Hospedagem Brasil Posted July 8, 2015 Share Posted July 8, 2015 Boa tarde amigos do Fórum Recentemente comecei a utilizar o WHMCS em meu servidor, utilizava outro gerenciador, e hoje me deparei com uma situação muito estranha e não sei o motivo; se erro ou conflito de regras. Vejam o que aconteceu: Dia 03/07/2015 um cliente assinou um plano de hospedagem e como ofereço 7 dias grátis para testes, eu concedo esse período de testes na carência para pagamento da fatura, ou seja, o cliente assinou o serviço no dia 03 então a fatura vence no dia 10. Para isso eu fui nas configurações gerais do sistema, aba pedidos, e no campo "Dias de Carência do Pedido (O número de dias a permitir o pagamento do pedido antes que se torne vencido)" coloquei 7. Tudo ok! Hoje de manhã quando fui ver o e-mail que recebo, diariamente, do WHMCS com as regras de escalonamento tenho a desagradável surpresa de que o serviço do cliente foi suspenso por falta de pagamento. Pensei: "Como assim?" Então fui lá no WHMCS, em opções/configurar automação e no campo "Número de Dias para Suspensão (Digite o número de dias que você quer aguardar, após a data de vencimento, antes de suspender a conta)" está setado 5. Vejam bem, esse 5 fui eu que setei para que após essa data ele suspenda o serviço. Só que na prática ele deveria suspender o serviço no dia 15/07 e não no dia 08/07, ou seja, o whmcs não considerou os dias de carência do pedido, mas sim o dia do pedido 03/07 + 5 dias = 08/07 e suspendeu o serviço do cliente. Agora já que é pra errar então o erro ao meu modo de ver as coisa deveria ser completo, digo isso porque se ele considerou o vencimento na mesma data do pedido, então ele deveria ter enviado para os clientes os e-mail de aviso de vencimento e fatura vencida, só que não fez. Vai ver isso ele ia fazer corretamente, ou seja, após o dia 10/07 ou talvez nem faça. Se ficar nessa foi ter dor de cabeça com todos os novos pedidos. Enfim, alguém sabe dizer porque o WHMCS não considera os dias de carência, ou melhor, porque ele não "enxerga" o dia correto do vencimento do pedido que está muito bem especificado na fatura, para ai sim começar a contar os dias após o vencimento para suspender o serviço não pago? 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
jgmoura Posted July 8, 2015 Share Posted July 8, 2015 Acredito que o dias de carência serve apenas para mudar a data de vencimento da fatura, o whmcs suspende com base na data de vencimento da conta do cliente e não da fatura, então, ao assinar o cliente terá vencimento dia 05/07 e a fatura dia 10/07, a suspensão ocorrerá 5 dias após o vencimento do cliente e não da fatura. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hospedagem Brasil Posted July 8, 2015 Author Share Posted July 8, 2015 Como vai jgmoura? Cara isso é muito estranho, te afirmo porque antes de configurar eu testei e comprovei. Veja só como que funciona: Quando eu informo os dias de carência, eles são adicionados apenas ao pedido, ou seja, a 1ª fatura. Se o cliente assina o serviço no dia 01/07/2015 e você adicionou 3 dias de carência, a fatura/pedido vai vencer no dia 04/07, e as demais vão vencer sempre com 30 dias após o pedido, 31/07, 30/08 etc. A carência só interfere na primeira fatura e mais nada. Entendi o que você falou, mas achoque não faria sentido o sistema funcionar assim. Por exemplo você contrata um plano de tv por assinatura no dia 15 de um mês, no dia 15 do próximo mês completam 30 dias, mas a fatura vem com vencimento para o dia 20. Ai depois do dia 15 e antes do dia 20 cortam o seu sinal de tv por falta de pagamento? Se a fatura vence no dia 20 não importa o período de assinatura, e o serviço não pode ser cortado antes do vencimento, pois o cliente não tem obrigação alguma de efetuar o pagamento antecipadamente, mas sim até o limite. Eu encontrei mais alguns detalhes no whmcs, mas todos sem muita importância e não afetam em anda, agora esse eu vou te falar... e olha que nas configurações está escrito dessa forma: Na prática não tem nada a ver e sem nenhuma lógica. "Dias de Carência do Pedido (O número de dias a permitir o pagamento do pedido antes que se torne vencido)" "Número de Dias para Suspensão (Digite o número de dias que você quer aguardar, após a data de vencimento, antes de suspender a conta)" Veja bem o que está escrito: "antes que se torne vencido" e "após a data de vencimento, antes de suspender a conta" Na prática não tem nada a ver e sem nenhuma lógica. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted July 8, 2015 Share Posted July 8, 2015 O WHCMS utiliza a data de vencimento do serviço, e não da fatura, para efetuar a suspensão de um serviço. Se o serviço venceu há 7 dias e o seu WHCMS está programado para suspender com 7 dias após o vencimento, mesmo que você altere o vencimento da fatura para daqui 30 dias o serviço será suspenso. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
chuvadenovembro Posted July 8, 2015 Share Posted July 8, 2015 Aquela opção na parte de automação onde você configurou p/ whmcs suspender após 05 dias que está atrapalhando seu esquema. A data de suspensão deve ser superior a data de carência. Além disso, considere a seguinte situação, tu deu a carência, o cliente vai pagar no setino dia que é uma sexta, o boleto só vai compensar na segunda ou terça...ou seja, considere uma data de suspensão automática entre 10 a 12 dias. :) 0 Quote █ AtarWeb.com.br • Hospedagem de Site + SSL Grátis █ Revenda de Hospedagem CPanel e DirectAdmin SSD + SSL Grátis Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hospedagem Brasil Posted July 8, 2015 Author Share Posted July 8, 2015 O WHCMS utiliza a data de vencimento do serviço, e não da fatura, para efetuar a suspensão de um serviço. Se o serviço venceu há 7 dias e o seu WHCMS está programado para suspender com 7 dias após o vencimento, mesmo que você altere o vencimento da fatura para daqui 30 dias o serviço será suspenso. Blz Rodrigo? Então eu não alterei o vencimento da fatura eu apenas concedi carência no momento do pedido, e essa carência incide apenas sobre a primeira fatura, as demais permancem inalteradas. Eu entendo que se existe essa função/possibilidade, o whmcs deveria considera-la durante a primeira fatura. Porém como não considera, então esse prazo de carência e nada é a mesma coisa, é apenas uma opção que vai gerar confusão e na prática não tem nenhuma serventia para ninguém. O pessoal do whmcs deveria prestar mais atenção na lógica que eles seguiram, e corrigir isso ou remover de vez essa opção de carência. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hospedagem Brasil Posted July 8, 2015 Author Share Posted July 8, 2015 Aquela opção na parte de automação onde você configurou p/ whmcs suspender após 05 dias que está atrapalhando seu esquema. A data de suspensão deve ser superior a data de carência. Além disso, considere a seguinte situação, tu deu a carência, o cliente vai pagar no setino dia que é uma sexta, o boleto só vai compensar na segunda ou terça...ou seja, considere uma data de suspensão automática entre 10 a 12 dias. :) E ai blz? Cara eu já havia pensado justamente nisso que você falou. Estava pensando em colocar 12 dias antes de suspender, que seriam 7 de carência + 5. Só que tem um detalhe: Isso vai funcionar beleza quando o cliente assinar e estiver pagando a sua primeira fatura, mas a partir da segunda, que vai ser sempre de 30 em 30 dias o sistema vai demorar 12 dias para suspender o serviço se não estiver pago. Aí se o cliente estiver inadimplente, ele ainda vai ter o serviço ativo por quase a metade do mês, e então é preciso intervir manualmente. Resumindo a funcionalidade do whmcs ainda neste quesito deixa muito a desejar. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
edvan Posted July 8, 2015 Share Posted July 8, 2015 E ai blz? Cara eu já havia pensado justamente nisso que você falou. Estava pensando em colocar 12 dias antes de suspender, que seriam 7 de carência + 5. Só que tem um detalhe: Isso vai funcionar beleza quando o cliente assinar e estiver pagando a sua primeira fatura, mas a partir da segunda, que vai ser sempre de 30 em 30 dias o sistema vai demorar 12 dias para suspender o serviço se não estiver pago. Aí se o cliente estiver inadimplente, ele ainda vai ter o serviço ativo por quase a metade do mês, e então é preciso intervir manualmente. Resumindo a funcionalidade do whmcs ainda neste quesito deixa muito a desejar. Qual versão que você está utilizando? O order by grace ( http://docs.whmcs.com/Ordering_Tab#Order_Days_Grace) deveria funcionar para o que você está querendo. Ele altera o vencimento da fatura e o NextDueDate do produto, se isso não está ocorrendo é um bug. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hospedagem Brasil Posted July 8, 2015 Author Share Posted July 8, 2015 Qual versão que você está utilizando? O order by grace ( http://docs.whmcs.com/Ordering_Tab#Order_Days_Grace) deveria funcionar para o que você está querendo. Ele altera o vencimento da fatura e o NextDueDate do produto, se isso não está ocorrendo é um bug. Então Edvan, eu estou usando a versão 5.3.14! Agora vamos analisar uma coisa. Eu configurei justamente neste local onde você está mostrando, mas está acontecendo o problema que postei aqui no fórum; ele altera o vencimento corretamente da primeira fatura(pedido), só que começa a contar a partir da data do pedido e não do vencimento após dar a carência. Eu sei que lá na configuração do produto, individualmente, tem uma opção parecida com essa, só que ela permite uns dias grátis para o cliente e depois encerra o serviço e isso não seria o que eu quero. Agora vou te falar esta complicado aqui. Como citei o bendito do whmcs suspendeu o serviço do meu cliente, então eu habilitei novamente e enviei um e-mail pedindo desculpas pelo ocorrido. Só que agora as 19:00 o cron no meu servidor executou as tarefas automatizadas e suspendeu novamente o serviço do meu cliente, enviou e-mail de aviso de suspensão e tudo mais o que você deve saber muito bem. Enfim, reativei novamente, mas o cliente deve estar P da vida e não vou ficar nem um pouco surpreendido se ele ai final dos 7 dias grátis(10/07) solicitar o cancelamento do serviço alegando má qualidade do mesmo e tudo por causa do whmcs. Meu servidor é muito bem configurado, o serviço não cai e o site dos clientes estão pelo menos 99,99% do tempo online e resolvo mudar para meu gerenciador para o whmcs e fico com grandes chances de perder o cliente e esses problemas vão acontecer com outros clientes novos e nem sei o que pode acontecer com os antigos clientes. Enfim, de momento para contornar a situação eu desabilitei a suspensão automática no whmcs e vou ter que fazer manulmente para garantir a qualidade do meu serviço, pois acredito que organização também é exemplo de serviço bem prestado. Paga-se caro na licença desse gerenciador para ter esses problemas ridículos. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
edvan Posted July 8, 2015 Share Posted July 8, 2015 Então Edvan, eu estou usando a versão 5.3.14! Agora vamos analisar uma coisa. Eu configurei justamente neste local onde você está mostrando, mas está acontecendo o problema que postei aqui no fórum; ele altera o vencimento corretamente da primeira fatura(pedido), só que começa a contar a partir da data do pedido e não do vencimento após dar a carência. Eu sei que lá na configuração do produto, individualmente, tem uma opção parecida com essa, só que ela permite uns dias grátis para o cliente e depois encerra o serviço e isso não seria o que eu quero. Agora vou te falar esta complicado aqui. Como citei o bendito do whmcs suspendeu o serviço do meu cliente, então eu habilitei novamente e enviei um e-mail pedindo desculpas pelo ocorrido. Só que agora as 19:00 o cron no meu servidor executou as tarefas automatizadas e suspendeu novamente o serviço do meu cliente, enviou e-mail de aviso de suspensão e tudo mais o que você deve saber muito bem. Enfim, reativei novamente, mas o cliente deve estar P da vida e não vou ficar nem um pouco surpreendido se ele ai final dos 7 dias grátis(10/07) solicitar o cancelamento do serviço alegando má qualidade do mesmo e tudo por causa do whmcs. Meu servidor é muito bem configurado, o serviço não cai e o site dos clientes estão pelo menos 99,99% do tempo online e resolvo mudar para meu gerenciador para o whmcs e fico com grandes chances de perder o cliente e esses problemas vão acontecer com outros clientes novos e nem sei o que pode acontecer com os antigos clientes. Enfim, de momento para contornar a situação eu desabilitei a suspensão automática no whmcs e vou ter que fazer manulmente para garantir a qualidade do meu serviço, pois acredito que organização também é exemplo de serviço bem prestado. Paga-se caro na licença desse gerenciador para ter esses problemas ridículos. Vou te passar uma sugestão, acione o suporte da WHMCS.com pois tenho vários clientes utilizando a função OrderByGrace sem erros/falhas como o citado. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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