Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vox stream - vps precisa de quanto?


Posts Recomendados

Fala galera, tudo jóia? =D

Seguinte, quero começar uma revenda de Streaming de áudio com o painel Vox Stream mais atualizado postado aqui no fórum pelo @msaulohenrique no seguinte tópico: 

Painel streaming (vox stream/voxcast/vox streaming)

 

Minha dúvida está justamente nos requisitos que preciso ter no SERVER, principalmente para rodar o SHOUTcast DNAS com o SHOUTcast TRANSCODER. Como to querendo começar e ainda não disponho de muita verba pra investir, acho melhor iniciar com VPS, e depois sim, quando tiver condições, partir para um dedicado.

Bom, o que decidi é, vou hospedar o painel em um cloud da Vultr, vou usar o plano de $5 (1 core CPU, 1GB ram, 25GB disco, 1000GB tráfego), acredito que pro painel não terei problemas, ou to errado?

Já pra rodar o Shoutcast sei que tenho que deixar separado, e quero um VPS bom e barato, encontrei 2 empresas, VPSCheap e Contabo. Será que elas atendem minha necessidade?

A VPSCheap eu não conheço e nunca vi ninguém falando dela, descobri pelo Google mesmo, será que é uma boa? Será que algum plano deles é legal pra mim?

Já a Contabo é boa e uma opção barata, porém é na Europa, a latência é imensa, to muito bem ciente disso rsrsrs... Mas é evidente que o hardware deles é o mais potente e é um ponto a se pensar, por isso gostaria de saber se alguém de vocês conhece e já experimentou hospedar Streaming lá (pode vim até com 1 minuto de atraso, mas o importante é funcionar kkkk)

 

Também algumas dúvidas que eu gostaria que me tirassem é:

  • Um server com 100 Mbit/s de link segura quantos ouvintes online transmitindo até 128 kbps? Tento fazer o calculo, mas sempre fico confuso x_x
  • Cada 1000 ouvintes consome quanto de CPU e Ram? O VPS precisa ser de quanto?

 

Enfim, já acompanho o forum faz tempo, mas finalmente criei coragem de postar alguma coisa kkkkkk
Me ajudem aí pessoal, principalmente @Otavio e @Jorge Marcelino que vejo serem bem participativos nos tópicos desse assunto =D

Vlw  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

Shoutcast Transcoder só roda em modo ao vivo modo auto dj esse sistema não entrega o kbps informado e sim o kbps original do streaming, ou seja se for 128k o ponto de montagem principal todos os outros vão ser 128k mesmo no shoutcast mostrando 32kbps, isso para autodj então esqueça essa ideia  pois mesmo nos dias atuais muitos players não reconhecem o ponto de montagem do shoutcast mais é algo interessante para se dividir o trafego.

 

Quanto a sua teoria para o painel pode ser valida até um certo ponto, pois 1000 Gb de trafego não é muita coisa para quem trabalha com streaming mesmo sendo só para o painel , se o player for o do painel já vai consumir seus 1000 Gb rapidinho alem da ram e processamento não dar conta das visitas geradas no player que o painel usar.

Se for usar um player em um servidor fora do servidor do painel ainda sim essa maquina jamais deve possuir limite de trafego .
As configurações que você citou para rodar ele inicialmente são compatíveis mais em pouco tempo se tornam poucas pois é um painel que exige muito do cron dependendo da quantia de contas e até mesmo pelo processamento que gasta pela conta criada mesmo ela não sendo usada para nada.

Agora o ponto principal não coloque em qualquer vps porcaria o streaming é o único ponto que você tem sim de colocar algo razoavelmente bom, primeiro pelo fato de que muitos clientes preferem usar um ip numérico e algumas plataformas online usam esse ip numérico ainda não reconhecendo entradas de nome, á MAIS QUANDO DER PUBLICO EU MUDO DE REDE, tá mais e os clientes que você já tem se eles estiverem usando o ip vão simplesmente perder tudo que já fizeram pois ip e porta no streaming principalmente a porta definem sua radio na web e influenciam totalmente no marketing dela quando se muda tendo de iniciar tudo do 0.

1 minuto de delay ninguém vai querer seu streaming primeiro os agendamentos mesmo seguindo o horário do servidor eles desincroniza um pouco pelos horários de termino da musica e inicio da outra playlist se somar com o delay do seu servidor de 1 minutos isso ao longo de 2 dias já vai retornar um atraso de agendamento de mais de 5 minutos alem claro de sempre aumentar.
Delay tem de se aceitavelmente de no máximo 30S em 128k á mais em 64k esta dando 45 até ai tudo bem quanto menos kbps maior o delay, mas na faixa de 128k a média é de 30s no máximo .

Se for usar recomendo pegar uma dessas maquinas da OVH Canada, frança não é bom pode haver perdas.
Prefira por redes EUA ou CA que não tenham limite de trafego  ou limite de consumo de link como a contabo .

O calculo é simples levando em conta só kbps:

10 ouvintes x 128k= 1280kbps= 1.3 megas
100 ouvintes x128k= 12800kbps= 13 Megas
1000 ouvintes x 128k=128000Kbps= 130megas

Agora quanto a consumo não tem uma base sólida para isso para cada espectador pois primeiro o shoutcast tem muitos bugs e cada usuário se conecta ou não sem bug algo que não da diferença para ele que esta ouvindo mais afeta o consumo final.
A minha base é de : 2 Gb ram / 1 Núcleo REAL   para até  500 ouvintes em 128k mais isso não é exato para vps nem da pra se calcular.

Outro detalhe streaming consome só Processador ram pouco importa o correto é otimizar bem o shoutcast algo que vai ter de estudar por um bom tempo sua documentação.
Cada processador apresenta um resultado no shoutcast as vezes para menos as vezes para mais  podem ser maquinas idênticas sempre vai ter uma diferença de consumo notável de uma para outra. 

Espero que  essas informações possam ajudar.

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otavio muito obrigado pela resposta! =D

Só que sua indicação da OVH me deixou confuso pois no tópico Dedicado para cpanel + whmsonic vc mesmo e mais outros comentaram de evitar a OVH.

A Choopa e QuickPacket não seriam soluções melhores? 

Quanto ao VPS, por enquanto será uma solução temporária, mas entendo o que disse sobre mudança de IP, realmente será um problema. O difícil é achar uma boa empresa com VPS que entregue núcleo real e que entregue liberdade no trafego. Se souber de alguma empresa que supra essa minha necessidade, por favor, me fale!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Augusto Berllini Sim recomendo evitar porem você cita que quer algo mais em conta e o mais acessível são eles ainda com um padrão de qualidade, não gosto  muito da ovh por esse principal motivo: O suporte é muito lento, a rede e estrutura são de boa qualidade porem de nada adianta quando da problema e o suporte pode levar muito tempo para corrigir.

A quickpacket é uma boa alternativa quando você já tem uma rede maior e eles deixam você sem esse limite de trafego porem pecam muito na questão de rotas principalmente com conexões da vivo /gvt,, que gostando ou não ainda possui a maioria das conexões no brasil .

@msaulohenrique Sim mais grande parte das estruturas americanas estão com boas rotas para o brasil, choopa trabalha com essa questão de limite de trafego 20 tb pode parecer muito mais é oque 1000 pessoas consomem em uma rede de streaming vídeo por semana em uma qualidade razoável .

mais quanto ao resultado final Choopa e Quick apresentam mesma quantia de delay uso ambas as redes e da o mesmo delay em 128k.  
 

 

 

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Estou tendo problemas para instalaçoes

 

--2017-10-21 03:54:15-- http://picstream.ml/painel_voxstream/streaming_cliente.tar.gz
Resolving picstream.ml (picstream.ml)... failed: Name or service not known.
wget: unable to resolve host address 'picstream.ml'
tar (child): streaming_cliente.tar.gz: Cannot open: No such file or directory
tar (child): Error is not recoverable: exiting now
tar: Child returned status 2
tar: Error is not recoverable: exiting now
--2017-10-21 03:54:16-- http://picstream.ml/painel_voxstream/updatenew.sh
Resolving picstream.ml (picstream.ml)... failed: Name or service not known.
wget: unable to resolve host address 'picstream.ml'
chmod: cannot access 'updatenew.sh': No such file or directory
vox.sh: line 39: ./updatenew.sh: No such file or directory
mv: cannot stat 'bashrc': No such file or directory
vox.sh: line 45: /etc/bashrc: No such file or directory

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julianodls sim o diretório de donwload nem existe:  http://picstream.ml/painel_voxstream/streaming_cliente.tar.gz

 

ou você não configurou seu domínio .

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Otavio disse:

@Julianodls sim o diretório de donwload nem existe:  http://picstream.ml/painel_voxstream/streaming_cliente.tar.gz

 

ou você não configurou seu domínio .

Esse domínio é de meu pertence, não sei como vazou. Observei tráfego nele e tirei do ar, onde somente eu devia ter o acesso. Caso queriam instalar, peguem os arquivos que estão em algum ficheiro que compartilhei com o painel do vox é hospedem, e editem o sh colando os arquivos corretos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?