Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

API do registro.br para registro de domínios e alterar DNS sem ser EPP?


redenflu

Sua empresa ofertaria o registro .BR neste cenário?  

26 votos

  1. 1. Sua empresa ofertaria o registro .BR neste cenário?

    • SIM
      22
    • NÃO
      4


Posts Recomendados

11 horas atrás, rubensk disse:

Como eu citei, para alterações de DNS(servidores ou records) há sim planos de suportar ou DomainConnect ou outra API, mas provavelmente Domain Connect. DomainConnect usa OAuth então não há um token visível mas há ações visíveis de conexão... até é gerado um token em cada realização OAuth bem sucedida, mas isso só fica visível internamente. 

Mas isso não incluiria renovação... aqui entram pontos mais críticos como boletos maliciosos e fluxo financeiro. Mas fluxo financeiro é algo que não dá para descartar no futuro quando houver o "Pix tokenizado" (que é parecido com guardar cartão de crédito no adquirente). O Pix Automático (com liquidação não prioritária, para pagamentos não imediatos) deve vir já no começo de 2024, e o tokenizado é a mesma coisa só que no mesmo canal de liquidação prioritária (o que hoje é usado pelo Pix). 

Foi olhando que ações poderiam ajudar a diminuir concentração entre os canais de venda que vieram coisas como módulo WHMCS, possibilidade de manter os domínios existentes no atual provedor ao fazer seleção de provedor, exclusão dos titulares sem objetos no sistema; e é também desse olhar que podem vir aumento do prazo para remoção com devolução, travamento de seleção de provedor nesse mesmo prazo, cancelamento, transferência de titularidade online e DomainConnect. São coisas que apesar de eventualmente poderem ser alteradas, já tem discussão madura. 

Mas os pontos específicos já mencionados nesta thread já tiveram discussão interna... e mesmo pontos já discutidos, de vez em quando eu cito questionamentos como o desta thread (que eu já mencionei internamente, aliás). Por isso que eu prefiro ser transparente sobre as chances específicas de ações que não estão no roadmap. 

 

 

Se puder, deixe-nos informados quanto a isto. E olhe para o mercado além do WHMCS. Muitas empresas não o utilizam.

Nós mesmos, nunca utilizamos WHMCS.

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tese, eu gosto muito do sistema do registro.br, é bem simples também de um cliente leigo usá-lo. Mas, tudo funciona muito bem só lá dentro. O cliente final do pequeno hosting, necessariamente vai precisar ter uma conta do registro.br, pois nós não temos uma boa integração e se tivermos alto volume, o cliente não vai querer esperar pela ajuda do suporte, qualquer pessoa ou empresa vai lá no registro.br, cria uma conta e gerencia tudo, não tem motivo para renovar conosco. Outro problema que vejo até mesmo em grandes hostings, se eu registrar um domínio na empresa tal (que foi assim que conheci o registro.br), e depois eu quis mudar para outra grande empresa. Essa segunda empresa me informou que eu deveria criar uma conta no registro.br, trocar o provedor e então depois que tive esse conhecimento, nem fui para a segunda empresa, fiquei no registro.br a partir disso. Por fim, eu tinha um boleto vencido da primeira empresa que nem soube que eu saí de lá, pois não existia um sistema que avisasse eles que o domínio eu tirei de lá, o que não acontece com domínios .com por exemplo. Fiquei com outro boleto vencido da segunda empresa, que era onde eu queria gerenciar o domínio inicialmente. Enfim, um transtorno imenso para eu que na época entendia muito pouco sobre, imagina para um leigo, que pode acabar pagando duas ou três faturas em um processo chato de transferir o domínio entre empresas...

 

Eu vejo muitas coisas boas para o .BR, o sistema é fácil de usar, desde que seja tudo feito no registro.br, se colocar um terceiro, cagou tudo... A transferência de domínio é complicada, a troca de titularidade é complicada e no nosso caso como hosting, todo processo é manual. Se quisermos vender através de um Tucows ou Logicboxes, aí não ficamos competitivos e sempre iremos perder para Locaweb e demais...

A questão aqui, é que precisamos de uma integração e comprar domínios diretamente do registro.br. O custo inicial dos 100 domínios é o menor dos custos atualmente. Antes desse custo, temos muitos outros custos de programação, adequação as leis, e principalmente dedicação para fazer tudo funcionar. Para empresas grandes, é mais fácil ter capital e tempo, basta destinar pessoas. Mas nós pequenos, não temos condições para isso, destinar programadores, testar, validar, adequar, custa muita grana que é o que falta para empresas pequenas. Precisamos de algo que seja mais simples. Eu quero por exemplo destinar meu tempo para fazer a integração funcionar, validar e confirmar que meu cliente tem uma ferramenta que funciona dentro do meu sistema. Mas não consigo destinar verba para criar essa integração do zero. Talvez assim como existe na ResellerClub que eles criaram um módulo pronto, que você precisa apenas instalar no seu sistema e configurar. Claro, antes de chegar nesse ponto, também tivemos a validação que nós existimos, que temos um CNPJ, que assinamos contratos e etc... Não falamos aqui da questão de leis, de como deve ser feito, mas falamos aqui apenas da tecnologia e de seus custos envolvidos.

Como um player pequeno, minha solicitação é: (no meu caso WHMCS) um módulo que eu possa integrar meu sistema diretamente com o registro.br, onde eu possa comprar dominios ao custo padrão de 36,00, onde meu cliente consiga comprar, renovar e gerenciar seus nameservers ou zonas, sem precisarmos ter que fazer tudo manualmente. Os grandes players fazem assim, mas tiveram no mínimo um custo inicial de 30k para criar isso, nós não temos 30k de investimento para criar uma integração decente onde não vamos ter o retorno, pois como eu disse, se eu vender o domínio a 40,00, não tenho lucro algum, ou seja, meu investimento inicial de programação, nunca dará retorno. Se eu quisesse ser uma empresa que vende apenas domínios, e nenhum adicional, nem em 10 anos eu conseguiria ter o retorno do investimento.

Acho incrível o módulo do WHMCS ter sido atualizado pela iniciativa de alguém que com certeza teve um grande investimento em programação, tempo e dedicação para fazer funcionar, mesmo assim, pegar aquele mesmo módulo e fazer integrar, vai ter o mesmo custo, pois ainda assim, também precisaremos de um programador para validar tudo, testar e etc...

Talvez eu tenha falado muita besteira, mas o fato, é que para o registro.br, tudo funciona, vende muito domínio e tá tudo bem, mas as vendas acontecem somente através de canais já consolidados e novos canais que queriam entrar, não podem por falta de recursos. Se pudéssemos integrar com menor custo (não falando do custo inicial de compra de domínios) através de um módulo ou API simples já ajudaria. Deve existir milhões de domínios que são gerenciados manualmente por agências e hostings pequenos, imagina o trabalho dessa galera. Usar LogicBoxes foi a nossa saída para ter a opção do WHMCS de domínios .BR, mas nunca seremos competitivos. E quando aparece um cliente para registrar, não funciona, temos que fazer manualmente a integração, e na maioria das vezes o cliente já é atrelado a outro hosting.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Pablo Si disse:

Recebo em média 2-4 processos anuais devido a um grande problema na minha opinião "CPF já utilizado". E o pior de tudo que geralmente são clientes querendo entre 40 e 300k de indenização, sempre valores relativamente altos. Na minha opinião o principal problema desse EPP do registro.br

Basicamente o que sempre acontece é não conseguirmos registrar o domínio por causa do CPF atrelado em outro provedor, aí o domínio é registrado em outro local e o cliente fica puto. Mesmo enviando diversos avisos etc...

Inclusive no último processo pedi pra minha advogada colocar o registro.br "junto" no processo, não lembro o termo jurídico para isso.

Acho que é responsável solidário o termo que você está buscando. Detalhe que não tem efeito nos colocar no polo passivo, pq o contrato prevê direito de regresso... então a gente paga nossa parte e cobra o mesmo valor de você depois. 

Mesmo o WHMCS não mostrando a mensagem de erro para o cliente (por padrão ele só mostra isso na Admin area), ainda assim ele dá erro para o usuário, não ? Para o usuário ele dá ok ? 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Santos disse:

Em tese, eu gosto muito do sistema do registro.br, é bem simples também de um cliente leigo usá-lo. Mas, tudo funciona muito bem só lá dentro. O cliente final do pequeno hosting, necessariamente vai precisar ter uma conta do registro.br, pois nós não temos uma boa integração e se tivermos alto volume, o cliente não vai querer esperar pela ajuda do suporte, qualquer pessoa ou empresa vai lá no registro.br, cria uma conta e gerencia tudo, não tem motivo para renovar conosco. Outro problema que vejo até mesmo em grandes hostings, se eu registrar um domínio na empresa tal (que foi assim que conheci o registro.br), e depois eu quis mudar para outra grande empresa. Essa segunda empresa me informou que eu deveria criar uma conta no registro.br, trocar o provedor e então depois que tive esse conhecimento, nem fui para a segunda empresa, fiquei no registro.br a partir disso. Por fim, eu tinha um boleto vencido da primeira empresa que nem soube que eu saí de lá, pois não existia um sistema que avisasse eles que o domínio eu tirei de lá, o que não acontece com domínios .com por exemplo. Fiquei com outro boleto vencido da segunda empresa, que era onde eu queria gerenciar o domínio inicialmente. Enfim, um transtorno imenso para eu que na época entendia muito pouco sobre, imagina para um leigo, que pode acabar pagando duas ou três faturas em um processo chato de transferir o domínio entre empresas...

 

Eu vejo muitas coisas boas para o .BR, o sistema é fácil de usar, desde que seja tudo feito no registro.br, se colocar um terceiro, cagou tudo... A transferência de domínio é complicada, a troca de titularidade é complicada e no nosso caso como hosting, todo processo é manual. Se quisermos vender através de um Tucows ou Logicboxes, aí não ficamos competitivos e sempre iremos perder para Locaweb e demais...

A questão aqui, é que precisamos de uma integração e comprar domínios diretamente do registro.br. O custo inicial dos 100 domínios é o menor dos custos atualmente. Antes desse custo, temos muitos outros custos de programação, adequação as leis, e principalmente dedicação para fazer tudo funcionar. Para empresas grandes, é mais fácil ter capital e tempo, basta destinar pessoas. Mas nós pequenos, não temos condições para isso, destinar programadores, testar, validar, adequar, custa muita grana que é o que falta para empresas pequenas. Precisamos de algo que seja mais simples. Eu quero por exemplo destinar meu tempo para fazer a integração funcionar, validar e confirmar que meu cliente tem uma ferramenta que funciona dentro do meu sistema. Mas não consigo destinar verba para criar essa integração do zero. Talvez assim como existe na ResellerClub que eles criaram um módulo pronto, que você precisa apenas instalar no seu sistema e configurar. Claro, antes de chegar nesse ponto, também tivemos a validação que nós existimos, que temos um CNPJ, que assinamos contratos e etc... Não falamos aqui da questão de leis, de como deve ser feito, mas falamos aqui apenas da tecnologia e de seus custos envolvidos.

Como um player pequeno, minha solicitação é: (no meu caso WHMCS) um módulo que eu possa integrar meu sistema diretamente com o registro.br, onde eu possa comprar dominios ao custo padrão de 36,00, onde meu cliente consiga comprar, renovar e gerenciar seus nameservers ou zonas, sem precisarmos ter que fazer tudo manualmente. Os grandes players fazem assim, mas tiveram no mínimo um custo inicial de 30k para criar isso, nós não temos 30k de investimento para criar uma integração decente onde não vamos ter o retorno, pois como eu disse, se eu vender o domínio a 40,00, não tenho lucro algum, ou seja, meu investimento inicial de programação, nunca dará retorno. Se eu quisesse ser uma empresa que vende apenas domínios, e nenhum adicional, nem em 10 anos eu conseguiria ter o retorno do investimento.

Acho incrível o módulo do WHMCS ter sido atualizado pela iniciativa de alguém que com certeza teve um grande investimento em programação, tempo e dedicação para fazer funcionar, mesmo assim, pegar aquele mesmo módulo e fazer integrar, vai ter o mesmo custo, pois ainda assim, também precisaremos de um programador para validar tudo, testar e etc...

Talvez eu tenha falado muita besteira, mas o fato, é que para o registro.br, tudo funciona, vende muito domínio e tá tudo bem, mas as vendas acontecem somente através de canais já consolidados e novos canais que queriam entrar, não podem por falta de recursos. Se pudéssemos integrar com menor custo (não falando do custo inicial de compra de domínios) através de um módulo ou API simples já ajudaria. Deve existir milhões de domínios que são gerenciados manualmente por agências e hostings pequenos, imagina o trabalho dessa galera. Usar LogicBoxes foi a nossa saída para ter a opção do WHMCS de domínios .BR, mas nunca seremos competitivos. E quando aparece um cliente para registrar, não funciona, temos que fazer manualmente a integração, e na maioria das vezes o cliente já é atrelado a outro hosting.

Obrigado pelos elogios ao sistema, é um objetivo sim melhorar a usabilidade do site. 

Há sim informação de que o domínio foi transferido, de duas formas:

- É enviada uma mensagem Poll (que é o sistema de mensageria da API EPP)

- O arquivo eppreport, que é atualizado toda madrugada, deixa de mostrar aquele domínio/titular como parte dos objetos geridos por esse provedor no sistema. 

A questão de transferência de titularidade eu já mencionei que será alterada. 

Sobre competitividade, os grandes sempre vão poder descontos absurdos independente de por quanto você venda... só vai mudar quem naquele momento dá desconto alto, que é quem está precisando bater meta. E isso não adianta nem comprar por menos que R$36... pq se comprar por menos, os grandes também compram por menos. A competição entre pequenos e grandes é um desafio em qualquer mercado, e o que fazemos para ajudar é não praticar preço menor para os grandes. Mas as demais questões competitivas vocês precisam encarar. Quem sai na chuva é para se queimar, dizia o Vicente Matheus. E em outro mercado que eu tenho bastante contato, o de acesso Internet, os pequenos concorrem sim com os grandes... reclamam de coisas equivalentes (promoção mensalidade no 1o. ano, equipamento cedido sem custo) mas conseguem atrair clientes por qualidade de atendimento. E enquanto os pequenos cresceram para provedores regionais, a Oi faliu 2 vezes. Só ser grande não basta. Se sua única ferramenta de competitividade é preço, esse realmente não é um negócio atrativo. 

Gerenciar nameservers e zonas é algo que dá para fazer com módulos DNS como o da ClouDNS ou o da Modules Garden... e não custa R$30k um módulo desses não. 

Eu comentei que fora os muito-muito-grandes, nem só os muitos-grandes, ninguém tem ganho direto na venda de domínios, mas que domínio (qualquer TLD) é a porta de entrada do mercado de hosting. Por isso que você vê descontos absurdos de 1o. ano, pq isso no fundo é verba de marketing. Não é que eles tem tanta eficiência de custos assim... 

Sobre integração manual, havia uma falha no módulo da LogicBoxes de que se o titular não estivesse cadastrado, ele não fazia o cadastro automatizado (que é possível). Então automatização só se calhasse do cara ser cliente da Hostgator, que usa a mesma credencial da LogicBoxes (apesar de não usar a LogicBoxes). Isso já foi corrigido ? 

 

3 horas atrás, Anger disse:

Se puder, deixe-nos informados quanto a isto. E olhe para o mercado além do WHMCS. Muitas empresas não o utilizam.

Nós mesmos, nunca utilizamos WHMCS.

WHMCS é o mais usado, por isso o foco inicial nele. Mas o que imaginávamos é que outros sistemas escritos em PHP, e aí o espectro aumenta bastante, usariam o módulo de WHMCS como base para suas integrações. Ainda não vimos isso acontecer, mas é uma esperança. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rubensk disse:

Acho que é responsável solidário o termo que você está buscando. Detalhe que não tem efeito nos colocar no polo passivo, pq o contrato prevê direito de regresso... então a gente paga nossa parte e cobra o mesmo valor de você depois. 

Mesmo o WHMCS não mostrando a mensagem de erro para o cliente (por padrão ele só mostra isso na Admin area), ainda assim ele dá erro para o usuário, não ? Para o usuário ele dá ok ? 

 

 

 

contratos são bem discutíveis juridicamente né... pelo que vejo as vezes não valem nada haha do lado do usuário ele consegue registrar e pagar normalmente, o pepino ocorre no lado do admin quando o sistema tenta registrar e não dá certo. Acho que o problema está justamente nisso, o usuário consegue pagar =S pq o CPF fica "preso" em 1 provedor específico ? É muito muito comum o cliente registrar um domínio na godaddy na segunda e na quarta da mesma semana registrar um cmg e dar erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Pablo Si disse:

contratos são bem discutíveis juridicamente né... pelo que vejo as vezes não valem nada haha do lado do usuário ele consegue registrar e pagar normalmente, o pepino ocorre no lado do admin quando o sistema tenta registrar e não dá certo. Acho que o problema está justamente nisso, o usuário consegue pagar =S pq o CPF fica "preso" em 1 provedor específico ? É muito muito comum o cliente registrar um domínio na godaddy na segunda e na quarta da mesma semana registrar um cmg e dar erro.

Mas algo indiscutível do contrato é que ele pode ser encerrado com 30 dias de aviso prévio... e quem ficar tentando imputar ao Registro.br culpas que não são dele, logo vai descobrir que essa cláusula existe e pode ser usada. 

Uma coisa é o que você havia relatado de para o cliente aparecer como tudo bem, vou criar um comentário na issue que já trata desse tema(https://github.com/registrobr/whmcs-registrobr-epp/issues/53). Outra é o questionamento sobre a regra, aí já foi tudo mencionado acima de pq é assim. Notar que isso acontece no sentido oposto também, do cliente registrar com você e depois não conseguir registrar com outro se não mudar a seleção de provedor. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, rubensk disse:

Mas algo indiscutível do contrato é que ele pode ser encerrado com 30 dias de aviso prévio... e quem ficar tentando imputar ao Registro.br culpas que não são dele, logo vai descobrir que essa cláusula existe e pode ser usada. 

Uma coisa é o que você havia relatado de para o cliente aparecer como tudo bem, vou criar um comentário na issue que já trata desse tema(https://github.com/registrobr/whmcs-registrobr-epp/issues/53). Outra é o questionamento sobre a regra, aí já foi tudo mencionado acima de pq é assim. Notar que isso acontece no sentido oposto também, do cliente registrar com você e depois não conseguir registrar com outro se não mudar a seleção de provedor. 

 

 

Na verdade colocamos o registro.br pq precisávamos de alguns dados (logs) e não como "réu", creio que tenha me expressado errado hehe.

Editado por Pablo Si
Erro port
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?