Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Consulta De Mercado


Jean Santos

Posts Recomendados

Saudações pessoal,

 

Bom, primeiramente boa madrugada(hehe), estava meio sumido da comunidade devido ao trabalho mas agora estou de volta, ontem em uma reunião com os administradores financeiros da empresa onde estou atualmente, e me perguntaram se havia mercado para servidores VPS nacionais, eu mesmo não vejo um grande mercado para serviços nacionais, pois servidores aqui no Brasil além de caros, possuem uma configuração muito inferior a que estamos acostumados e temos no fim das contas, temos de passar o valor pra o cliente, onde serviços que estamos acostumados a ver por valores baixo, como R$9,90 mensais acabam tendo um índice de alta, passando a ter um valor médio de R$19,90...

 

Até entendo que alguns clientes preferem velocidade que é ter o servidor mais próximo, mas a grande questão é, será que ao menos 25% desses clientes, topariam pagar um valor mais alto por essa velocidade? Exemplo é os servidores internacionais que conseguimos passar por R$25,00 reais sem problemas, já esse mesmo serviço nacional custa R$60,00 reais, vocês acham que há um mercado para serviços nacionais?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é mercado.. Lógico que existe mercado.

 

Por exemplo, os preços em cloud da Alog iniciam em R$ 300,00 com 20GB de HD, 1 GB ram e 1mbps de link e tem procura por causa do mercado deles, afinal, se uma empresa tem um faturamento de R$ 500mil /m, não se importa de pagar R$ 10mil/m pela infra. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, excelentes palavras ao dizer sobre o mercado nacional de servidores.

Acredito que também seja um dos motivos dos preços altos dos servidores nacionais. Como o mercado é novo, o pessoal valoriza, vê que não existe uma concorrência forte. Todos os nichos de mercados são assim, e com o tempo o pessoal vai aderindo, aderindo, e daqui a pouco já tem um par de pessoas fazendo isto, e aí o preço cai.

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu puder dar a minha opinião por aqui. 

 

O alto custos de servidores dedicados aqui no Brasil se refere mais ao alto custo de link de internet e impostos do que propriamente ao mercado. 

 

Um servidor nos EUA que custa R$ 500,00 (convertidos em Reais) aqui no Brasil não saiu por menos de R$ 1500,00, com configuração inferior, link de internet com 20% da capacidade dos EUA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, isto também.

Mas é como em todos os mercados, quando uma coisa começa a crescer, e muitas pessoas aderindo, mais pessoas irão fazer o possível para ter um serviço bom e mais barato que a concorrência para chamar o público. E aí o preço cai. Não acredito que vá ficar um preço páreo com servidores fora, mas pode dar uma boa caída.

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li a maioria dos comentários neste tópico e cheguei a conclusão que a discussão se concentrou no pensamento apenas do empresário.

É bom levarmos em conta o pensamento de quem realmente importa... o cliente.

 

Como devem saber a grande maioria (não seria nada exagero se dissermos mais de 90%) dos clientes são pequenos empresários e profissionais liberais que não entendem quase nada  vezes nada. Mal sabem que existem diferenças entre hospedagens com servidores aqui no Brasil ou Fora.

 

Quando comecei no ramo, tinha uma revenda com uma empresa conhecida e tempos depois aprendendo os "macetes" descobri que eles tinham servidores locados na Hostdime USA. Após muito estudo, pesquisa e participando desse fórum descobri as diferenças entre servidores hospedados no Brasil e nos Estados Unidos por exemplo.

 

Então meti a cara e contratei uma revenda no Brasil só para testar. Consequentemente os planos tinham menor espaço e maior valor e deixei bem claro no site as diferenças entre revenda no Brasil e nos Estados Unidos. Brasil = Maior velocidade menor estabilidade. USA = Maior espaço e estabilidade.

Resultado... 20% dos pedidos após isso era para planos no Brasil cujo maior atrativo era a velocidade.

 

Hoje... Não uso mais revenda, apenas dedicados e cerca de 25% dos meus clientes preferem hospedagem no Brasil. Como empresário penso... Preço, equipamento, estrutura, suporte e estabilidade  com certeza Servidores no Exterior.

Como cliente e principalmente buscando mais velocidade no carregamento, com certeza o Brasil.

 

Reforço esse pensamento depois de realizar uma pesquisa entre meus clientes e mais de 60% classifica como primordial para sua satisfação a velocidade do carregamento de seus sites e estão dispostos a pagar à mais por isso.

 

Claro, nem tudo são flores. A estrutura no Brasil é muito mais estável e cara que nos Estados Unidos mas mesmo assim quem utiliza hospedagem no Brasil está satisfeito.

 

Por isso acho que o Mercado de Servidores no Brasil, é sim viável e promissor. A falta de estrutura e preços com certeza serão melhorados à partir do momento que houver maior concorrência e demanda.

 

Quem está antenado com o Mercado sabe muito bem que já existem campanhas de grandes players incentivando hospedar aqui, (queira ou não, bem ou mal, empresa boa ou ruim... isso influência sim!) . Muitos lojistas já sabem que o google dá preferência para sites carregados mais rápido e assim já é possível sentir que muitos clientes já estão mais "ligados" e já começam perguntando no atendimento online onde estão os servidores.... e assim vai. A tendência é só aumentar.

 

Se não fosse tão promissor... uma gigante como a amazon entraria aqui? Também rola um boato que existe uma gigante internacional buscando estrutura em DC's no Brasil para 1000 racks! Esses caras sabem o que fazem.

 

Ainda temos um agravante... Depois do episódio das denúncias de espionagem de brasileiros na internet pela Cia, o Governo insiste em armazenamento de dados de usuários obrigatório no Brasil mesmo que ainda que continuem sendo também guardados nos Estados Unidos.

 

Por isso acho que à curto ou médio prazo, será um ótimo negócio disponibilizar servidores no Brasil, mesmo com todos os "obstáculos" que hoje possui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o custo de um servidor no brasil só será igual ao dos estados unidos se o dólar chegar a 10 ou 15 reais... acho que vai demorar bastante...

 

 

*obs: a amazon e o "grande datacenter" buscam o mercado das GRANDES/GIGANTES empresas, o mercado corporativo que não se importa em pagar 100 mil dólares em infraestrutura de servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o custo de um servidor no brasil só será igual ao dos estados unidos se o dólar chegar a 10 ou 15 reais... acho que vai demorar bastante... *ps.: nunca li tanta besteira como essa que essa alta do dólar vai igualar os custos!

Isso sem contar que a maioria dos equipamentos vem de fora e são pagos em dólar. Logo impossível ser equiparar, no máximo diminuir a diferença com o tempo e depois de aumentar oferta e procura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?