Jump to content
Sign in to follow this  
joaopaulo

40% Dos Candidatos A Estágio São Reprovados Em Testes Ortográficos

Recommended Posts

[MATERIA COM VÍDEO]

http://g1.globo.com/...tograficos.html

Pesquisa divulgada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostra que em média 40% dos estudantes são reprovados nas seleções para estágio por apresentarem resultados deficitários em testes ortográficos realizados pela entidade.

O levantamento, feito com 6.716 estudantes que fizeram os testes, revela que na área de jornalismo, por exemplo, 49,45% dos jovens cometem erros acima do limite aceitável em testes ortográficos.

Veja abaixo reprodução das provas de ditados enviadas pelo Nube com os erros.

ditado-cienciaseconomicas62.jpg

Prova do Nube de ciências econômicas, cujo número de erros foi de 28 (Foto: Reprodução)

ditado-cienciadacomputacao6.jpg

Prova do Nube de Ciências da computação, cujos erros foram encontrados em 20 palavras (Foto: Reprodução)

Entre alunos de pedagogia o índice de erros é de 50%; em matemática, de 66,66%; em artes e design, de 70,59%. No caminho contrário, 74,48% dos estudantes de engenharias e 82,75% de direito têm êxito nos exames ortográficos.

No nível superior/tecnólogo, o índice de aprovados nos testes ortográficos é de 60,22% e o de reprovados, de 39,78%. No nível médio/técnico a porcentagem de aprovados é de 63,27%, e de reprovados, de 36,73%.

ditado-jornalismo620x600.jpg

Prova do Nube de jornalismo, cujos erros são de 24 palavras (Foto: Reprodução)

No caso da reprovação por área, em comunicação e informação o índice é de 43,67; em artes e design, de 42,35; administração e negócios, de 42,35; ciências exatas e informática, de 39,53; saúde, de 38,49, engenharia, de 25,52; meio ambiente e ciências agrárias, de 20,38; e ciências humanas e sociais, de 17,07.

saiba mais

De acordo com a supervisora da área de seleção do Nube, Aline Barroso, falar um segundo idioma pode ser o diferencial para candidatos a vagas de estágio ou emprego. No entanto, se a pessoa não dominar a língua portuguesa, já será eliminada de primeira.

“Com o advento do intercâmbio e a consequente busca por aprendizado no exterior, além da escrita tipicamente sintetizada e informal da internet, o jovem ganha obstáculos no aprimoramento da língua nacional”, diz Aline Barroso. “Mas com uma pequena dose de leitura diária e cursos rápidos e muitas vezes gratuitos de atualização do português, o estudante se mantém apto a falar em público e expressar bem suas ideias”, garante.


Não respondo dúvidas em particular, nem via msn, bilhete elegante, PM, foto de mulher bonita no perfil, telegrama, pombo correio, sinal de fumaça, dança da chuva, fogueira, ou qualquer outra forma válida e/ou bizarra. Pergunte no fórum assim todos podem compartilhar a pizza.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.





×
×
  • Create New...