barreto Postado Janeiro 27 Compartilhar Postado Janeiro 27 Vou te dar a opinião de quem já montou uma infra do zero numa cidade do interior de SP. Gastei com nobreaks bons (não adianta um nobreak senoidal), redundância de links e energia, racks, etc. O negócio cresceu e sempre tinha algo pra resolver no datacenter. Vida pessoal e viajar pra longe da cidade então era complicadíssimo. Dá pra tocar? Dá, mas até você contratar alguém capaz de entender como tudo funciona leva tempo. Por fim, migrei tudo para um datacenter TIER3 e reduzi meus gastos com mão de obra, com manutenção, com segurança e etc. Hoje eu não montaria de novo. Aprendi coisas pra caramba, mas o desgaste pessoal é complicado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Amixel Tecnologia Postado Janeiro 27 Compartilhar Postado Janeiro 27 11 minutos atrás, barreto disse: Vou te dar a opinião de quem já montou uma infra do zero numa cidade do interior de SP. Gastei com nobreaks bons (não adianta um nobreak senoidal), redundância de links e energia, racks, etc. O negócio cresceu e sempre tinha algo pra resolver no datacenter. Vida pessoal e viajar pra longe da cidade então era complicadíssimo. Dá pra tocar? Dá, mas até você contratar alguém capaz de entender como tudo funciona leva tempo. Por fim, migrei tudo para um datacenter TIER3 e reduzi meus gastos com mão de obra, com manutenção, com segurança e etc. Hoje eu não montaria de novo. Aprendi coisas pra caramba, mas o desgaste pessoal é complicado. mas mesmo dando esse ponta pé inicial com a própria infra, não possibilitou ter a atual estrutura ? ou se acha que no inicia deveria ter ido para o co-location ? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LtiWeb Soluções Postado Janeiro 27 Compartilhar Postado Janeiro 27 Esse tipo de Tópico sempre futuca a grande maioria com vara curta... TODOS irão falar um monte de blá blá blá para te desencorajar, mais a Real é que tudo isso é para botar medo no novato.... Servidor você começa com os X99 da China que custa ai seus R$2.500,00 Processadores de 24 Núcleos memória de 32 vai fazer muito servidor OVH ficar no chinelo ! ! ! ! Link Dedicado também você encontra em qualquer esquina hoje em dia.... Esqueça esse papo de 500gb Gerador você vai comprar para o tanto de máquina que irá começar, a grande maioria começa com 2 ou 3 ! Resumindo a história para começar é Extremamente fácil..... e não gasta nem 20k pra ter ai seus 3 servidores minimamente descente ! Agora eu vou tirar o chapéu para o melhor comentário até agora..... @barreto ! Esse cara falou a verdade mais verdadeira de todas, todo mundo se apega a Valores, e isso ai é tudo conversinha pra BOI dormir.... Agora como o @barreto disse.... VIDA PESSOAL, Esquece ! ! ! Eu comecei alugando OVH, Hostgator, Bluehost até cair aqui no Brasil, e digo que a melhor coisa que fiz foi montar a minha infra e ter as maquinas na minha casa onde eu tinha total liberdade pra espetar um ssd a hora que eu quiser e aumentar pro limite que eu quiser ! ! ! ! A Segunda melhor parte é desmontar tudo e colocar tudo em um colocation com toda infra pronta kkkkkkkkkk você recupera o sono, abandona o clonazepan e tudo...... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
barreto Postado Janeiro 27 Compartilhar Postado Janeiro 27 2 horas atrás, Amixel Tecnologia disse: mas mesmo dando esse ponta pé inicial com a própria infra, não possibilitou ter a atual estrutura ? ou se acha que no inicia deveria ter ido para o co-location ? Eu já tinha colocation em outros datacenters antes, mas eu QUERIA experimentar botar a mão na massa. Na nossa infra (ainda está online porque estamos migrando) praticamente teve minha mão e a mão da minha esposa (que também é minha sócia) e hoje eu posso dormir tranquilo que ela sabe montar um rack (sim, compramos os racks que vinham desmontados), sabe crimpar cabo de rede, identificar os devidos locais para conectar os cordões opticos e gbics, sabe montar e desmontar uma máquina, enfim... Ter essa infra fez ela entender melhor o nosso trabalho e eu sei que hoje ela tocaria a empresa sozinha se precisar. Também me permitiu aprender MUITO sobre infra. E essas coisas você não vai aprender num colocation logo de cara, porque você vai chegar lá e vai estar pronto a maior parte das coisas. Como eu disse, eu não montaria novamente (não significa que eu me arrependo) porque o desgaste é muito alto (a não ser que você tenha grana pra começar do zero e já ter um time pronto pra te apoiar). Mas eu não te desencorajo, não. Experimente, monte um lab, entregue algo online que seja seu e sinta como vai ser. Só a sua experiência vai te mostrar o caminho das pedras. Quanto ao que o nosso colega @LtiWeb Soluções falou, realmente dá pra montar umas máquinas "barateza", mas tem um ponto importante: Quanto menos autonomia você tiver, menos descanso você vai ter. E aqui eu estou falando de redundância que só equipamentos bons vão te oferecer (fontes redundantes dos servidores e equipamentos de rede, acesso remoto via IPMI e etc). Também links hoje você pode contratar algum provedor local e pegar um bloco /29 pra começar a experimentar seu ambiente. Por fim.. são os prós e contras que cada um com sua experiência vai ter e ninguém consegue falar por ninguém. Não desanime, bote a cara e aprenda. No mínimo você vai sair com um conhecimento impar sobre o funcionamento da internet. Se quiser bater um papo pode me chamar no privado.. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.