog/site tenha pouco número de visitas ou número de baixo de recursos ao servidor.

 

O que você considera baixo de número de visitas ?

Tenho um site em wordpress que atinge picos de 50~100 online simultaneamente

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você considera baixo de número de visitas ?

Tenho um site em wordpress que atinge picos de 50~100 online simultaneamente

 

Por isso exemplifiquei, tem blogs que podem ter 50-100 online, mas não consomem muitos recursos por não terem tantas extensões/plugins/afins ativadas.

 

 

 

número de baixo de recursos ao servidor.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que são tantos fatores que devem ser levados em consideração, que talvez por isso seja difícil diagnosticar de forma generalizada se o wordpress funciona ou não adequadamente em servidor compartilhado.

 

Se a atualização depender do tempo de execução por exemplo ou se a empresa possui nginx e tem um time out de 3min e nas duas situações a atualização excedeu o tempo máximo estabelecido em um desses dois parâmetros, cabe a empresa prestadora de serviço, se ajusta ou não para atender esse perfil de cliente.

 

Coisas que eu acredito que são levadas em consideração para ter um parâmetro desse ajustado em um servidor compartilhado são:

 

Há mais ocorrências do gênero? Quando sim, é normal rever a configuração, se existe apenas uma ocorrência, então é preciso ter bastante cautela para não prejudicar os demais clientes do servidor.

 

É preciso analisar com calma qual impacto dos parâmetros reajustado.

 

Além de precisar dedicar tempo investigando, repassar o problema para algum técnico mais qualificado p/ verificar o impacto...etc

 

Em alguns casos, como um que tive na semana passada, onde atualizei o wordpress, demorou p/ atualizar, recebi uma pagina de erro, aguardei 2 minutos e acessei o admin novamente e estava tudo funcionando...Simplesmente não tive curiosidade de saber qual foi a razão do problema, pois minha conexão anda tão instável nos últimos dias (gvt interior de sampa) que isso poderia ter sido o motivo da pagina de erro :P

 

E se os problemas de atualizações em meus wordpress passam a ser recorrentes em várias empresas de hospedagem eu poderia até inverter a pergunta...

 

"Em virtude dos problemas que venho enfrentando para atualizar os sites dos meus clientes que utilizam wordpress, será que ainda é viável manter eles em servidores compartilhados? Visto que qualquer modificação para o bom funcionamento dos meus sites dependem de aprovação e viabilidade de negocio do meu fornecedor de serviço"

 

:)

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos por compartilharem suas opiniões.

@Marco Antonio, valeu pela dica do post. Verei com calma as dicas do "Sr. Watson" sobre a configuração do VPS com Varnish e Nginx.

@Anger, liberaram uma atualização do WordPress este fim de semana. Imagine algumas dezenas de instalações WordPress na sua revenda - todos tentando atualizar no mesmo horário. Agora imagine os seus vizinhos, outras revendas, na mesma situação ao mesmo tempo. Mesmo que ninguém abuse dos recursos do servidor, o servidor é um só - e o pessoal do gerenciamento (fornecedor) não faz milagre.

@Chuva, concordo contigo: quando o WordPress está com muitos plugins e algum tema comercial pesado não tem trator que faça andar. Quem desenvolve temas nem sempre se preocupa com os recursos para fazer "aquilo tudo" funcionar. Se fosse apenas um WordPress sempre dando problemas, possivelmente a culpa seria dele - mas quando uma instalação rodando JetPack + Akismet + WordFence + Tema leve e com o "Olá mundo!" como conteúdo não consegue atualizar, algo não está certo. ;)

 

Se a atualização depender do tempo de execução por exemplo ou se a empresa possui nginx e tem um time out de 3min e nas duas situações a atualização excedeu o tempo máximo estabelecido em um desses dois parâmetros, cabe a empresa prestadora de serviço, se ajusta ou não para atender esse perfil de cliente.

Nessa hora talvez seja melhor o cliente ir p/ o VPS e configurá-lo do jeito que precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?