Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre FFMpeg


Posts Recomendados

Estava vendo que algumas revendas incluem suporte a streaming. Outras incluem suporte a FFMpeg.

Gostaria de saber: há como fazer streaming (tipo rádio online) com o FFMpeg? Existe algum tipo de painel para isso?

E os painéis WHMSonic e Southcast, eles utilizam aplicação própria? É mais fácil fazer streaming com eles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FFMPEG para rádio é desperdício de banda e de CPU.

Para rádio, é recomendável e mais barato usar o Shoutcast ou compatível. Como painel de controle do Shoutcast (na verdade eu uso o IceCast) eu prefiro o CentovaCast. Para usos maiores, não recomendo rodar o WHMSonic, porque o servidor de streaming vai começar a comer CPU que era para ser do servidor de e-mail, e vice-versa. Não sou fã de rodar tudo no mesmo servidor, a não ser que seja tudo baixa utilização.

Se sua aplicação for comercial e tiver uma alta carga de ouvintes, é preferível usar o Wowza Server, que transmite ou retransmite Shoutcast, Windows Media, Flash Media Services (economizando US$ 2400 por servidor em licenças da Adobe) e o que mais aparecer. Ele comporta mais gente e é mais estável que o FFMPEG, que utiliza muito CPU e de vez em quando dá umas travadas e precisa ser resetado. O Wowza custa US$ 60/mês/servidor, exige configuração manual em XML, mas para aplicação profissional (ou para Flash Media) não tem comparável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso o FFMPEG para upload de video(qualquer formato) com conversão para extensão .flv

e para streaming uso o servidor de streaming ShoutCast com gerenciamento do WHMSonic.

Até o momento não tenho o que reclamar, porém algumas pessoas falam que o servidor de streaming ShoutCast consome muita memoria ram do servidor dedicado ou vps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FFMPEG para rádio é desperdício de banda e de CPU.

Para rádio, é recomendável e mais barato usar o Shoutcast ou compatível. Como painel de controle do Shoutcast (na verdade eu uso o IceCast) eu prefiro o CentovaCast. Para usos maiores, não recomendo rodar o WHMSonic, porque o servidor de streaming vai começar a comer CPU que era para ser do servidor de e-mail, e vice-versa. Não sou fã de rodar tudo no mesmo servidor, a não ser que seja tudo baixa utilização.

Se sua aplicação for comercial e tiver uma alta carga de ouvintes, é preferível usar o Wowza Server, que transmite ou retransmite Shoutcast, Windows Media, Flash Media Services (economizando US$ 2400 por servidor em licenças da Adobe) e o que mais aparecer. Ele comporta mais gente e é mais estável que o FFMPEG, que utiliza muito CPU e de vez em quando dá umas travadas e precisa ser resetado. O Wowza custa US$ 60/mês/servidor, exige configuração manual em XML, mas para aplicação profissional (ou para Flash Media) não tem comparável.

Conhece profissionais e/ou empresas no Brasil que conheçam bem o Wowza e configurem e etc? Não tenho encontrado quem conheça esse sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o uso de painel especifico para streaming de audio eu sugiro fortemente o CENTOVACAST. - Já usei em ambiente de produção o WHMSonic, Cast-control e outros dois que prefiro nem informar. Todos tem seus pontos positivos e MUITOS negativos.

Sobre o Cast-control ele tinha um bug que gerava um uso excessivo de CPU quando rodava o script de verificação de limite de bitrate usado nos arquivos mp3 da radio. A ponto de um unico usuário com um único mp3 conseguir derrubar um servidor inteiro. Depois de algum tempo corrigiram este bug, mas sempre em cada correção aparecia outro bug. O script era um queijo suíço. Não sei como está hoje.

Sobre o WHMSonic é um sistema de qualidade sem dúvida, porem o soutcast usa MUITA CPU (isso sem contar link/tráfego) e se vc tem muitas rádios rodando em um mesmo servidor onde vc tem CPANEL-EXIM-MYSQL e umas centenas de dominios rodando vc está armando uma pequena bomba relógio. Em nosso caso estava impossível administrar com qualidade uma dezena de servidores com uma dezena de licenças (uma para cada servidor - fora o custo) do WHMSonic. Por isso migramos para o CENTOVACAST, isolando o streaming em máquinas separadas das usadas para hospedagem e revenda compartilhada (que nem cpanel tem instalado, são usadas só para streaming).

O CENTOVACAST é superior a nivel de interface e controle mas não roda o AAC+ como o WHMSONIC.

Sobre o FFMPEG - apenas use e ofereça para vídeo e conversão de formato usando um script "youtube clone" ou algo assim. Não de acesso SSH para execução do binário do ffmpeg ao usuário no prompt de comando, isso deve ser feito apenas pelo ROOT. O FFMPeg na verdade é um conjunto de módulos entre eles binarios e codecs para que se convertam arquivos de video (AVI por exemplo) em flv e desta forma possam ser publicados via streaming "on-demand".

Como o Youtube por exemplo : http://www.megahost.com.br/video/ o FFMPEG é leve (picos de CPU ocorrem pontualmente apenas durante o processo de conversão de acordo com a qualidade do arquivo de vídeo) mas usa obviamente MUITO limite de tráfego e principalmente largura de banda (de acordo com o numero de visitantes simultâneos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?