Jump to content

Recommended Posts

Posted

Pessoal tenho um servidor dedicado rodando cPanel porém estou adquirindo mais um servidor dedicado com a mesma finalidade rodar cPanel.

Eu tenho ali os meus servidores DNS no meu servidor cPanel

Ex: NS1.MEUSITE.COM.BR & NS2.MEUSITE.COM.BR

Gostaria de usar no meu novo dedicado os seguintes DNS:

Ex: NS3.MEUSITE.COM.BR & NS4.MEUSITE.COM.BR

Pesquisando na internet vi o cPanel DNS Only mais não consegui compreender muito sobre o mesmo.

Alguém poderia me dar um caminho.

Obrigado e Feliz Ano Novo para todos!

Sucesso para nós!

Posted

Para usar o cPanel DNS only eu recomendaria vc ter uma maquinas apenas para dns ou melhor duas! ai vc ativa o cluster de dns nas duas maquinas, e aponta os cluster dos dois servidores para seus servidores cluster deixa eles como autônomo e no cluster wirtable only. Mas no teu caso como são 2 servidores apenas não vale o investimento use o ns3 e ns4 mesmo.

Posted
46 minutos atrás, Fernando Ferenz disse:

Para usar o cPanel DNS only eu recomendaria vc ter uma maquinas apenas para dns ou melhor duas! ai vc ativa o cluster de dns nas duas maquinas, e aponta os cluster dos dois servidores para seus servidores cluster deixa eles como autônomo e no cluster wirtable only. Mas no teu caso como são 2 servidores apenas não vale o investimento use o ns3 e ns4 mesmo.

Para isto eu poderia no caso apontar as entradas ns3 e ns4 para o IP do novo servidor correto?

Posted
2 minutos atrás, vinnyfm disse:

Para isto eu poderia no caso apontar as entradas ns3 e ns4 para o IP do novo servidor correto?

Sim isso mesmo. Mas se pensa em expandir mais já seria interessante trabalhar com cluster DNS.

www.HostSeries.com.br - Hospedagem de sites | Revenda de Hospedagem cPanel | VPS KVM SSD | Streaming | Performance Superior com discos SSD NVMe e Litespeed! Data center Tier 4 HIVELOCITY

Posted

Isso vc deve editar na zona de dns onde seu domínio está hospedando fazendo dois apontamentos "A" do ns3 e ns4 para os respectivos ips do servidor atual.

E nas contas que criar neste servidor novo vc só vai usar o ns3 e ns4, ja no servidor antigo vc vai usar ns1 e ns2 e para novos servidores que futuramente vc ativar exemplo: ns5 e ns6 assim sucessivamente. Quando tiver uma alta demanda ai vc pode pensar em um Cluster de DNS.

Posted

Registra um domínio somente para DNS, ai você usa o gerenciador do próprio domínio para criar as entradas A. Assim você não corre o risco de ter o segundo servidor offline devido a queda do primeiro.

Pois se você tem um domínio no servidor principal, e cria nele as entradas ns3 e ns4 com o IP do segundo servidor. Caso o servidor principal fique fora do ar, os sites que estão no segundo vão ficar junto, pois o DNS estava hospedado no primeiro.

Posted
3 horas atrás, Thiago Sabaia disse:

Registra um domínio somente para DNS, ai você usa o gerenciador do próprio domínio para criar as entradas A. Assim você não corre o risco de ter o segundo servidor offline devido a queda do primeiro.

Pois se você tem um domínio no servidor principal, e cria nele as entradas ns3 e ns4 com o IP do segundo servidor. Caso o servidor principal fique fora do ar, os sites que estão no segundo vão ficar junto, pois o DNS estava hospedado no primeiro.

Exatamente, ou ele também pode apontar para o CloudFlare e fazer a gestão das entradas A por lá, eu particularmente acho melhor por lá e caso o servidor primário venha a falhar os demais não irão suceder em efeito dominó. 

Posted
5 horas atrás, Fernando Ferenz disse:

Isso vc deve editar na zona de dns onde seu domínio está hospedando fazendo dois apontamentos "A" do ns3 e ns4 para os respectivos ips do servidor atual.

E nas contas que criar neste servidor novo vc só vai usar o ns3 e ns4, ja no servidor antigo vc vai usar ns1 e ns2 e para novos servidores que futuramente vc ativar exemplo: ns5 e ns6 assim sucessivamente. Quando tiver uma alta demanda ai vc pode pensar em um Cluster de DNS.

Ficaria fácil para fazer esta migração depois?

• Administration
Posted
5 horas atrás, Jorge Marcelino disse:

Sim isso mesmo. Mas se pensa em expandir mais já seria interessante trabalhar com cluster DNS.

Já seria interessante você começar corretamente pensando a longo prazo.

Eu recomendaria no mínimo 2 servidores com DNS-Only + 1 domínio apenas para os DNS (para apontar as entradas tipo A).

Em minha estrutura eu utilizo 4 servidores rodando DNS, 2 no Brasil (Datacenters/Rede/AS - diferentes) 1 nos estados unidos + 1 na europa todos devidamente configurados no cluster e com replicação entre todos.

Já aconteceu de 2 DNS ficarem offline devido problemas mas os outros 2 seguraram tudo numa boa.

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".