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Fernando Rafs

ThemeForest - Cuidados

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Fala pessoal.

 

Venho neste post apenas para alertar quanto a compras de templates Joomla junto a ThemeForest, não se trata de cuidados com relação a honestidade da Themeforest, quanto a isto fiquem tranquilos, são totalmente honestos, mas sim sobre os processos de atualização de alguns desenvolvedores.

 

No final do ano passado adquirimos um template Joomla para o nosso novo website, para aproveitar o layout e então personalizá-lo para a nossa marca, o que estamos fazendo desde então.

 

O problema é em um componente chamado "Azura Page Builder" utilizado pelo template, onde o desenvolvedor lançou uma nova atualização para o template no final do mês passado, juntamente com atualização do Azura Page Builder, onde no processo de atualização é necessário remover o componente atual para instalar a nova versão.

 

É através deste componente que todas as páginas do website são e foram criadas, totalizando mais de 50 páginas, e quando você remove o componente para instalar a nova versão, todas as suas páginas, personalizações e configurações são removidas, e você tem que então criar tudo novamente, começando do zero, sendo completamente impossível reproduzir tudo novamente.

 

Como pode um desenvolvedor lançar uma atualização desta forma, onde não se aproveita nem as páginas já criadas pelos usuários.

 

Fica um alerta para quem viu ou pensa em adquirir um template que utiliza este componente!

 

Resumindo a história, temos que ficar com o template desatualizado ou atualizar e perder 6 meses de trabalho, para daqui algumas semanas/meses lançarem uma nova versão e perdermos tudo novamente.

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Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição.

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Isso infelizmente é normal e não somente com o Joomla, mas com WordPress, Windows, ou qualquer que seja o sistema.

Recentemente por um erro de documentação, ou a falta dela, todos os grandes desenvolvedores de plágios e temas em WordPress deixaram uma brecha que só foi corrigida porque um deles descobriu e repassou para os demais.

Portanto, sempre espero o feedback da atualização, pois envolve muitas coisas.. Tema que está usando, plugins que estão em uso, etc...

Corra para atualizar quando for atualização de segurança, nas demais, sempre aguarde pelo feedback de outros usuários.

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Isso infelizmente é normal e não somente com o Joomla, mas com WordPress, Windows, ou qualquer que seja o sistema.

Recentemente por um erro de documentação, ou a falta dela, todos os grandes desenvolvedores de plágios e temas em WordPress deixaram uma brecha que só foi corrigida porque um deles descobriu e repassou para os demais.

Portanto, sempre espero o feedback da atualização, pois envolve muitas coisas.. Tema que está usando, plugins que estão em uso, etc...

Corra para atualizar quando for atualização de segurança, nas demais, sempre aguarde pelo feedback de outros usuários.

 

Não vejo como normal em um processo de atualização ser perdido o banco de dados, perder personalizações entre outros pode ser normal, mas banco de dados nunca me ocorreu e também nunca ví.

 

É a mesma coisa se você estiver utilizando o WHMCS, e o Matt falar para você que para atualizar, todo o seu banco de dados será perdido. Neste tipo de processo é comum perder personalizações de template, banco de dados não.

 

Até mesmo extensões gratuitas que possuem processo de atualização automática o banco de dados não é perdido, apenas personalizações e só.


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Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição.

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Bem... Não vejo como perder dados do banco de dados, talvez exista uma chamada diferente pelo php para ele.

Pelo que você pesquisou, mais alguém teve esse mesmo problema?

 

Sim, mas na verdade não precisa nem pesquisar.

 

Se você pegar qualquer extensão Joomla e desinstalar totalmente, o banco de dados será perdido, não existe meio termo neste caso. Inclusive ele demonstra o processo de atualização em vídeo, onde dá para ver a versão atual com todas as páginas, e depois da atualização não existe mais as páginas.

 

O processo de atualização do desenvolvedor está inclusive na documentação, remover componente atual para depois instalar o novo componente.

 

O banco de dados somente pode ser preservado se você sobrescrever os arquivos ou se tivesse um jeito de aproveitar as tabelas do banco de dados atual na versão nova do componente, onde também não é possível, porque na nova versão o desenvolvedor alterou até mesmo as tabelas/nomes/etc, não sendo possível aproveitar nada.

Edited by Guto

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Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição.

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Então... Como disse, não tem como perder nada no banco, a não ser com chamada diferente. Ela continua lá, apenas não está sendo lida.

Qualquer que seja o CMS, que trabalha com extensão plugins, etc, se desinstalado pelo painel do CMS é removida a tabela do banco.

Os devs, pelo menos a maioria, recomendam a remoção e não a desinstalação. Remover via ftp e colocar os novos arquivos atualizados, dessa forma os dados do banco são preservados e não há risco de arquivos antigos permanecerem (se usar subscrição)

Mas como informou, parece que nesse caso específico estranhamente foi totalmente alterado, nomes/tabelas, etc como informou...

Conselho é, antes de qualquer alteração, update, faça backup de tudo para não correr o risco de perder tudo.

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Então... Como disse, não tem como perder nada no banco, a não ser com chamada diferente. Ela continua lá, apenas não está sendo lida.

Qualquer que seja o CMS, que trabalha com extensão plugins, etc, se desinstalado pelo painel do CMS é removida a tabela do banco.

Os devs, pelo menos a maioria, recomendam a remoção e não a desinstalação. Remover via ftp e colocar os novos arquivos atualizados, dessa forma os dados do banco são preservados e não há risco de arquivos antigos permanecerem (se usar subscrição)

Mas como informou, parece que nesse caso específico estranhamente foi totalmente alterado, nomes/tabelas, etc como informou...

Conselho é, antes de qualquer alteração, update, faça backup de tudo para não correr o risco de perder tudo.

 

Você não entendeu, o desenvolvedor manda desinstalar, e desinstalar é remover via painel Joomla, ele não manda excluir os arquivos, mas sim desinstalar completamente o componente diretamente pelo painel de administração, e fazendo isto tudo é perdido incluindo banco de dados.

 

Chega a ser engraçado o desenvolvedor manda na documentação fazer um backup, até aí tudo bem, mas mesmo que o processo de atualização seja perfeito, tudo é perdido, não tem lógica.

 

Conforme orientação:

 

---

Using Extenstion Manager menu to uninstall then update new version of these extenstion:

---

 

E o trecho informando que as páginas serão removidas:

 

---

If you don't have any error with your site please do not update the template because all your pages from Azura V1.2 will be deleted.

---

 

O desenvolvedor manda atualizar somente se a versão atual estiver apresentando erros, caso contrário manda ficar com a versão desatualizada mesmo.

 

Do que adianta pagar se é para ficar com algo desatualizado!

 

É complicado.


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Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição.

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O problema está no Joomla também e no plugin. A versão nova do plugin provavelmente mudou algum parâmetro importante que fazia ler os shortcodes. No Wordpress não tem isto, pois o padrão de shortcodes é o mesmo e mesmo que tu desinstale, por exemplo, Visual Composer, e instalar uma versão nova, ele vai ler os shortcodes já inseridos das antigas.

Joomla é uma plataforma morta para as próximas duas décadas.

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O problema está no Joomla também e no plugin. A versão nova do plugin provavelmente mudou algum parâmetro importante que fazia ler os shortcodes. No Wordpress não tem isto, pois o padrão de shortcodes é o mesmo e mesmo que tu desinstale, por exemplo, Visual Composer, e instalar uma versão nova, ele vai ler os shortcodes já inseridos das antigas.

Joomla é uma plataforma morta para as próximas duas décadas.

Também acho, trabalhava muito com joomla, mas hj só wordpress justamente por causa desse tipo de problema.

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Já tive experiencias piores lá.

 

Cuido de um portal de noticias de um amigo, e outro dia fui atualizar o template comprado lá, após a atualização um template diferente foi instalado.

A atualização foi feita direto no WordPress, sem envio de arquivos.

 

Sorte que eu tinha o backup do site de um dia antes.


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