Hospedagem Brasil Postado Julho 8, 2015 Compartilhar Postado Julho 8, 2015 Boa tarde amigos do Fórum Recentemente comecei a utilizar o WHMCS em meu servidor, utilizava outro gerenciador, e hoje me deparei com uma situação muito estranha e não sei o motivo; se erro ou conflito de regras. Vejam o que aconteceu: Dia 03/07/2015 um cliente assinou um plano de hospedagem e como ofereço 7 dias grátis para testes, eu concedo esse período de testes na carência para pagamento da fatura, ou seja, o cliente assinou o serviço no dia 03 então a fatura vence no dia 10. Para isso eu fui nas configurações gerais do sistema, aba pedidos, e no campo "Dias de Carência do Pedido (O número de dias a permitir o pagamento do pedido antes que se torne vencido)" coloquei 7. Tudo ok! Hoje de manhã quando fui ver o e-mail que recebo, diariamente, do WHMCS com as regras de escalonamento tenho a desagradável surpresa de que o serviço do cliente foi suspenso por falta de pagamento. Pensei: "Como assim?" Então fui lá no WHMCS, em opções/configurar automação e no campo "Número de Dias para Suspensão (Digite o número de dias que você quer aguardar, após a data de vencimento, antes de suspender a conta)" está setado 5. Vejam bem, esse 5 fui eu que setei para que após essa data ele suspenda o serviço. Só que na prática ele deveria suspender o serviço no dia 15/07 e não no dia 08/07, ou seja, o whmcs não considerou os dias de carência do pedido, mas sim o dia do pedido 03/07 + 5 dias = 08/07 e suspendeu o serviço do cliente. Agora já que é pra errar então o erro ao meu modo de ver as coisa deveria ser completo, digo isso porque se ele considerou o vencimento na mesma data do pedido, então ele deveria ter enviado para os clientes os e-mail de aviso de vencimento e fatura vencida, só que não fez. Vai ver isso ele ia fazer corretamente, ou seja, após o dia 10/07 ou talvez nem faça. Se ficar nessa foi ter dor de cabeça com todos os novos pedidos. Enfim, alguém sabe dizer porque o WHMCS não considera os dias de carência, ou melhor, porque ele não "enxerga" o dia correto do vencimento do pedido que está muito bem especificado na fatura, para ai sim começar a contar os dias após o vencimento para suspender o serviço não pago? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jgmoura Postado Julho 8, 2015 Compartilhar Postado Julho 8, 2015 Acredito que o dias de carência serve apenas para mudar a data de vencimento da fatura, o whmcs suspende com base na data de vencimento da conta do cliente e não da fatura, então, ao assinar o cliente terá vencimento dia 05/07 e a fatura dia 10/07, a suspensão ocorrerá 5 dias após o vencimento do cliente e não da fatura. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Hospedagem Brasil Postado Julho 8, 2015 Autor Compartilhar Postado Julho 8, 2015 Como vai jgmoura? Cara isso é muito estranho, te afirmo porque antes de configurar eu testei e comprovei. Veja só como que funciona: Quando eu informo os dias de carência, eles são adicionados apenas ao pedido, ou seja, a 1ª fatura. Se o cliente assina o serviço no dia 01/07/2015 e você adicionou 3 dias de carência, a fatura/pedido vai vencer no dia 04/07, e as demais vão vencer sempre com 30 dias após o pedido, 31/07, 30/08 etc. A carência só interfere na primeira fatura e mais nada. Entendi o que você falou, mas achoque não faria sentido o sistema funcionar assim. Por exemplo você contrata um plano de tv por assinatura no dia 15 de um mês, no dia 15 do próximo mês completam 30 dias, mas a fatura vem com vencimento para o dia 20. Ai depois do dia 15 e antes do dia 20 cortam o seu sinal de tv por falta de pagamento? Se a fatura vence no dia 20 não importa o período de assinatura, e o serviço não pode ser cortado antes do vencimento, pois o cliente não tem obrigação alguma de efetuar o pagamento antecipadamente, mas sim até o limite. Eu encontrei mais alguns detalhes no whmcs, mas todos sem muita importância e não afetam em anda, agora esse eu vou te falar... e olha que nas configurações está escrito dessa forma: Na prática não tem nada a ver e sem nenhuma lógica. "Dias de Carência do Pedido (O número de dias a permitir o pagamento do pedido antes que se torne vencido)" "Número de Dias para Suspensão (Digite o número de dias que você quer aguardar, após a data de vencimento, antes de suspender a conta)" Veja bem o que está escrito: "antes que se torne vencido" e "após a data de vencimento, antes de suspender a conta" Na prática não tem nada a ver e sem nenhuma lógica. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Julho 8, 2015 Compartilhar Postado Julho 8, 2015 O WHCMS utiliza a data de vencimento do serviço, e não da fatura, para efetuar a suspensão de um serviço. Se o serviço venceu há 7 dias e o seu WHCMS está programado para suspender com 7 dias após o vencimento, mesmo que você altere o vencimento da fatura para daqui 30 dias o serviço será suspenso. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
chuvadenovembro Postado Julho 8, 2015 Compartilhar Postado Julho 8, 2015 Aquela opção na parte de automação onde você configurou p/ whmcs suspender após 05 dias que está atrapalhando seu esquema. A data de suspensão deve ser superior a data de carência. Além disso, considere a seguinte situação, tu deu a carência, o cliente vai pagar no setino dia que é uma sexta, o boleto só vai compensar na segunda ou terça...ou seja, considere uma data de suspensão automática entre 10 a 12 dias. :) 0 Citar █ AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis █ Revenda de Hospedagem DirectAdmin SSD + SSL Grátis Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Hospedagem Brasil Postado Julho 8, 2015 Autor Compartilhar Postado Julho 8, 2015 O WHCMS utiliza a data de vencimento do serviço, e não da fatura, para efetuar a suspensão de um serviço. Se o serviço venceu há 7 dias e o seu WHCMS está programado para suspender com 7 dias após o vencimento, mesmo que você altere o vencimento da fatura para daqui 30 dias o serviço será suspenso. Blz Rodrigo? Então eu não alterei o vencimento da fatura eu apenas concedi carência no momento do pedido, e essa carência incide apenas sobre a primeira fatura, as demais permancem inalteradas. Eu entendo que se existe essa função/possibilidade, o whmcs deveria considera-la durante a primeira fatura. Porém como não considera, então esse prazo de carência e nada é a mesma coisa, é apenas uma opção que vai gerar confusão e na prática não tem nenhuma serventia para ninguém. O pessoal do whmcs deveria prestar mais atenção na lógica que eles seguiram, e corrigir isso ou remover de vez essa opção de carência. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Hospedagem Brasil Postado Julho 8, 2015 Autor Compartilhar Postado Julho 8, 2015 Aquela opção na parte de automação onde você configurou p/ whmcs suspender após 05 dias que está atrapalhando seu esquema. A data de suspensão deve ser superior a data de carência. Além disso, considere a seguinte situação, tu deu a carência, o cliente vai pagar no setino dia que é uma sexta, o boleto só vai compensar na segunda ou terça...ou seja, considere uma data de suspensão automática entre 10 a 12 dias. :) E ai blz? Cara eu já havia pensado justamente nisso que você falou. Estava pensando em colocar 12 dias antes de suspender, que seriam 7 de carência + 5. Só que tem um detalhe: Isso vai funcionar beleza quando o cliente assinar e estiver pagando a sua primeira fatura, mas a partir da segunda, que vai ser sempre de 30 em 30 dias o sistema vai demorar 12 dias para suspender o serviço se não estiver pago. Aí se o cliente estiver inadimplente, ele ainda vai ter o serviço ativo por quase a metade do mês, e então é preciso intervir manualmente. Resumindo a funcionalidade do whmcs ainda neste quesito deixa muito a desejar. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
edvan Postado Julho 8, 2015 Compartilhar Postado Julho 8, 2015 E ai blz? Cara eu já havia pensado justamente nisso que você falou. Estava pensando em colocar 12 dias antes de suspender, que seriam 7 de carência + 5. Só que tem um detalhe: Isso vai funcionar beleza quando o cliente assinar e estiver pagando a sua primeira fatura, mas a partir da segunda, que vai ser sempre de 30 em 30 dias o sistema vai demorar 12 dias para suspender o serviço se não estiver pago. Aí se o cliente estiver inadimplente, ele ainda vai ter o serviço ativo por quase a metade do mês, e então é preciso intervir manualmente. Resumindo a funcionalidade do whmcs ainda neste quesito deixa muito a desejar. Qual versão que você está utilizando? O order by grace ( http://docs.whmcs.com/Ordering_Tab#Order_Days_Grace) deveria funcionar para o que você está querendo. Ele altera o vencimento da fatura e o NextDueDate do produto, se isso não está ocorrendo é um bug. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Hospedagem Brasil Postado Julho 8, 2015 Autor Compartilhar Postado Julho 8, 2015 Qual versão que você está utilizando? O order by grace ( http://docs.whmcs.com/Ordering_Tab#Order_Days_Grace) deveria funcionar para o que você está querendo. Ele altera o vencimento da fatura e o NextDueDate do produto, se isso não está ocorrendo é um bug. Então Edvan, eu estou usando a versão 5.3.14! Agora vamos analisar uma coisa. Eu configurei justamente neste local onde você está mostrando, mas está acontecendo o problema que postei aqui no fórum; ele altera o vencimento corretamente da primeira fatura(pedido), só que começa a contar a partir da data do pedido e não do vencimento após dar a carência. Eu sei que lá na configuração do produto, individualmente, tem uma opção parecida com essa, só que ela permite uns dias grátis para o cliente e depois encerra o serviço e isso não seria o que eu quero. Agora vou te falar esta complicado aqui. Como citei o bendito do whmcs suspendeu o serviço do meu cliente, então eu habilitei novamente e enviei um e-mail pedindo desculpas pelo ocorrido. Só que agora as 19:00 o cron no meu servidor executou as tarefas automatizadas e suspendeu novamente o serviço do meu cliente, enviou e-mail de aviso de suspensão e tudo mais o que você deve saber muito bem. Enfim, reativei novamente, mas o cliente deve estar P da vida e não vou ficar nem um pouco surpreendido se ele ai final dos 7 dias grátis(10/07) solicitar o cancelamento do serviço alegando má qualidade do mesmo e tudo por causa do whmcs. Meu servidor é muito bem configurado, o serviço não cai e o site dos clientes estão pelo menos 99,99% do tempo online e resolvo mudar para meu gerenciador para o whmcs e fico com grandes chances de perder o cliente e esses problemas vão acontecer com outros clientes novos e nem sei o que pode acontecer com os antigos clientes. Enfim, de momento para contornar a situação eu desabilitei a suspensão automática no whmcs e vou ter que fazer manulmente para garantir a qualidade do meu serviço, pois acredito que organização também é exemplo de serviço bem prestado. Paga-se caro na licença desse gerenciador para ter esses problemas ridículos. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
edvan Postado Julho 8, 2015 Compartilhar Postado Julho 8, 2015 Então Edvan, eu estou usando a versão 5.3.14! Agora vamos analisar uma coisa. Eu configurei justamente neste local onde você está mostrando, mas está acontecendo o problema que postei aqui no fórum; ele altera o vencimento corretamente da primeira fatura(pedido), só que começa a contar a partir da data do pedido e não do vencimento após dar a carência. Eu sei que lá na configuração do produto, individualmente, tem uma opção parecida com essa, só que ela permite uns dias grátis para o cliente e depois encerra o serviço e isso não seria o que eu quero. Agora vou te falar esta complicado aqui. Como citei o bendito do whmcs suspendeu o serviço do meu cliente, então eu habilitei novamente e enviei um e-mail pedindo desculpas pelo ocorrido. Só que agora as 19:00 o cron no meu servidor executou as tarefas automatizadas e suspendeu novamente o serviço do meu cliente, enviou e-mail de aviso de suspensão e tudo mais o que você deve saber muito bem. Enfim, reativei novamente, mas o cliente deve estar P da vida e não vou ficar nem um pouco surpreendido se ele ai final dos 7 dias grátis(10/07) solicitar o cancelamento do serviço alegando má qualidade do mesmo e tudo por causa do whmcs. Meu servidor é muito bem configurado, o serviço não cai e o site dos clientes estão pelo menos 99,99% do tempo online e resolvo mudar para meu gerenciador para o whmcs e fico com grandes chances de perder o cliente e esses problemas vão acontecer com outros clientes novos e nem sei o que pode acontecer com os antigos clientes. Enfim, de momento para contornar a situação eu desabilitei a suspensão automática no whmcs e vou ter que fazer manulmente para garantir a qualidade do meu serviço, pois acredito que organização também é exemplo de serviço bem prestado. Paga-se caro na licença desse gerenciador para ter esses problemas ridículos. Vou te passar uma sugestão, acione o suporte da WHMCS.com pois tenho vários clientes utilizando a função OrderByGrace sem erros/falhas como o citado. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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