Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Erro no WHMCS ou conflito?


Posts Recomendados

Boa tarde amigos do Fórum

 

Recentemente comecei a utilizar o WHMCS em meu servidor, utilizava outro gerenciador, e hoje me deparei com uma situação muito estranha e não sei o motivo; se erro ou conflito de regras.

 

Vejam o que aconteceu:

 

Dia 03/07/2015 um cliente assinou um plano de hospedagem e como ofereço 7 dias grátis para testes, eu concedo esse período de testes na carência para pagamento da fatura, ou seja, o cliente assinou o serviço no dia 03 então a fatura vence no dia 10.

 

Para isso eu fui nas configurações gerais do sistema, aba pedidos, e no campo "Dias de Carência do Pedido (O número de dias a permitir o pagamento do pedido antes que se torne vencido)" coloquei 7.  Tudo ok!

 

Hoje de manhã quando fui ver o e-mail que recebo, diariamente, do WHMCS com as regras de escalonamento tenho a desagradável surpresa de que o serviço do cliente foi suspenso por falta de pagamento. Pensei: "Como assim?"

 

Então fui lá no WHMCS, em opções/configurar automação e no campo "Número de Dias para Suspensão (Digite o número de dias que você quer aguardar, após a data de vencimento, antes de suspender a conta)" está setado 5. Vejam bem, esse 5 fui eu que setei para que após essa data ele suspenda o serviço. Só que na prática ele deveria suspender o serviço no dia 15/07 e não no dia 08/07, ou seja, o whmcs não considerou os dias de carência do pedido, mas sim o dia do pedido 03/07 + 5 dias = 08/07 e suspendeu o serviço do cliente.

 

Agora já que é pra errar então o erro ao meu modo de ver as coisa deveria ser completo, digo isso porque se ele considerou o vencimento na mesma data do pedido, então ele deveria ter enviado para os clientes os e-mail de aviso de vencimento e fatura vencida, só que não fez. Vai ver isso ele ia fazer corretamente, ou seja, após o dia 10/07 ou talvez nem faça.

 

Se ficar nessa foi ter dor de cabeça com todos os novos pedidos.

 

Enfim, alguém sabe dizer porque o WHMCS não considera os dias de carência, ou melhor, porque ele não "enxerga" o dia correto do vencimento do pedido que está muito bem especificado na fatura, para ai sim começar a contar os dias após o vencimento para suspender o serviço não pago? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o dias de carência serve apenas para mudar a data de vencimento da fatura, o whmcs suspende com base na data de vencimento da conta do cliente e não da fatura, então, ao assinar o cliente terá vencimento dia 05/07 e a fatura dia 10/07, a suspensão ocorrerá 5 dias após o vencimento do cliente e não da fatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como vai jgmoura? Cara isso é muito estranho, te afirmo porque antes de configurar eu testei e comprovei. Veja só como que funciona:

 

Quando eu informo os dias de carência, eles são adicionados apenas ao pedido, ou seja, a 1ª fatura. Se o cliente assina o serviço no dia 01/07/2015 e você adicionou 3 dias de carência, a fatura/pedido vai vencer no dia 04/07, e as demais vão vencer sempre com 30 dias após o pedido, 31/07, 30/08 etc. A carência só interfere na primeira fatura e mais nada.

 

Entendi o que você falou, mas achoque não faria sentido o sistema funcionar assim. Por exemplo você contrata um plano de tv por assinatura no dia 15 de um mês, no dia 15 do próximo mês completam 30 dias, mas a fatura vem com vencimento para o dia 20. Ai depois do dia 15 e antes do dia 20 cortam o seu sinal de tv por falta de pagamento? Se a fatura vence no dia 20 não importa o período de assinatura, e o serviço não pode ser cortado antes do vencimento, pois o cliente não tem obrigação alguma de efetuar o pagamento antecipadamente, mas sim até o limite.

 

Eu encontrei mais alguns detalhes no whmcs, mas todos sem muita importância e não afetam em anda, agora esse eu vou te falar... e olha que nas configurações está escrito dessa forma: Na prática não tem nada a ver e sem nenhuma lógica.

 

"Dias de Carência do Pedido (O número de dias a permitir o pagamento do pedido antes que se torne vencido)" 

"Número de Dias para Suspensão (Digite o número de dias que você quer aguardar, após a data de vencimento, antes de suspender a conta)"

 

Veja bem o que está escrito:  "antes que se torne vencido" e "após a data de vencimento, antes de suspender a conta"

 

Na prática não tem nada a ver e sem nenhuma lógica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O WHCMS utiliza a data de vencimento do serviço, e não da fatura, para efetuar a suspensão de um serviço.

 

Se o serviço venceu há 7 dias e o seu WHCMS está programado para suspender com 7 dias após o vencimento, mesmo que você altere o vencimento da fatura para daqui 30 dias o serviço será suspenso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquela opção na parte de automação onde você configurou p/ whmcs suspender após 05 dias que está atrapalhando seu esquema.

 

A data de suspensão deve ser superior a data de carência.

 

Além disso, considere a seguinte situação, tu deu a carência, o cliente vai pagar no setino dia que é uma sexta, o boleto só vai compensar na segunda ou terça...ou seja, considere uma data de suspensão automática entre 10 a 12 dias.

 

:)

AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis
█ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O WHCMS utiliza a data de vencimento do serviço, e não da fatura, para efetuar a suspensão de um serviço.

 

Se o serviço venceu há 7 dias e o seu WHCMS está programado para suspender com 7 dias após o vencimento, mesmo que você altere o vencimento da fatura para daqui 30 dias o serviço será suspenso.

 

Blz Rodrigo?

 

Então eu não alterei o vencimento da fatura eu apenas concedi carência no momento do pedido, e essa carência incide apenas sobre a primeira fatura, as demais permancem inalteradas. Eu entendo que se existe essa função/possibilidade, o whmcs deveria considera-la durante a primeira fatura. Porém como não considera, então esse prazo de carência e nada é a mesma coisa, é apenas uma opção que vai gerar confusão e na prática não tem nenhuma serventia para ninguém.

 

O pessoal do whmcs deveria prestar mais atenção na lógica que eles seguiram, e corrigir isso ou remover de vez essa opção de carência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquela opção na parte de automação onde você configurou p/ whmcs suspender após 05 dias que está atrapalhando seu esquema.

 

A data de suspensão deve ser superior a data de carência.

 

Além disso, considere a seguinte situação, tu deu a carência, o cliente vai pagar no setino dia que é uma sexta, o boleto só vai compensar na segunda ou terça...ou seja, considere uma data de suspensão automática entre 10 a 12 dias.

 

:)

E ai blz?

 

Cara eu já havia pensado justamente nisso que você falou. Estava pensando em colocar 12 dias antes de suspender, que seriam 7 de carência + 5.

 

Só que tem um detalhe: Isso vai funcionar beleza quando o cliente assinar e estiver pagando a sua primeira fatura, mas a partir da segunda, que vai ser sempre de 30 em 30 dias o sistema vai demorar 12 dias para suspender o serviço se não estiver pago. Aí se o cliente estiver inadimplente, ele ainda vai ter o serviço ativo por quase a metade do mês, e então é preciso intervir manualmente.

 

Resumindo a funcionalidade do whmcs ainda neste quesito deixa muito a desejar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai blz?

 

Cara eu já havia pensado justamente nisso que você falou. Estava pensando em colocar 12 dias antes de suspender, que seriam 7 de carência + 5.

 

Só que tem um detalhe: Isso vai funcionar beleza quando o cliente assinar e estiver pagando a sua primeira fatura, mas a partir da segunda, que vai ser sempre de 30 em 30 dias o sistema vai demorar 12 dias para suspender o serviço se não estiver pago. Aí se o cliente estiver inadimplente, ele ainda vai ter o serviço ativo por quase a metade do mês, e então é preciso intervir manualmente.

 

Resumindo a funcionalidade do whmcs ainda neste quesito deixa muito a desejar. 

 

Qual versão que você está utilizando?

 

O order by grace ( http://docs.whmcs.com/Ordering_Tab#Order_Days_Grace) deveria funcionar para o que você está querendo.

 

edvancombr_2015_07_08.jpg
 
Ele altera o vencimento da fatura e o NextDueDate do produto, se isso não está ocorrendo é um bug.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Qual versão que você está utilizando?

 

O order by grace ( http://docs.whmcs.com/Ordering_Tab#Order_Days_Grace) deveria funcionar para o que você está querendo.

 

edvancombr_2015_07_08.jpg
 
Ele altera o vencimento da fatura e o NextDueDate do produto, se isso não está ocorrendo é um bug.

 

Então Edvan, eu estou usando a versão 5.3.14!

 

Agora vamos analisar uma coisa. Eu configurei justamente neste local onde você está mostrando, mas está acontecendo o problema que postei aqui no fórum; ele altera o vencimento corretamente da primeira fatura(pedido), só que começa a contar a partir da data do pedido e não do vencimento após dar a carência.  Eu sei que lá na configuração do produto, individualmente, tem uma opção parecida com essa, só que ela permite uns dias grátis para o cliente e depois encerra o serviço e isso não seria o que eu quero.

 

Agora vou te falar esta complicado aqui. Como citei o bendito do whmcs suspendeu o serviço do meu cliente, então eu habilitei novamente e enviei um e-mail pedindo desculpas pelo ocorrido. Só que agora as 19:00 o cron no meu servidor executou as tarefas automatizadas e suspendeu novamente o serviço do meu cliente, enviou e-mail de aviso de suspensão e tudo mais o que você deve saber muito bem. Enfim, reativei novamente, mas o cliente deve estar P da vida e não vou ficar nem um pouco surpreendido se ele ai final dos 7 dias grátis(10/07) solicitar o cancelamento do serviço alegando má qualidade do mesmo e tudo por causa do whmcs.

 

Meu servidor é muito bem configurado, o serviço não cai e o site dos clientes estão pelo menos 99,99% do tempo online e resolvo mudar para meu gerenciador para o whmcs e fico com grandes chances de perder o cliente e esses problemas vão acontecer com outros clientes novos e nem sei o que pode acontecer com os antigos clientes.

 

Enfim, de momento para contornar a situação eu desabilitei a suspensão automática no whmcs e vou ter que fazer manulmente para garantir a qualidade do meu serviço, pois acredito que organização também é exemplo de serviço bem prestado. Paga-se caro na licença desse gerenciador para ter esses problemas ridículos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Edvan, eu estou usando a versão 5.3.14!

 

Agora vamos analisar uma coisa. Eu configurei justamente neste local onde você está mostrando, mas está acontecendo o problema que postei aqui no fórum; ele altera o vencimento corretamente da primeira fatura(pedido), só que começa a contar a partir da data do pedido e não do vencimento após dar a carência.  Eu sei que lá na configuração do produto, individualmente, tem uma opção parecida com essa, só que ela permite uns dias grátis para o cliente e depois encerra o serviço e isso não seria o que eu quero.

 

Agora vou te falar esta complicado aqui. Como citei o bendito do whmcs suspendeu o serviço do meu cliente, então eu habilitei novamente e enviei um e-mail pedindo desculpas pelo ocorrido. Só que agora as 19:00 o cron no meu servidor executou as tarefas automatizadas e suspendeu novamente o serviço do meu cliente, enviou e-mail de aviso de suspensão e tudo mais o que você deve saber muito bem. Enfim, reativei novamente, mas o cliente deve estar P da vida e não vou ficar nem um pouco surpreendido se ele ai final dos 7 dias grátis(10/07) solicitar o cancelamento do serviço alegando má qualidade do mesmo e tudo por causa do whmcs.

 

Meu servidor é muito bem configurado, o serviço não cai e o site dos clientes estão pelo menos 99,99% do tempo online e resolvo mudar para meu gerenciador para o whmcs e fico com grandes chances de perder o cliente e esses problemas vão acontecer com outros clientes novos e nem sei o que pode acontecer com os antigos clientes.

 

Enfim, de momento para contornar a situação eu desabilitei a suspensão automática no whmcs e vou ter que fazer manulmente para garantir a qualidade do meu serviço, pois acredito que organização também é exemplo de serviço bem prestado. Paga-se caro na licença desse gerenciador para ter esses problemas ridículos.

 

Vou te passar uma sugestão, acione o suporte da WHMCS.com pois tenho vários clientes utilizando a função OrderByGrace sem erros/falhas como o citado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?