Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HD ou SSD para nuvem privada com nextcloud ou owncloud


andregarcia

Posts Recomendados

Olá Pessoal, se possível gostaria da opinião de vocês.  
Pensando na implementação de nuvem privada com nextcloud ou owncloud, a diferença entre rodar em servidor com hd daria diferença muito  perceptível para o usuário final do que rodando em um ambiente com ssd ou nvme?  

Minha pergunta se dá pelo fato de que um ponto importante para estas aplicações é justamente a necessidade de espaço de armazenamento generoso pois o propósito é justamente armazenar arquivos e a diferença de tamanhos de discos de hd e ssd que há no mercado é muito grande e os custos são consideráveis, sinceramente não consigo entender como as grandes empresas conseguem oferecer tanto armazenamento.

Valeria a pena implementar em hd para ter muito mais armazenamento? ou é melhor pagar mais pelo ssd e ter menos armazenamento?


Acredito que esta dúvida seja pertinente para mais pessoas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

EU particularmente daria prioridade para o HD.
A fins de eficiência e precaução se você tiver a possibilidade de:

SSD/NVME para o Sistema
HD SATA em RAID-10 para o Storage

Seria o melhor dos 2 mundos rs...
 

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa analisar a necessidade, eu tenho alguns servidores Nextcloud, uso disco SAS em raid-10 e a perfomance é muito boa, como  basicamente usamos os aquivos no computador usando o nextcloud somente para sincronizar com o servidor, não faz muita diferença.

Agora se deseja usar a versão web, editar em tempo real via navegador, usar alguns aplicativos online e etc, dependendo da quantidade de pessoas e arquivos a serem usados/editados ao mesmo tempo, o SSD vai te dar uma resposta melhor.

Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Fabio S Araujo disse:

Precisa analisar a necessidade, eu tenho alguns servidores Nextcloud, uso disco SAS em raid-10 e a perfomance é muito boa, como  basicamente usamos os aquivos no computador usando o nextcloud somente para sincronizar com o servidor, não faz muita diferença.

Agora se deseja usar a versão web, editar em tempo real via navegador, usar alguns aplicativos online e etc, dependendo da quantidade de pessoas e arquivos a serem usados/editados ao mesmo tempo, o SSD vai te dar uma resposta melhor.

Muito boa sua menção, não há nada melhor do que ver opiniões reais de uso.  Com certeza isto começa a clarear minhas ideias, começo a pensar na possibilidade de disponibilizar estes dois cenários como opções, um para armazenamento sincronizado com espaços abundante e outro para uso maior das funções do nextcloud como edição online, apps corporativos, etc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, abadan disse:

Outra opção é utilizar algo similar ao S3 para o armazenamento dos arquivos:
https://docs.nextcloud.com/server/latest/admin_manual/configuration_files/primary_storage.html

Obrigado pela dica, esta opção é muito boa e tende a abrir muito o leque de formas de trabalhar pensando em "big data", Atualmente estou testando o armazenamento externo baseado em ftp, que não se aplica de forma primária como neste caso porém é bem interessante também pois pelo meu ver, facilita muito a capacidade de armazenamento a longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, andregarcia disse:

Obrigado pela dica, esta opção é muito boa e tende a abrir muito o leque de formas de trabalhar pensando em "big data", Atualmente estou testando o armazenamento externo baseado em ftp, que não se aplica de forma primária como neste caso porém é bem interessante também pois pelo meu ver, facilita muito a capacidade de armazenamento a longo prazo.

Só cuidado com as "pegadinhas" da Amazon, o preço do GB é barato, mas cobram por acesso, downloads e etc, tive um cliente que precisou restaurar muitos GB pois perdeu o servidor inteiro e foi quase 100 dolares só por conta desse restore.

Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Fabio S Araujo disse:

Só cuidado com as "pegadinhas" da Amazon, o preço do GB é barato, mas cobram por acesso, downloads e etc, tive um cliente que precisou restaura muitos GB pois perdeu o servidor inteiro e foi quase 100 dolares só por conta desse restore.

Sim, eu ja sabia disso e não uso a amazon, só trabalho com dedicado próprio por conta da flexibilidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?