Felps Posted November 25, 2014 Share Posted November 25, 2014 Boa tarde amigos. Queria saber a opinião de vocês, principalmente dos que colocam esta opção em prática de como funciona os métodos de pagamento anual. Já li o contrato de grandes empresas do mercado brasileiro e vi que é uma burocracia tremenda, são contas, multas, juros e mais e mais complicações caso um cliente entre com um cancelamento ou desistência do pagamento após o tal ter sido efetuado. Já algumas "pequenas" empresas, muitas delas daqui do fórum mesmo não tem nada informando no contrato sobre a mesma finalidade. A minha pergunta é: Como vocês agem quando um cliente paga por um determinado plano com ciclo anual, e, dias depois ou até alguns meses depois, desista do mesmo e saia querendo o reembolso, alegando mudar de host, etc. Pode existir cliente que se arrependa de ter pago um valor alto e por isso invente história falsa contra a empresa alegando ter uptime baixo e etc só para querer o reembolso, enfim... Como vocês lhe dão com este tipo de caso? (regras, contratos assinados) É uma opção que da muita dor de cabeça pelo fato de acontecer situações e casos sitados a cima? Atualmente ofereço somente pagamentos mensais, mas, queria poder oferecer também anual pois a maioria dos meus clientes são lojistas e pequenas empresas que não querem se preocupar em pagar todo mês, e, tem uma parceria comigo, sabem que são serviços bons, mas tenho receio devido a essas dúvidas, que por sinal são importantes e qualquer passo em falso pode acabar caindo em mãos jurídicas e isso pode ser muito cansativo e problemático. Agradeço desde já a todos que participarem. Cumps. Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeandroSA Posted November 25, 2014 Share Posted November 25, 2014 A forma mais simples de resolver é descontar os dias utilizados e devolver o restante, se houve desconto no plano por ser anual ,a base de calculo é feita com valor do plano mensal (Faço dessa forma). Tem a opção de colocar no contrato a que não será feita a devolução do valor pago. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felps Posted November 25, 2014 Author Share Posted November 25, 2014 A forma mais simples de resolver é descontar os dias utilizados e devolver o restante, se houve desconto no plano por ser anual ,a base de calculo é feita com valor do plano mensal (Faço dessa forma). Poderia me explicar melhor esse método? Se houvesse descontos e o cliente solicitasse a devolução do mesmo o calculo para devolução seria os meses usados com valor bruto, como se pagasse mensal? Link to comment Share on other sites More sharing options...
edvan Posted November 25, 2014 Share Posted November 25, 2014 Poderia me explicar melhor esse método? Se houvesse descontos e o cliente solicitasse a devolução do mesmo o calculo para devolução seria os meses usados com valor bruto, como se pagasse mensal? Cálculo é simples, pegar o valor total do plano divide pela quantidade de dias (365), em seguida multiplica pela quantidade de dias que o cliente utilizou e devolve o restante. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felps Posted November 25, 2014 Author Share Posted November 25, 2014 Cálculo é simples, pegar o valor total do plano divide pela quantidade de dias (365), em seguida multiplica pela quantidade de dias que o cliente utilizou e devolve o restante. Então já que se trata de um valor anual com desconto, o valor total do plano a ser calculado pode ser a multiplicação do valor mensal bruto, correto? Pois como se trata de um desconto anual, o cliente cancelando o serviço antes de completar o ano está quebrando com o desconto oferecido. Estou certo? Pode ser feito assim? Link to comment Share on other sites More sharing options...
edvan Posted November 25, 2014 Share Posted November 25, 2014 Então já que se trata de um valor anual com desconto, o valor total do plano a ser calculado pode ser a multiplicação do valor mensal bruto, correto? Pois como se trata de um desconto anual, o cliente cancelando o serviço antes de completar o ano está quebrando com o desconto oferecido. Estou certo? Pode ser feito assim? Você deve calcular pelo valor que o cliente pagou. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felps Posted November 25, 2014 Author Share Posted November 25, 2014 Você deve calcular pelo valor que o cliente pagou. Se este valor que você diz for o total do plano com desconto, não faz sentido então oferecer desconto no plano anual. Olha a base do cálculo. Por exemplo: 1 mês equivale: 19,90 1 ano pagando todo mês equivale: 238,80 1 ano com desconto pagando uma vez: 218,90 (com 1 mês de desconto por pagar anualmente) Se o cliente optou por pagar com ciclo anual e não cumpriu com o ciclo, porque não fazer os cálculos em cima do valor bruto do mês já que ele não terminou o ano? ou seja: O cliente cancelou os serviços com 62 dias, então o cálculo que eu acho é: 1 mês: 19,90 * 12 = 238,80 / 365 = 0,65 0,65 * 62 dias = 40,30 218,90 (valor do plano anual pagando uma vez e que eu recebi) - 40,30 = 178,60 (valor que o cliente irá receber) Correto? Desculpa pela insistência e obrigado pelas respostas @edvan. Link to comment Share on other sites More sharing options...
edvan Posted November 25, 2014 Share Posted November 25, 2014 Se este valor que você diz for o total do plano com desconto, não faz sentido então oferecer desconto no plano anual. Olha a base do cálculo. Por exemplo: 1 mês equivale: 19,90 1 ano pagando todo mês equivale: 238,80 1 ano com desconto pagando uma vez: 218,90 (com 1 mês de desconto por pagar anualmente) Se o cliente optou por pagar com ciclo anual e não cumpriu com o ciclo, porque não fazer os cálculos em cima do valor bruto do mês já que ele não terminou o ano? ou seja: O cliente cancelou os serviços com 62 dias, então o cálculo que eu acho é: 1 mês: 19,90 * 12 = 238,80 / 365 = 0,65 0,65 * 62 dias = 40,30 218,90 (valor do plano anual pagando uma vez e que eu recebi) - 40,30 = 178,60 (valor que o cliente irá receber) Correto? Desculpa pela insistência e obrigado pelas respostas @edvan. Se o contrato que você fez com seu cliente não incluir fidelização ou multa por "quebra" de contrato você tem que devolver o que ele pagou ( não importando se você fez promoção, desconto e afins ). 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts