Felps Postado Novembro 25, 2014 Compartilhar Postado Novembro 25, 2014 Boa tarde amigos. Queria saber a opinião de vocês, principalmente dos que colocam esta opção em prática de como funciona os métodos de pagamento anual. Já li o contrato de grandes empresas do mercado brasileiro e vi que é uma burocracia tremenda, são contas, multas, juros e mais e mais complicações caso um cliente entre com um cancelamento ou desistência do pagamento após o tal ter sido efetuado. Já algumas "pequenas" empresas, muitas delas daqui do fórum mesmo não tem nada informando no contrato sobre a mesma finalidade. A minha pergunta é: Como vocês agem quando um cliente paga por um determinado plano com ciclo anual, e, dias depois ou até alguns meses depois, desista do mesmo e saia querendo o reembolso, alegando mudar de host, etc. Pode existir cliente que se arrependa de ter pago um valor alto e por isso invente história falsa contra a empresa alegando ter uptime baixo e etc só para querer o reembolso, enfim... Como vocês lhe dão com este tipo de caso? (regras, contratos assinados) É uma opção que da muita dor de cabeça pelo fato de acontecer situações e casos sitados a cima? Atualmente ofereço somente pagamentos mensais, mas, queria poder oferecer também anual pois a maioria dos meus clientes são lojistas e pequenas empresas que não querem se preocupar em pagar todo mês, e, tem uma parceria comigo, sabem que são serviços bons, mas tenho receio devido a essas dúvidas, que por sinal são importantes e qualquer passo em falso pode acabar caindo em mãos jurídicas e isso pode ser muito cansativo e problemático. Agradeço desde já a todos que participarem. Cumps. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LeandroSA Postado Novembro 25, 2014 Compartilhar Postado Novembro 25, 2014 A forma mais simples de resolver é descontar os dias utilizados e devolver o restante, se houve desconto no plano por ser anual ,a base de calculo é feita com valor do plano mensal (Faço dessa forma). Tem a opção de colocar no contrato a que não será feita a devolução do valor pago. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felps Postado Novembro 25, 2014 Autor Compartilhar Postado Novembro 25, 2014 A forma mais simples de resolver é descontar os dias utilizados e devolver o restante, se houve desconto no plano por ser anual ,a base de calculo é feita com valor do plano mensal (Faço dessa forma). Poderia me explicar melhor esse método? Se houvesse descontos e o cliente solicitasse a devolução do mesmo o calculo para devolução seria os meses usados com valor bruto, como se pagasse mensal? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
edvan Postado Novembro 25, 2014 Compartilhar Postado Novembro 25, 2014 Poderia me explicar melhor esse método? Se houvesse descontos e o cliente solicitasse a devolução do mesmo o calculo para devolução seria os meses usados com valor bruto, como se pagasse mensal? Cálculo é simples, pegar o valor total do plano divide pela quantidade de dias (365), em seguida multiplica pela quantidade de dias que o cliente utilizou e devolve o restante. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felps Postado Novembro 25, 2014 Autor Compartilhar Postado Novembro 25, 2014 Cálculo é simples, pegar o valor total do plano divide pela quantidade de dias (365), em seguida multiplica pela quantidade de dias que o cliente utilizou e devolve o restante. Então já que se trata de um valor anual com desconto, o valor total do plano a ser calculado pode ser a multiplicação do valor mensal bruto, correto? Pois como se trata de um desconto anual, o cliente cancelando o serviço antes de completar o ano está quebrando com o desconto oferecido. Estou certo? Pode ser feito assim? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
edvan Postado Novembro 25, 2014 Compartilhar Postado Novembro 25, 2014 Então já que se trata de um valor anual com desconto, o valor total do plano a ser calculado pode ser a multiplicação do valor mensal bruto, correto? Pois como se trata de um desconto anual, o cliente cancelando o serviço antes de completar o ano está quebrando com o desconto oferecido. Estou certo? Pode ser feito assim? Você deve calcular pelo valor que o cliente pagou. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felps Postado Novembro 25, 2014 Autor Compartilhar Postado Novembro 25, 2014 Você deve calcular pelo valor que o cliente pagou. Se este valor que você diz for o total do plano com desconto, não faz sentido então oferecer desconto no plano anual. Olha a base do cálculo. Por exemplo: 1 mês equivale: 19,90 1 ano pagando todo mês equivale: 238,80 1 ano com desconto pagando uma vez: 218,90 (com 1 mês de desconto por pagar anualmente) Se o cliente optou por pagar com ciclo anual e não cumpriu com o ciclo, porque não fazer os cálculos em cima do valor bruto do mês já que ele não terminou o ano? ou seja: O cliente cancelou os serviços com 62 dias, então o cálculo que eu acho é: 1 mês: 19,90 * 12 = 238,80 / 365 = 0,65 0,65 * 62 dias = 40,30 218,90 (valor do plano anual pagando uma vez e que eu recebi) - 40,30 = 178,60 (valor que o cliente irá receber) Correto? Desculpa pela insistência e obrigado pelas respostas @edvan. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
edvan Postado Novembro 25, 2014 Compartilhar Postado Novembro 25, 2014 Se este valor que você diz for o total do plano com desconto, não faz sentido então oferecer desconto no plano anual. Olha a base do cálculo. Por exemplo: 1 mês equivale: 19,90 1 ano pagando todo mês equivale: 238,80 1 ano com desconto pagando uma vez: 218,90 (com 1 mês de desconto por pagar anualmente) Se o cliente optou por pagar com ciclo anual e não cumpriu com o ciclo, porque não fazer os cálculos em cima do valor bruto do mês já que ele não terminou o ano? ou seja: O cliente cancelou os serviços com 62 dias, então o cálculo que eu acho é: 1 mês: 19,90 * 12 = 238,80 / 365 = 0,65 0,65 * 62 dias = 40,30 218,90 (valor do plano anual pagando uma vez e que eu recebi) - 40,30 = 178,60 (valor que o cliente irá receber) Correto? Desculpa pela insistência e obrigado pelas respostas @edvan. Se o contrato que você fez com seu cliente não incluir fidelização ou multa por "quebra" de contrato você tem que devolver o que ele pagou ( não importando se você fez promoção, desconto e afins ). 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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