Jump to content

Cakephp - Um Poderoso Framework.


Recommended Posts

Olá à todos, vim trazer uma ferramenta poderosa do php, que podemos utilizar para qualquer projeto, seja grande ou não, que é um framework. Se eu falar besteira, por favor me corrigem, pois é a primeira vez que escrevo algo sobre php rsrs.

Afinal, o que é um Framework ?

Um framework, em desenvolvimento de software, é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos, provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação. Ao contrário das bibliotecas, é o framework quem dita o fluxo de controle da aplicação, chamado de Inversão de Controle.

Fonte: Wikipédia.

O que podemos dizer, é que o framework, nada mais é que um conjunto de classes, que colaboram para realizar um trabalho, uma aplicação, que facilita à nossa vida de programador rsrs.

CakePHP entrando na história

O CakePHP é um framework em PHP (ah não, verdade ?! hehe), que foca em desenvolvimento rápido. Você poderá criar qualquer tipo de projeto web, como portais, websites, sem fronteiras de complexidade. Qualquer programador, seja de qualquer nível, pode sim, aprender o cakePHP tranquilamente, além de uma vasta documentação, o framework é muito bem organizado. Tudo isso totalmente gratuito.

Então, quais as vantagens de usar o CakePHP ?

• Apresenta uma licença flexível (MIT);

• CRUD (Create, Read, Update, Delete) integrado para as interações com o banco de dados;

• Scaffold ( uma forma extremamente simples de utilizar o CRUD );

• Bake ( uma poderosa ferramenta que gera códigos automaticamente dentro dos padrões do framework );

• Arquitetura MVC ( Model, View e Controller ) obs: um padrão extremamente importante;

• Helpers que facilitam a utilização de outras linguagens dentro do cakePHP como HTML, javascript, formulários, ajax etc;

• Ferramentas como o ACL ( Controle de acesso ), AuthComponent ( sistemas com área restrita ), componentes de Sessões, Cookies, até mesmo de Email.

• Não verá nenhuma consulta em banco de dados durante o código em desenvolvimento com o CakePHP. ( Isso foi o que mais me impressionou sobre o cakePHP :D )

Que legal ! Agora onde aprender a mexer nessa maravilhosa ferramenta ?

Simples ! Temos uma documentação oficial do cakePHP que é o book da última versão lançada 2.x do framework. Acesse e confira no link: http://book.cakephp.org/2.0/en/

Além disso, se está no projeto, e o book não conseguiu tirar sua dúvida, temos a vasta comunidade de usuários que utilizam o cakePHP !

A Lista Oficial do CakePHP onde poderá tirar suas dúvidas, às vezes, até desenvolvedores do cake, estarão te respondendo nesta lista :) :

http://groups.google.com/group/cake-php

Temos também a Lista do CakePHP no Brasil, onde usuários brasileiros também poderão te ajudar nessas horas rsrs:

http://groups.google.com/group/cakephp-pt

MÃOS A OBRA ! ONDE OBTER O CAKEPHP?

Basta entrar no site oficial do cake e baixar !

http://www.cakephp.org/

Dúvidas?

Mande MP, quem sabe não posso ajudá-lo :) rsrsrs

Opinião

Sou usuário de cakePHP há uns 6 meses, e realmente estou impressionado com a facilidade de desenvolvimento. Realmente após que o conheci, dificilmente faço projetos a mão em PHP, não importando qual seja o tipo de projeto, complexo ou não, simplesmente por conta da facilidade de criar algo bem feito e rápido.

Obrigado à todos que se interessaram e leram meu primeiro tópico sobre PHP, ainda mais sobre o framework CakePHP.

Atenciosamente,

Fábio Takaki.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

Do you agree with our terms?