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Alerta para cadastros falsos


vmneto

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Realmente tá complicado - aqui tb os serviços corporativos é que "sustentam" os valores que cobramos dos clientes de hospedagem simples. E esta carteira simples corresponde a 70% do custo de mão de obra (parte técnica/atendimento/suporte) e das dores de cabeça que temos.

Exatamente!! Quanto menos paga, mais utiliza o suporte técnico. Parece (aliás, parece não, é com certeza) que o cara que paga R$ 20,00 por mês usa muito mais o suporte e da muito mais dor de cabeça que o cara que paga R$ 2.000,00. Até porque o cara que paga bem, ele tem uma bela de uma infra dedicada pra ele, raramente vai dar problema.

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Esse mês eu comecei a telefonar por causa disso e já consegui identificar várias fraudes... teve uma mulher que comprou um VPS e pagou com cartão, ai entrou no chat perguntando em quanto tempo liberava eu disso que o telefone cadastrado ninguem estava atendendo e pedi um outro numero, ela saiu do chat e não voltou mais, depois pelo IP vi que ela tinha feito o cadastro com outro nome tmb.

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Esse mês eu comecei a telefonar por causa disso e já consegui identificar várias fraudes... teve uma mulher que comprou um VPS e pagou com cartão, ai entrou no chat perguntando em quanto tempo liberava eu disso que o telefone cadastrado ninguem estava atendendo e pedi um outro numero, ela saiu do chat e não voltou mais, depois pelo IP vi que ela tinha feito o cadastro com outro nome tmb.

Issssssoooo!!! Esqueci de colocar esse ponto no post inicial, NOMES DE MULHERES. Uma grande parte dos cadastros fraudulentos colocam nomes de mulheres. Eles acham o que, mulher as empresas de hospedagem deixar passar? hahaha

É só prestar atenção no email do "cliente". O nome é Maria Joaquina e o email tipo zeabur0x@gmail.com. O próprio email já dedura que é falso. Ou nome de mulher e o email é de um homem.

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Duas dicas de ouro, e isso independe se voce da ou não algum período de gratuidade:

1. NUNCA configure pedidos automaticamente

2. SEMPRE só aceite pedidos feitos com um telefone FIXO de contato REAL - e ligue para a pessoa para confirmar o pedido.

Existem outras pequenas rotinas, como por exemplo o CPF se em nome do titular, o CEP ser relacionado ao endereço, o email ser um email de provedor ou do dominio (não ser gratuito como hotmail, gmail, etc).

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Ótimas dicas vmneto, confesso que ainda não praticava estas técnicas de segurança, porém, vou passar a dobrar e re-dobrar minha atenção. A um tempo atrás, já tinha desativado o pagamento por cartão de crédito já por causa destes problemas, e voltei a ativar, mas agora estou desativando novamente, vou aceitar apenas para clientes conhecidos, que já pagam desta maneira.

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Duas dicas de ouro, e isso independe se voce da ou não algum período de gratuidade:

1. NUNCA configure pedidos automaticamente

2. SEMPRE só aceite pedidos feitos com um telefone FIXO de contato REAL - e ligue para a pessoa para confirmar o pedido.

Existem outras pequenas rotinas, como por exemplo o CPF se em nome do titular, o CEP ser relacionado ao endereço, o email ser um email de provedor ou do dominio (não ser gratuito como hotmail, gmail, etc).

No meu caso todos os dados estavam "corretos": CPF,CEP,EMAIL, mas quando fui ver o telefone...

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Ótimas dicas vmneto, confesso que ainda não praticava estas técnicas de segurança, porém, vou passar a dobrar e re-dobrar minha atenção. A um tempo atrás, já tinha desativado o pagamento por cartão de crédito já por causa destes problemas, e voltei a ativar, mas agora estou desativando novamente, vou aceitar apenas para clientes conhecidos, que já pagam desta maneira.

Para novos pedidos pode deixar apenas boleto, já para pagamentos posteriores pode aceitar cartão.

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Bom, eu já quase tomei um calote de R$ 60.00 +/- com licenças, o cliente fez o pagamento via PagSeguro, recebeu as 3 licenças em seguida abriu a disputa no PagSeguro, no fim acabo dando tudo certo.

vmneto, muito legal as dicas, vou passar a ligar para os novos clientes e confirmar os mais antigos.

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show de bola vicente e parabens pela organização.

isso sem dúvida pode ser feito por qualquer um, ligar para os numeros cadastrados

e em caso dos novatos que não diporem de recursos para ligar a todos os clientes que achem serem supostos fraudulentos.

pode-se fazer tambem via email, notificando o cliente e suspendendo logo apos os serviços.

solitando envio de scanner de identidade cpf e endereço de acordo com o cadastro.

aqui alem de ligar ou até mesmo antes, quando percebo esse tipo de situação, enviamos um email...

quando é gente honesta cara.... tenha certeza que o retorno deste email ou até mesmo o cliente liga para nós para saber detalhes etc etc... é quase que instantaneo....

Abraços

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