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Reajuste anual, é possível?


Leonardox

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4 horas atrás, Anger disse:

Tu está vendo da forma errada o produto. Eu fiquei com os preços estagnados por 4 anos, e só depois disto eu aumentei o valor.

Se teu concorrente consegue fazer o valor mais baixo, é por que algo tu está fazendo errado. Isto é estrategia de mercado.. as vezes tu não tem lucro algum em cima dos valores informados, e só terá lucro quando alcançar um número X de clientes. Por exemplo, existe vários níveis de revendedores etc..

Veja o exemplo de níveis:

Data center > Colocation > Dedicados alugados > VPS/Clouds > Revendas > Hospedagem

O que quero dizer, é que se tu iniciar com revenda e oferecer valores mais altos que os seus concorrentes de MESMO NÍVEL DE SERVIÇO, tu não vais estar no mercado. 

Mas a partir do momento que tu atinge um número de clientes e evolui para outro ambiente, tu vais ter um custo mais alto, porém uma capacidade de armazenamento de clientes maior, entrando no mercado de distribuição. O topo desta cadeia, é o Data center.. mas muitos preferem ficar até o colocation pela questão de gerenciamento de um data center se alto de mais.

Aumente o seu valor, somente se seus concorrentes de mesmo nível aumentar, por que se não tu vai estar perdendo a chance do cliente conhecer o seu serviço e posteriormente fazer upgrades etc...

Resumindo, se algo realmente ficar mais caro para o distribuidor do serviço, todo o mercado fica mais caro, ou o distribuidor assume a baixa da receita para manter a fidelidade com os clientes e a chances de novas contratações.

Mas esse não é o foco do tema, você vive em um país com a inflação na casa de 10% ao ano, todos os seus custos diretos e indiretos subiram, você tem que ter a cláusula de reajuste no seu contrato, se você vai aplicar ou não é outra conversa, senão fizer isso vai perceber que seu lucro vai diminuir e vai ter que ficar sempre naquela luta para conseguir novos clientes para equilibrar as contas.

Aqui a questão não é aumentar a mensalidade para ganhar mais dinheiro, é apenas para repor o que a inflação está corroendo.

5 horas atrás, Leonardox disse:

 

 

No meu contrato atual não tem essa clausula, no caso posso elaborar um novo contrato com a clausula inclusa e pedir para que os clientes concordem? e caso não concordem posso deixar de prestar serviços a eles?

 

Os  valores de meus serviços estão até abaixo da média, a questão é se hoje eu consigo vender um serviço X a R$ 30 reais, tendo R$ 10 reais de lucro, daqui 5 anos esse mesmo serviço vai me custar R$ 30 e eu não vou ter lucro algum, esse é o problema. se não houver reajuste a coisa pega.

Eu lá no inicio também cometi esse erro, e sinceramente, sugiro o seguinte, primeiro lugar os próximos clientes já inclua isso no contrato, segundo lugar coloque no seu site que os valores são validos para novos clientes ( senão o que você aplicou o reajuste pode contestar porque esta pagando mais do que um cliente novo )

Os clientes antigos, na data de aniversario do contrato,  passe uma carta informando que devido aos aumentos de custos você terá que aplicar um reajuste anual baseado no IGPM e etc e tal, se colar colou.. Se ele aceitar manda um aditivo ao contrato com o novo valor e já enfia a cláusula de reajuste anual.

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53 minutos atrás, Fabio S Araujo disse:

Mas esse não é o foco do tema, você vive em um país com a inflação na casa de 10% ao ano, todos os seus custos diretos e indiretos subiram, você tem que ter a cláusula de reajuste no seu contrato, se você vai aplicar ou não é outra conversa, senão fizer isso vai perceber que seu lucro vai diminuir e vai ter que ficar sempre naquela luta para conseguir novos clientes para equilibrar as contas.

Aqui a questão não é aumentar a mensalidade para ganhar mais dinheiro, é apenas para repor o que a inflação está corroendo.

Eu lá no inicio também cometi esse erro, e sinceramente, sugiro o seguinte, primeiro lugar os próximos clientes já inclua isso no contrato, segundo lugar coloque no seu site que os valores são validos para novos clientes ( senão o que você aplicou o reajuste pode contestar porque esta pagando mais do que um cliente novo )

Os clientes antigos, na data de aniversario do contrato,  passe uma carta informando que devido aos aumentos de custos você terá que aplicar um reajuste anual baseado no IGPM e etc e tal, se colar colou.. Se ele aceitar manda um aditivo ao contrato com o novo valor e já enfia a cláusula de reajuste anual.

Estou passando uma estratégia de mercado, se vai seguir ou não é escolha de cada um. A inflação é claro que importa. Mas o que adianta tu subir os seus preços e ficar mais alto que seu concorrente que oferece o mesmo nível de serviço que você ? Aí sim, é pedir para afundar!

 

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3 minutos atrás, Anger disse:

Estou passando uma estratégia de mercado, se vai seguir ou não é escolha de cada um. A inflação é claro que importa. Mas o que adianta tu subir os seus preços e ficar mais alto que seu concorrente que oferece o mesmo nível de serviço que você ? Aí sim, é pedir para afundar!

 

@Anger depende muito da qualidade, hoje 90% utiliza o data center OVH por isso a média de preço das pequenas e médias empresas é a mesma. Agora um Data center de nível superior com rotas melhores, suporte, fora os funcionários da sua empresa, e por aí vai o valor/custo é maior também, tem que repassar aos clientes se não chega no final do mês e cade o lucro? eu entendi seu ponto de vista, mas tem outros fatores a se pensar.

Só para ressaltar, não estou falando "mal" da OVH apenas relatando a diferença, até porque para alguns serviços utilizo, um servidor meu na OVH hoje, em média um valor de $120 na Choopa $300.

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2 minutos atrás, Jorge Marcelino disse:

@Anger depende muito da qualidade, hoje 90% utiliza o data center OVH por isso a média de preço das pequenas e médias empresas é a mesma. Agora um Data center de nível superior com rotas melhores, suporte, fora os funcionários da sua empresa, e por aí vai o valor/custo é maior também, tem que repassar aos clientes se não chega no final do mês e cade o lucro? eu entendi seu ponto de vista, mas tem outros fatores a se pensar.

Jorge, por isto eu ressaltei várias vezes "concorrentes do mesmo nível de serviço". 

Não tem como comparar quem usa budget (apesar de ser boa para alguns casos) com limestone, iWeb.. etc...

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@Anger Exato, neste caso o correto é a sua visão mesmo. Não adianta querer comparar preço de uma hosp. no DC OVH, Budget etc... o valor de uma hosp. em um DC Tier 4 (Choopa, Softlayer, Psychz, iweb...) por exemplo que o custo para manter é bem maior. OBS: não sei o nivel da limestone hoje rsrs.

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O reajuste depende de clausula contratual. Ainda a análise se é ou não relação de consumo.

Quanto a limitação, recomendo cautela, uma vez que independente do tipo de contrato, no Direito Contratual, há a limitação do equilíbrio econômico-financeiro do contrato.

O que é normalmente sugerido é a previsão de atualização pelo IGP-M, como dito inicialmente, porque se aplicará a qualquer relação.

Em não havendo a previsão, sugiro envio a todos os clientes um aditivo contratual com a nova clausula, para posterior reajuste.

Marcelo Richter Cassar

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