vmneto Posted January 26, 2011 Share Posted January 26, 2011 Pessoal, Venho aqui compartilhar um problema que sempre foi bem grande aqui na netRevenda e SpeedServ, e acredito que aconteça com todo mundo do mercado também. Os famosos cadastros falsos que querem apenas enviar spam, vírus, fazer phishing, etc. E não estou me referindo aqueles clientes que pulam de empresa pra empresa (que oferecem período gratuito) apenas pra consumir os 15 ou 30 dias grátis. Esses que fazem isso não podem ser considerados problemas, estão apenas usando o direito de consumidor, usufruindo de algo que a própria empresa anuncia. Aqui na empresa nós oferecemos por praticamente 10 anos o período gratuito, e cortamos esse bônus tem alguns meses devido a grande quantidade de pessoas que contratavam apenas para mandar spam, vírus e fazer phishing. Como tinha ativação instantânea também, não adiantava ter os melhores processos do mundo, o cara já começava a fazer essas cagadas assim que a conta era ativada, mesmo que removesse a conta horas depois, ele já conseguiu fazer algum estrago (em você, ou em terceiros). Mas nem tudo são flores, não basta tirar o período gratuito que as coisas se resolvem. Já diminuim sim DRASTICAMENTE, porém os caras estão cada vez mais espertos, e agora tentam ativar suas contas fraudulentas utilizando cartão de crédito clonado ou roubado. Ou, não duvido nada, o cara sabe que comprando pela internet depois é só ligar na operadora de cartão e não reconhecer a cobrança, acaba usando o próprio cartão dele!! Vou dar então algumas dicas que implementamos aqui e praticamente resolvemos esses problemas com cadastros fraudulentos. 1) Acabar com o período gratuito. Não tem mais condições de oferecer esse benefício, hoje em dia oferecer isso é contribuir com todos os males que existem na internet. 2) MUITO ALERTA para os cadastros de Goiânia e região, mais de 90% dos cadastros fraudulentos são de lá. Eu até pensava que isso era somente aqui, porém depois de conversar com alguns concorrentes amigos como o KingHost e IP Hotel, eles falaram que tem EXATAMENTE o mesmo problema com cadastros de Goiânia. 3) Esses cadastros de Goiânia diminuiram muito quando encerramos o periodo gratuito, porém ficaram mais espertos e começaram a contratar utilizando cartão de crédito clonado ou roubado. Também detectamos uma grande quantidade de contratações fraudulentas com cartão de crédito vinda do Maranhão e Pará. 4) Se você aceita cartão de crédito, para QUALQUER contratação via cartão peça para o financeiro (ou alguém da equipe) ligar para o telefone de cadastro. Praticamente todos os cadastros fraudulentos com cartão de crédito dão telefone inválido, ou quando atendem, não existe ninguém com aquele nome informado no formulário. Muito raramente um cadastro fraudulento da o telefone correto, e quando acontece isso, só de conversar com a pessoa da pra perceber que está tentando fazer algo de errado. Geralmente é voz de criança/adolescente e se enrola nos nomes descritos no formulário, não lembra os dados cadastrais, diz que o cartão é do pai ou do tio, etc. 5) Confira o IP da pessoa que preencheu o formulário com a cidade/estado informado. Alguns cadastros fraudulentos colocam o endereço de outra cidade/estado de onde reside, e você percebe isso pelo IP (exemplo IP da Oi/Maranhão e no formulário diz que é de São Paulo, que nem banda larga da Oi tem). Mas isso não vale para todos os casos, por exemplo os cadastros falsos de Goiânia colocam endereços e telefones de lá mesmo, e a conexão também é de lá (geralmente utilizando GVT ou Virtua). Mas quando liga, sempre o número não existe ou não tem ninguém com o nome. PS: essas informações acima não foram auditadas por nenhuma empresa de consultoria, são apenas informações que montamos aqui internamente baseado no que acontece aqui mesmo conosco. Depois que implantamos esses novos procedimentos, praticamente fechamos o cerco contra os cadastros fraudulentos, e hoje não temos mais problemas. Estou compartilhando com todos. Espero que ajude de alguma forma. Abraços, Vicente Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rocha Neto Posted January 26, 2011 Share Posted January 26, 2011 Realmente um grande problema. Na Quantive, não damos dias grátis, e só aceitamos cartão de crédito de clientes antigos. Isso deu uma boa regulada nos cadastros falsos, mais aqui ou ali, sempre tem um ou outro. Vale a pena ter atenção redobrada, casos como o do Edvan no Paypal e Moip, podem sim acontecer com vocês. Abraços. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel Wanderley Posted January 26, 2011 Share Posted January 26, 2011 Realmente tem muita gente reclamando de cadastro falso/CC. Na parte de cartão de créditos não me preocupo, pois uso o bom e velho boleto. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Roots Posted January 26, 2011 Share Posted January 26, 2011 As dicas são muito importantes! No Seu Site Imobiliário nós ñ trabalhamos com cartão de crédito e, diponibilizamos 07 dias de teste pq o serviço é diferenciado, o cliente não tem acesso ao cpanel, ftp e usamos o Google APPS para utilização dos e-mails. Porém, no EuroHost vamos trabalhar com hospedagem e vamos estudar a possibilidade do cliente usar o cartão de crédito como forma de pagamento, mas período de teste JAMAIS! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Cresci Posted January 26, 2011 Share Posted January 26, 2011 2) MUITO ALERTA para os cadastros de Goiânia e região, mais de 90% dos cadastros fraudulentos são de lá. Eu até pensava que isso era somente aqui, porém depois de conversar com alguns concorrentes amigos como o KingHost e IP Hotel, eles falaram que tem EXATAMENTE o mesmo problema com cadastros de Goiânia. 3) Esses cadastros de Goiânia diminuiram muito quando encerramos o periodo gratuito, porém ficaram mais espertos e começaram a contratar utilizando cartão de crédito clonado ou roubado. Também detectamos uma grande quantidade de contratações fraudulentas com cartão de crédito vinda do Maranhão e Pará. Eu aumentaria a área de abrangência em se redobrar a atenção para todo o Goiás (e mais a região de Rib. Preto/Franca em SP) e Paraná. Tive muitos cadastros falsos, calotes homéricos de servidor dedicado, etc durante todos estes 11 anos de operação. 4) Se você aceita cartão de crédito, para QUALQUER contratação via cartão peça para o financeiro (ou alguém da equipe) ligar para o telefone de cadastro. Praticamente todos os cadastros fraudulentos com cartão de crédito dão telefone inválido, ou quando atendem, não existe ninguém com aquele nome informado no formulário. Muito raramente um cadastro fraudulento da o telefone correto, e quando acontece isso, só de conversar com a pessoa da pra perceber que está tentando fazer algo de errado. Geralmente é voz de criança/adolescente e se enrola nos nomes descritos no formulário, não lembra os dados cadastrais, diz que o cartão é do pai ou do tio, etc. Só aceito cartão para clientes já conhecidos. 5) Confira o IP da pessoa que preencheu o formulário com a cidade/estado informado. Alguns cadastros fraudulentos colocam o endereço de outra cidade/estado de onde reside, e você percebe isso pelo IP (exemplo IP da Oi/Maranhão e no formulário diz que é de São Paulo, que nem banda larga da Oi tem). Mas isso não vale para todos os casos, por exemplo os cadastros falsos de Goiânia colocam endereços e telefones de lá mesmo, e a conexão também é de lá (geralmente utilizando GVT ou Virtua). Mas quando liga, sempre o número não existe ou não tem ninguém com o nome. A Oi tem banda larga 3G em SP capital E interior. Agora, isso é uma lição para as empresas de R$ 3,00. Os custos de se fazer tais verificações de identidade/segurança não compensam o valor baixíssimo desse tipo de plano. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Roots Posted January 26, 2011 Share Posted January 26, 2011 Agora, isso é uma lição para as empresas de R$ 3,00. Os custos de se fazer tais verificações de identidade/segurança não compensam o valor baixíssimo desse tipo de plano. Eu nunca consegui entender com uma empresa de hospedagem faz isso, apenas de boleto pagamos uma taxa de R$ 2,85! Link to comment Share on other sites More sharing options...
vmneto Posted January 26, 2011 Author Share Posted January 26, 2011 Agora, isso é uma lição para as empresas de R$ 3,00. Os custos de se fazer tais verificações de identidade/segurança não compensam o valor baixíssimo desse tipo de plano. Pra mim hospedagem por R$ 3,00 não compensa em nada!! Nem essas análises, e nem pra sobreviver também. Hoje nosso preço mais barato é R$ 22,90 pra pagamento mensal, mas lógico porque a empresa cresceu e os custos aumentam muito também, nem R$ 9,90, R$ 12,90 conseguimos praticar. Depois que se tem técnicos caros, suporte 24h, 0800/4003, escritório grande, impostos e tudo mais, não tem mais condições de vender hospedagem por preço assim. Ainda mais quando você trabalha com outros serviços, mais corporativos. Pra se ter idéia hoje, nosso faturamento com servidor dedicado e cloud está quase alcançando o faturamento com hospedagem de sites. Mas tem um grande detalhe, em número de clientes de servidor dedicado e cloud representam apenas 2% do número de clientes de hospedagem. Não precisa nem pegar uma calculadora pra ver qual é mais vantajoso, sem comparação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcelo Maffezoli Posted January 26, 2011 Share Posted January 26, 2011 Eu nunca consegui entender com uma empresa de hospedagem faz isso, apenas de boleto pagamos uma taxa de R$ 2,85! Eu uso F2b e pago R$3,29! Mais alto que o valor de muito plano por aí... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alexandre Duran Posted January 26, 2011 Share Posted January 26, 2011 Pra mim hospedagem por R$ 3,00 não compensa em nada!! Nem essas análises, e nem pra sobreviver também. Hoje nosso preço mais barato é R$ 22,90 pra pagamento mensal, mas lógico porque a empresa cresceu e os custos aumentam muito também, nem R$ 9,90, R$ 12,90 conseguimos praticar. Depois que se tem técnicos caros, suporte 24h, 0800/4003, escritório grande, impostos e tudo mais, não tem mais condições de vender hospedagem por preço assim. Ainda mais quando você trabalha com outros serviços, mais corporativos. Pra se ter idéia hoje, nosso faturamento com servidor dedicado e cloud está quase alcançando o faturamento com hospedagem de sites. Mas tem um grande detalhe, em número de clientes de servidor dedicado e cloud representam apenas 2% do número de clientes de hospedagem. Não precisa nem pegar uma calculadora pra ver qual é mais vantajoso, sem comparação. Realmente tá complicado - aqui tb os serviços corporativos é que "sustentam" os valores que cobramos dos clientes de hospedagem simples. E esta carteira simples corresponde a 70% do custo de mão de obra (parte técnica/atendimento/suporte) e das dores de cabeça que temos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
PedroFelipe Posted January 26, 2011 Share Posted January 26, 2011 É fato que telefonar para verificar a veracidade dos dados informados vai reduzir drasticamente o número de fraudes ou até mesmo extinguir. Parabéns, ótimas dicas! Link to comment Share on other sites More sharing options...
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