Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O CREA pode aplicar multas em TI?


Visitante

Posts Recomendados

3 horas atrás, Fabio S Araujo disse:

Eles vão nos pequenos, duvido se batem na porta da Locaweb, UOL e etc, sabem que vão enfrentar uma batalha judicial infindável..

a questão não é essa, por exemplo a Locaweb com  certeza teve um engenheiro civil que assinou o laudo da edificação do datacenter, eu já mexi com obras de casas mas acredito que se aplique as mesmas regras a datacenters, antes começar qualquer obra hoje em dia até residencial precisa desse laudo e de autorização do CREA, e digo uma coisa não custa caro, caro e levar uma multa ou ter o local interditado para sempre, e não tem advogado que consiga derrubar a interdição deles muito difícil, as vezes a própria vizinhança denuncia ou os fiscais ver também eles ficam patrulhando a cidade atrás de irregularidades. 

Agora, Victor S Sousa disse:

a questão não é essa, por exemplo a Locaweb com  certeza teve um engenheiro civil que assinou o laudo da edificação do datacenter, eu já mexi com obras de casas mas acredito que se aplique as mesmas regras a datacenters, antes começar qualquer obra hoje em dia até residencial precisa desse laudo e de autorização do CREA, e digo uma coisa não custa caro, caro e levar uma multa ou ter o local interditado para sempre, e não tem advogado que consiga derrubar a interdição deles muito difícil, as vezes a própria vizinhança denuncia ou os fiscais ver também eles ficam patrulhando a cidade atrás de irregularidades. 

isso é estou deduzindo que você que fez um datacenter em um edificação sua, se não você não tem nada haver, deve apenas ir lá e esclarecer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Angélica falando aqui.

Sim, aprendi há uns dez anos que quem regula algumas coisas de TI é o CREA ou o CRA (não lembro) pois não temos nosso próprio conselho.

Link recomendado: https://www.hardware.com.br/comunidade/crea-ponto/1335850/

 

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, de volta aqui depois de muito tempo 🙂

Não trabalho mais com hospedagem de sites mas quero deixar aqui a minha visão sobre o assunto...

O CREA tem sim a função de fiscalização da parte de TI, porém, se você aluga servidores de algum lugar e sequer tem acesso às instalações físicas do lugar, o CREA não tem nada que te torrar a paciência. O CREA precisa ir até o datacenter em questão e solicitar DELES, que são os responsáveis pela manutenção de tudo, que tenham engenheiros elétricos e engenheiros de rede. A pessoa que aluga um servidor em qualquer datacenter raramente tem a opção de ir lá e mexer na rede do DC arbitrariamente... na parte elétrica então, nem se fala.

Eu acho (e somente acho) que se você não é responsável por nenhuma dessas coisas, o CREA não pode cobrar isso de você.

Citar

Mas pelo que meu advogado me disse não vai me adiantar muita coisa tentar recorrer pois pode ficar pior se o CREA solicitar meu tempo de atuação ele podera solicitar o reajuste da multa

Cara... essa parte me deixou meio encabulado... baseado em que o seu advogado lhe aconselhou a não recorrer de nada? Pelo que vi, você não tem um "datacenter" em casa... você tem colocation e voltamos mais uma vez ao tópico anterior... você tem acesso físico ou remoto à TODA a rede do Datacenter, inclusive para controlar rotas, ASN e afins? Você tem acesso à parte elétrica do datacenter, onde você pode ir lá e espetar qualquer coisa em uma tomada ou simplesmente decidir a bitola dos fios que vão ligar a energia do seu servidor?

Eu sinceramente não vejo como o CREA bater na porta da maioria das empresas de hosting aqui no Brasil, pelo menos não das pequenas e médias, que alugam servidores, colocation ou até mesmo revenda de hospedagem em algum lugar. Seria interessante se alguém conhecesse algum advogado QUE ENTENDA do assunto pra vir falar aqui no tópico, achei realmente inusitado esse lance do CREA bater na porta de hosting pra aplicar multas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?